Língua
portuguesa
Provão
4°bimestre
VERBO
Flexões do verbo:
- Numero: Singular e plural.
- Pessoa: 1ª, 2ª e 3ª.
- Modo: Indicativo, subjuntivo e imperativo.
Modos verbais:
3
modos verbais:
Indicativo, que expressa atitudes de
certeza; Eles eram muito amigos. (Indicativo)
Subjuntivo, que expressa atitudes de
dúvida, hipótese, desejo; Se eles fossem mais
amigos... (Subjuntivo)
Imperativo, que
expressa atitude de ordem, pedido, conselho. Venha
até aqui! (Imperativo).
Conjugação verbal:
Há
três conjugações para os verbos da língua portuguesa:
1ª conjugação: verbos terminados
em -ar. Ex.: Amar
2ª conjugação: verbos terminados em -er. Ex.: Correr
3ª conjugação: verbos terminados em -ir. Ex.: Sorrir
Obs.:
O verbo pôr e seus derivados
pertencem à 2ª conjugação, por se originarem do antigo verbo poer.
Pessoas verbais:
Pessoas verbais:
1ª pessoa do singular: eu
2ª pessoa do singular: tu
3ª pessoa do singular: ele (a)
2ª pessoa do singular: tu
3ª pessoa do singular: ele (a)
1ª pessoa do plural: nós
2ª pessoa do plural: vós
2ª pessoa do plural: vós
3ª pessoa do plural: eles (as)
Conjugação de um verbo no
presente do subjuntivo:
É
possível que....eu....ande / diga.
É
possível que....tu....andes / digas.
É
possível que....ele....ande / diga.
É
possível que....nos....andemos / digamos.
É
possível que....vos....andeis / digais.
É
possível que....eles....andem / digam.
OBS.:
a conjugação de um verbo no imperativo negativo é IGUAL a conjugação do verbo
no presente do subjuntivo. Ex.: Tu! Não Andes!
Conjugação de um verbo no
imperativo afirmativo:
Guarda
... tu è presente do indicativo sem o S final.
Guarde
... ele(você) è presente do subjuntivo.
Guardemos
... nós è presente do subjuntivo.
Guardai
... vos è presente do indicativo sem o S final.
Guardem
... eles(vocês) è presente do subjuntivo.
Atualização: Pode cair também sobre o pretérito perfeito e imperfeito:
Pretérito Perfeito - Ação concluída no passado, ex.: Ele correu.
Pretérito Imperfeito - Ação não concluída, ex.: Ele corria.
Conseguiu entender? Então passe a frase "O professor falou sobre a prova" para o pretérito imperfeito
(selecione o texto para ver a resposta:)
O professor falava sobre a prova
LITERATURA
Figuras
de linguagem (obrigatório para todas as provas, só relembre):
Metáfora é o emprego de uma palavra com o
significado de outra em vista de uma relação de semelhança.
Comparação é uma atribuição de característica de
um ser a outro em virtude de uma determinada semelhança. (como/tal qual).
Antítese consiste no uso de palavras de sentidos
opostos.
Paradoxo é o uso de ideias contrarias.
Prosopopeia atribui características humanas a
seres inanimados.
Hipérbole é um exagero intencional com a
finalidade de tornar mais expressiva à ideia.
Eufemismo consiste em suavizar palavras ou
expressões que são desagradáveis.
Polissíndeto é a repetição de conjunção
(que/e/ou/mas/etc.).
Assíndeto ocorre quando há a ausência da
conjunção.
Anáfora consiste na repetição de uma palavra ou
expressão para reforçar o sentido.
Gradação é a sucessão de fatos ou ações.
Aliteração consiste na repetição de uma consoante.
Assonância consiste na repetição de uma vogal.
Pleonasmo consiste na repetição de uma ideia.
Metonímia é a substituição de uma palavra por
outra, quando existe uma relação lógica (a parte pelo todo, o conteúdo pelo
recipiente, autor pela obra, marca pelo produto).
Funções da
linguagem (as que podem cair):
Função emotiva: Textos em 1ª pessoa
Função metalinguística: Quando um texto ensina a fazer o próprio texto, ex.: uma poesia ensinando como fazer uma poesia
Função poética: Uso de figuras de linguagem.
