Revisão por Rafael Salomão
Apogeu e
desagregação do sistema:
* Brasil: Atividade mineradora, 1ª descoberta de OURO (bandeiras) no final do sec. XVII.
* Mudanças na colônia:
- Grande ocupação nas regiões onde houve a descoberta
(MG, GO, MT).
- Super crescimento da população (de 300 mil para 3,3
milhões de pessoas).
- Aparecimento de vilas e cidades.
* Desenvolvimento cultural (Barroco/Aleijadinho e
Arcadismo):
- Aumento do numero de escravos africanos.
- Aumento do numero de escravos livres (forros), devido a
grande circulação de ouro. As vezes esse ouro “caía” nas mãos de escravos, que
conseguiam $ para pagar a carta de alforria.
- Aumento na produção agrícola e na pecuária.
- Aberturas de estradas para interligar as regiões. As
“tropas de mulas” auxiliavam o transporte das mercadorias.
- Alta atividade comercial, devido ao aumento
populacional e a grande circulação econômica.
- Mudança da capital para o Rio de Janeiro, 1763.
* Diferenças da sociedade mineradora para a sociedade
açucareira:
- Sociedade açucareira: Elitista, muito rígida (pouca
mobilidade social) e agraria.
- Sociedade mineradora: Inicio da classe média, dinâmica
(grande mobilidade social), urbana.
* Interiorização e urbanização:
- 1ª fase: OURO DE LAVAGEM (técnicas rudimentares, poucos
investimentos).
- Mais tarde: Grandes investimentos e distribuição das
datas (lotes para exploração).
* ADM aurífera:
- 1702: criação da intendência das minas (fiscalizava e
distribuía) p/ o controle da exploração.
- Distribuição das datas e cobrança do quinto (20%).
- 1720: Criação das casas de fundição para evitar o
contrabando.
- DERRAMA: Envio de 100@ anuais de ouro.
* Queda na exploração Aurífera (Crise portuguesa e
reforço no pacto colonial):
- Marques de Pombal: Ministro português que tentou
recuperar a balança comercial lusa.
- 8 medidas de pombal:
·
1750: expulsou os jesuítas da colônia e de
Portugal.
·
1757: Fim da escravidão indígena.
·
Criou um imposto para custear a educação
(subsídio literário).
·
1762: Decretou a 1ª DERRAMA.
·
1763: Mudou a capital para o Rio de Janeiro.
·
Acabou com as diferenças entre o cristão novo e
o velho.
·
Fim das capitanias hereditárias, que foram
substituídas por capitanias do reino.
·
Criou as companhias de comercio
(Grão-Pará/Maranhão).
* Confrontos coloniais (XVIII):
- Contra as medidas isoladas e contrarias aos interesses
dos colonos.
- Sem consciência nacional, ou seja, eles não lutavam
pelo fim do pacto colonial ou da escravidão.
• Revolta de Beckman, 1684 (latifundiários x jesuítas):
Pelo direito de escravizar os indígenas e eliminação da Cia de comercio do
Maranhão (escravos + monopólio de comercio). Liderada por Manuel e Tomás
Beckman (enforcados). Extinção da CiaCM em 1685.
• Guerra dos emboabas (EMBOABAS port. x
BANDEIRANTESSP): Pelo direito de exploração do ouro. +/- 1000
portugueses derrotaram os paulistas (capão da traição). Portugal controla a
região. 1709: separação de SP e MG do RJ.
•Guerra dos Mascates (Olinda x recife): Recife tem
autonomia, mas Olinda não aceita. Recife se torna vila independente em 1709,
quando a revolta se inicia. Os envolvidos foram presos. A autonomia de recife a
torna sede administrativa de Pernambuco.
• Revolta de Vila Rica (Felipe dos Santos): A causa foi a
criação das casas de fundição, que dificultavam o comercio de ouro. A revolta
tinha + de 2000 mineradores e foi liderada por F. dos Santos (enforcado e
esquartejado). A revolta não proporcionou mudança na colônia.
O iluminismo e a
independência das 13 colônias:
* Informações gerais:
-Definição: Movimento filosófico, intelectual contínuo
que defendia o uso da RAZÃO e contrariava a base do antigo regime (gov. do rei
absolutista) e o mercantilismo.
- Século XVIII, na Inglaterra (inicio) e França (auge).
- Características básicas: Racionalismo, cientificismo,
anti absolutismo, anticlericalismo e defesa da liberdade individual.
• John Locke (precursor do iluminismo):
- Livro: Segundo tratado sobre o governo civil.
- Direito natural dos homens: VIDA, LIBERDADE,
PROPRIEDADE. E o gov. existe para preservar esses direitos.
- Conhecimento = experiência + razão (tabula rasa).
• Voltaire:
- Criticava a igreja e clero, mas era DEÍSTA (acredita em
Deus como uma presença).
- Defendia a liberdade de expressão.
- Criticava a guerra e a revolução.
- Defendia o despotismo esclarecido (rei com ideias
iluministas).
• Barão de MONTESQUIEU:
- Montesquieu foi um filósofo francês.
- Criou a obra “Do Espírito das Leis”, na qual defendeu a
separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e
Judiciário.
- A ideia da separação dos três poderes tinha como
objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum
no Absolutismo.
• Jean Jacques Rousseau:
- Rousseau foi um filósofo suíço.
- Criou a obra “Do Contrato Social”, na qual defendeu que
os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana.
- Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É
a sociedade que o corrompe".
• Denis Diderot:
- Criou a obra “Enciclopédia”, em parceria com
D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia
produzido até sua época.
- Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o
último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”. #Polemico
*Correntes econômicas da época:
• Fisiocracia: Poder da natureza.
-Contra a intervenção estatal.
- Riqueza = Terras (posse).
- Teóricos: Quesnay, Gournay e Turgot.
- Lema: “Deixai fazer, deixai passar”, tradução do salo.
• Liberalismo econômico (Adam Smith, Inglaterra):
- Pai da economia moderna.
- Livro: A riqueza das nações.
- Defendia a livre concorrência, a lei da oferta e
procura, divisão do trabalho.
- Riqueza = trabalho.
* Despotismo Esclarecido
- As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram
rapidamente pela população.
- Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo
- ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
- Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois
tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso
iluministas.
- Alguns representantes do despotismo esclarecido foram:
Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de
Portugal.
* Antigo Regime
- Mas o que era o antigo regime, tão odiado pelos
simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da
Europa, onde a sociedade girava em torno do(a):
- Absolutismo:
prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
- Mercantilismo:
prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte
das riquezas acumuladas.
- Sociedade
Estamental: condição onde a posição social (status) de alguém depende do
seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
- Igreja
Católica: a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
- O antigo regime, então, era composto por instituições e
modelos socioeconômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este
motivo, deveria ser substituído.
* Fundação dos EUA:
- Pontos positivos: 1ª aplicação efetiva das ideias
iluministas, movimento politico que formou um novo país, organização de uma
republica.
- Características das 13 colônias: Liberdade econômica e
não eram submetidas ao pacto colonial.
- Sul: Agroexportador. Norte: Comercial e manufatureiro.
* Problemas na Inglaterra:
- 1750: Revolução industrial.
- 1756/1763: Guerra dos 7 anos. Foi uma disputa entre a
França e a Inglaterra (que lutou para proteger a colônia). Os ingleses
venceram, mas começaram a cobrar impostos das colônias devido aos gastos na
guerra.
* Impostos cobrados pelos ingleses:
- 1764: Lei do açúcar (Sugar act): Taxa sobre qualquer
açúcar que não fosse das Antilhas.
- 1765: Lei do selo (Stamp act): Todo documento deveria
ter um, selo inglês. Durou 1 ano.
- 1773: Lei do chá (Tea act): O chá só poderia ser
comprado da Cia das Índias Orientais. Mas isso gerou uma fúria nos colonos que
fizeram uma violenta manifestação no porto de Boston. Arremessaram ao mar todo
carregamento de cháèFesta
do chá em Boston (Boston Tea Party)
- 1774: Lei dos intoleráveis (não sei traduzir):
Pagamento pelo chá jogado ao mar, fechamento do porto de Boston, proibição do
avanço para oeste e todos os crimes cometidos na colônia eram julgados na
Inglaterra.
* Formação do novo estado:
- 1° congresso da Filadélfia: Os colonos boicotaram os
produtos ingleses.
- 2° congresso da Filadélfia: Os colonos decretam sua
separação da Inglaterra. 04/07/1776 è
Declaração da independência dos EUA.
- Apoio Frances e espanhol aos colonos depois da batalha
de Saratoga.
- 1781: Rendição inglesa após a batalha de York Town
(tratado de Versalhes).
* Propostas para o governo:
- Republicanos: Tomas Jefferson, poder central forte e autonomia
dos estados.