Verso livre: Não
tem o mesmo número de sílabas, quando feita a escanção
Verso branco: é aquele
que não rima com nenhum outro da estrofe, entretanto, como os demais, sua
metrificação é perfeita; obedece rigorosamente as regras do metro. O verso
branco também é conhecido como verso de rima branca.
ROMANTISMO (BR):
Contexto:
- Queda da aristocracia e ascensão
da burguesia;
- Surgimento de um novo público
leitor, formado por pessoas do povo, inclusive jovens e mulheres, que exigia
algo mais voltado para a sua realidade social e intelectual (a falta de cultura
do povo dificultava a leitura de textos muito rebuscados);
- Liberalismo, nacionalismo,
democratização;
- Vinda da família real ao Brasil
e proclamação da independência.
Marco inicial:
- Suspiros Poéticos e Saudades (1836), livro de poemas de Gonçalves de Magalhães.
Características:
- Exacerbação do sentimentalismo;
- Nacionalismo (valorização das
manifestações populares);
- Indianismo e regionalismo;
- Sentimentalismo;
- Subjetivismo (culto ao eu);
- Idealização;
- Religiosidade (cristianismo,
moral cristã);
- Idealização da mulher, do herói,
do tempo, do espaço;
- Busca da morte (escapismo);
- Pessimismo.
POESIA - PRIMEIRA GERAÇÃO
(1836-1853)
Nacionalista
e Indianista (índio como o herói nacional)
Amor
pelo país
Mulher -
Paquerável
Autores:
- Gonçalves Dias:
Adotava como temática o indianismo, a saudade, o amor e a natureza. Dentre suas
obras destacam-se Cantos e Os Timbiras, sendo seus
poemas mais famosos Canção do exílio, I-Juca-Pirama eAinda
uma vez – Adeus!
- Gonçalves de Magalhães:
Adotava como temática o indianismo, o nacionalismo, a religiosidade e o
sentimentalismo. Dentre suas produções destaca-se, além de Suspiros
Poéticos e Saudades, que introduziu o romantismo no Brasil, a obra Confederação
dos Tamoios.
POESIA - SEGUNDA GERAÇÃO
(1853-1870)
Byroniana
ou mal do século (todos morreram jovens)
Amor
pelo eu (subjetivismo)
Sempre com
dor e pessimismo
Mulher –
Inalcançável
Autores:
- Álvares de Azevedo:
Seus temas-chave eram o amor e a morte. Escreveu, dentre outras obras, Lira
dos vinte anos e Noite na taverna. Dentre os poemas
destacam-se Se eu morresse amanhã e Lembrança de
morrer.
- Fagundes Varela: Na
poesia, fez uma síntese dos principais temas românticos (nacionalismo,
indianismo, religiosidade, lirismo amoroso, saudade, escravidão, preocupações
sociais, etc). Dentre suas obras destacam-se Vozes da América, Noturnas e Cantos
do Ermo e da Cidade, sendo sua poesia mais famosa Cântico do
Calvário.
- Casimiro de Abreu:
Os temas centrais de suas obras eram o amor ingênuo e adolescente e principalmente
a saudade, bastante evidente nos poemas Meus oito anos e Minha terra.
- Junqueira Freire:
Foi monge beneditino, mas largou a batina por sentir que não tinha vocação.
Escreveu sobre a desilusão com a vida no mosteiro, a solidão, a frustração
amorosa e a obsessão pela morte. Suas obras mais famosas são Inspirações
do claustro e Contradições poéticas.
POESIA - TERCEIRA GERAÇÃO
Condoreira
ou Hugoana
Amor
pelo Ideal (libertação dos escravos)
Mulher -
Apalpável
Autores:
- Castro Alves:
Conhecido como “poeta dos escravos”, adotou uma linguagem condoreira, elevada,
vibrante, cheia metáforas, hipérboles e comparações. Dentre suas obras
destacam-se Espumas flutuantes, A cachoeira de Paulo Afonso, Os
escravos e Gonzaga ou a Revolução de Minas.