- Federalistas: George Washington, poder central forte e união
dos estados.
- A melhor saída foi a fundação dos EUA como Republica
federativa.
*Constituição EUA:
- Republica presidencialista.
- Autonomia dos estados.
- Divisão dos 3 poderes.
- Obs.: Não existiam direitos para as mulheres, para os
escravos e para os índios.
Química!
Bom o conteúdo do simulado não será muito diferente do provão...
Massa atômica, é medida em "u" é a massa de um átomo, ex.:
Massa atômica do carbono = 12u
Massa molecular, é medida em "u" é a massa de todos átomos naquela molécula, ex:
Massa molecular do H2O: (H=1u, O=16)
2.1 + 16
18u
Massa molar, é medida em "g" é a massa de 6,02x10^23 átomos,
|Explicando: Assim como
|1kg é 1000g
|1grama é 60200000000000000000000u (6,02x10^230
Então se a massa atômica do carbono é 12u, a massa molecular é 12g.
O volume de um mol de gás na CNTP é 22,4L
Estequiometria
Fala sobre os coeficientes de uma reação química, por exemplo:
1N2 + 3H2 -> 2NH3
Os coeficientes são: 1,3,2, representando que uma molécula de N2 reage com três moléculas de H2 formando duas moléculas de NH3. Essa reação sempre seguirá a mesma proporção, por exemplo:
Se ele perguntar: quanto de N2 é necessário para produzir 4NH3?
1N2 está para 2NH3, (você pode fazer uma regra de três)
x está para 4NH3
1 = 2
x 4
Fazendo as contas... você precisará de 2 moléculas de N2
Porém nem sempre ele te dará as reações balanceadas (isso nas piores hipóteses), para balancear você precisará fazer com que os dois lados tenham o mesmo número de átomos, exemplo bem simples.:
H + O -> H2O, como conseguimos ver essa reação não está balanceada, pois está faltando um H do lado esquerdo, para resolver isso apenas colocaremos um 2 na frente do H.
2H + O -> H2O
A relação é 2,1,1.
Para mim o mais complicado possível seria algo do gênero:
Dada a equação (não balanceada):
N2 + H2 -> NH3
Quantas moléculas de NH3 são formadas com 67,2L de N2?
Para fazer essa conta você balanceia a equação:
1N2 + 3H2 -> 2NH3
e vê quantos mols tem 67,2L
67,2 está para x
22,4 está para 1
Resolvendo vai dar que 67,2L é igual a 3mols, então você já pode até mudar a pergunta:
Quantas moléculas de NH3 são formadas com 3mols de N2?
Usando a proporção
1N2 está para 2NH3
3N2 está para xNH3
Descobriremos que serão formados 6 mols de NH3
Agora é só calcular quantas moléculas tem 6 mols de NH3:
6,02x10^23 está para 1
x está para 6
O número de moléculas formadas com 67,2L de N2 será 36,12x10^23!
Acho que é isso... Valeu galera, bom final de ano, boa prova e Boas Férias!
tah ok
ResponderExcluirO que ser pacto colonial mesmo? D=
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que tem que saber melhor as diferencas entre as 13 colonias tipo norte e sul o norte era bem mais independente e tals tipo tem bem mais coisa pra por ali nas 13 colonias valeuu :D
ResponderExcluiralguem consegue resolver o ex 8 da p.74 do c.a de quimica?!!!!!
ResponderExcluirAlguem me ajuda? O aque ser o pacto colonial? Vocês podiam por um chat aqui...
ResponderExcluirO pacto colonial foi um sistema pelo qual os países da Europa que possuiam colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativas dessas possessões, bem como da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias.
ResponderExcluiralguém sabe as respostas do exercícios(14,15,16,17,20,21,24,25)?
ResponderExcluirde quimica
ResponderExcluirVlw FeêH
ResponderExcluiro que é tratado de methuen?
ResponderExcluirTratado de Methuen: assinado com ingleses, inviabilizava o desenvolvimento industrial em território portugês, ao obrigar Portugal a importar produtos manufaturados da Inglaterra. (Ta na pág. 355 do livro)
ResponderExcluirporra historia tá igualzinho no caderno. É um resumo ou uma copia ?
ResponderExcluirderrama esta errado... derrama nao sao os 100@, mas sim o imposto para COMPLETAR o valor minimo do quinto caso nao atingisse os 100@s
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSem ofensas Gustavo...
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