- Sousândrade: Com o
poema épico O Guesa, denunciou a exploração indígena pelo branco
invasor. A complexidade temática e a técnica utilizadas em suas obras
ultrapassam os limites do romantismo, sendo considerado por isso um precursor
do modernismo e das vanguardas.
Geografia
Não vou mentir, não lembro de muita coisa do que o Fabiano falou sobre biomas... Leia os slides e isso deve ser o suficiente. Clique aqui para baixar os slides
Atualização: o clima, o solo, o relevo e a fauna formam um bioma
Unidades de conservação:
Servem para a proteção de um território e para o seu uso sustentável, cobrem mais de 16% do território brasileiro.
A legislação brasileira é bem elaborada quanto ao desmatamento, ao uso de agrotóxicos, à emissão de gases,... O problema é a falta de fiscalização.
Sustentabilidade = Desenvolvimento Humano + Crescimento Econômico + Preservação Ambiental
Conferências em defesa do meio ambiente:
•Estocolmo 1972: "Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente"
Discutiram como aliar o desenvolvimento com a exploração de recursos naturais.
Em 1981 o Brasil criou a política Nacional do Meio Ambiente (conceituou as expressões como: meio ambiente, poluidor, poluição e recursos naturais)
•Rio 1992 ou Eco92:
Seu objetivo era minimizar os impactos ambientais, garantindo o futuro das próximas gerações. Para isso foi feito:
-Uma convenção sobre Biodiversidade
-Uma convenção sobre mudanças climáticas
-Uma declaração de princípios relativos a floresta
-Um plano de ação (agenda21), metas para o século 21
•Rio +10 (foi realizada em Johanesburgo)
Seu objetivo era avaliar os resultados práticos da Eco92
No encontro foram discutidos 4 importantes temas:
-Erradicação da pobreza
-Mudanças no padrão de produção e consumo
-Utilização sustentável dos recursos naturais
-Possibilidades de compatibilizar os efeitos da globalização com a busca do desenvolvimento sustentável
Acho que é isso... Dúvidas nos Comentários!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirso pa avisa que CANÇÃO DO EXÍLIO n eh de casemiro de abreu , e sim de gonsalves dias =]!!
ResponderExcluirAí vai umas dicas de geografia:
ResponderExcluir-consequencias ambientais da intervenção humana na floresta amazonica
-caracteristicas tipicas das formações vegetais
-a influencia da altitude na distribuição da vegetação
-grau de distribuição dos biomas brasileiros
-conceitos importantes: agenda 21, desenvolvimento sustentável, rio-92...
Lê primeiro tá!!!
ResponderExcluirQuais são os ex. do CA de Geografia ?
ResponderExcluirPágina 55 até 62, mas eu n tenho o gabarito...
ResponderExcluirvoz verbal então n cai gente?
ResponderExcluirolha... espero que não, pq o meu professor n passou nada sobre isso '-'
ResponderExcluirNas características do romantismo o escapismo pode ser para a infancia também ou só pora morte?
ResponderExcluirVoz verbal vai cair ?
ResponderExcluirVc acha q ets existem ?
ResponderExcluire os outros , tipo indicativo....
ResponderExcluirtem como coloca mais exemplos? please
O escapismo pode ser para a infância tbm =)
ResponderExcluiro professor da minha unidade disse que n vai cair voz verbal pq algumas unidade n conseguiram vencer o conteúdo.. a tem decorar a conjugação dos verbos, TER, VIR, VER e POR.
ResponderExcluirgente, agente vai te que sabe oq é tunda, savana, essas coisa?
ResponderExcluirem literatura nao cai romantismo em portugal?
ResponderExcluirnao só cai no brasill, mas vai cai em portugual no final
ResponderExcluir"nao só cai no brasill, mas vai cai em portugual no final"
ResponderExcluirvai cai em portugal na rec. final (tinha ficado esquisito)
blz, vlw!
ResponderExcluirnao sei pra vcs, mas na minha turma o fabiano disse q vai ter uma questao de relacionar caracteristicas do bioma ao nome do bioma...
henaaque serio? mas tipo discursiva ou tipo VF ?
ResponderExcluir