Realismo:
Características:
·
O excessivo subjetivismo romântico é substituído pela descrição da
realidade (e da relação do homem com a sociedade).
·
Ênfase na hipocrisia da burguesia.
·
Influência de movimentos políticos (socialismo, comunismo, anarquismo
etc.).
·
A ciência se afirma como único método para se conhecer, efetivamente, a
realidade (racionalismo).
·
Novos campos do conhecimento
(como a sociologia e a psicologia) influenciam a literatura.
·
O "eu" literário não será mais fruto da espontaneidade ou da
emotividade, como no Romantismo, mas de uma reflexão muitas vezes aguda e
sempre consciente dos limites que a sociedade impõe ao homem - e das angústias
e insatisfações daí decorrentes.
·
Pessimismo: ceticismo e niilismo.
·
Uso de ironia, sarcasmo, etc...
Obras de Machado de Assis em duas fases:
Primeira fase
(obras românticas):
- Na prosa: Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Contos
Fluminenses, Histórias da Meia-Noite.
- Na poesia: Crisálidas, Falenas, Americanas.
- No teatro: Os Deuses de Casaca, O Protocolo, Queda que as Mulheres Têm
para os Tolos, Quase Ministro, Caminho da Porta.
Segunda fase:
- Na prosa: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom
Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Memórias Póstumas de Brás Cubas:
Inovou em 3 casos: Defunto autor, 1° livro anacrônico e interlocução.
Machado de Assis, em 1881, publica a primeira obra nacional à moda dos
pensadores franceses. Memórias Póstumas de Brás Cubas narra a história de Brás
Cubas (defunto autor ou autor defunto) que depois de morto resolve escrever
suas memórias. A visão da vida é negativa, pessimista. Quase tudo na obra é a
negação, a miséria, a desgraça, descrita num humor sutil, com grandes mergulhos
psicológicos. Parece que a vida se reduz a uma grande negação, nada dignifica o
viver. Na obra podemos facilmente
perceber a hipocrisia social, a amizade por interesses, incompetência de Brás,
amor por Virgília.
Quincas Borba.
Nesta obra existe um grande conflito entre o Quincas Aristocrata x
Quincas mendigo. Livro em 3ª pessoa. Percebe-se uma grande hipocrisia com
relação ao Quincas rico achar que é melhor que o pobre só por causa do
dinheiro, sendo que ele também cometia muitos erros.
Dom Casmurro.
Visão pessimista do casamento e da vida. Bentinho é destinado à vida
sacerdotal. Ama Capitu. Sai do seminário e casa-se com ela. Nasce-lhe o filho
Ezequiel. Bentinho julga-se traído e vê o filho cada vez mais parecido com
Escobar. Tenta assassinar o filho; interna-o no colégio. A vida do casal
desaba. Capitu morre, bem como seu filho Ezequiel. Bentinho, mergulhado na
tristeza e solidão (daí Dom Casmurro) conta a história de sua vida (o romance).
Memorial de Aires.
Última obra de Machado de Assis, publicada no mesmo ano de sua morte.
Diário escrito pelo Conselheiro Aires, relatando suas memórias. Nesta obra
conseguimos perceber a falta de ordem temporal e novamente a hipocrisia.
Não esqueça de ler “Para viver um grade amor”
de Vinicius de Moraes (pgs 15/17/21/24/30/52/56/64/88/92/100/109/118/129/131/147/152/155/164/165/171/178/187/193)
Gramática
Para este simulado de Gramática, teremos:
Uma questão de interpretação (considerada difícil pelo Chico)
Uma de oração sem sujeito
Uma sobre Objeto direto e verbo transitivo direto
Uma sobre complemento nominal
Uma oração sem sujeito pode ocorrer de três formas:
Quando indicam fenômenos da natureza, como: “Ventou Muito” “Anoiteceu”
“Choveu forte”
Quando utiliza o verbo “fazer” seguido de ideia de tempo ou
temperatura, como: “Faz 3 meses que não mato alguém” “Ontem fez 37ºC” (Sempre
conjugado no SINGULAR!)
Quando utilizar o verbo “Haver” no sentido de existir, acontecer,
sempre conjugado no SINGULAR, exemplo: “Havia alunos muito legais naquela turma”
OBS.: a frase “Existem alunos muito legais naquela turma” TEM sujeito (não me
pergunte o porquê..)
Objeto Direto e Verbo Transitivo Direto
Um verbo para ser considerado transitivo, é quando ele precisa
de um complemento, exemplo: “Os jornais publicarão”, essa frase assim fica sem
sentido, é necessário um objeto “Os jornais publicarão uma nova pesquisa” para
ser considerado objeto direto não há preposições (de, a)
O objeto direto pode ser substituído por pronomes, exemplo: “Eu
conheço o aluno novo”, o aluno novo pode ser trocado por um pronome: “Eu o
conheço”, nesse caso “o” é o objeto direto.
Complemento Nominal
O complemento nominal sempre complementa um substantivo
abstrato! Mas nem sempre um substantivo abstrato precisa de um complemento... O
complemento nominal é sempre iniciado por uma preposição, exemplo: “O sonho de
uma vida melhor motivou a muitos” de uma vida melhor é complemento nominal. Já “O
sonho do governante motivou a muitos” do governante não é complemento nominal,
pois demonstra POSSE.
( Substantivo abstrato: Não é material, não pode ser
visualizado, são sentimentos/ações, “a necessidade” “a ofensa” “a acusação” “o
gosto”)
Geografia
Geografia
O prof nos passou o conteúdo
das questões do simulado (centro)
1. Análise de pirâmide etária
2. Pop. economicamente ativa
3. Análise de taxa de
natalidade e problemas urbanos
4. Análise da faixa etária
(jovens/adultos/idosos)
5. Taxa de fecundidade e
expectativa de vida
6. Análise de pirâmide etária
7. Movimento migratório
8. Movimento migratório
9. PEA
10. Análise de distribuição de
renda
Política de
clareamento da população brasileira
Em 1808 há a
abertura dos portos, iniciando as migrações para o Brasil:
1850 – Lei de
Terras, doação de grandes lotes de terra para portugueses
1850 – Lei de
Queiróz: Proibia o tráfico negreiro para o país
Nos períodos
de 1914-1918 e 1939-1943 houve uma grande queda na imigração, por causa da 1ª e
2ª guerra mundial respectivamente.
1934 – Lei de
cotas: Instituía uma cota de 5% dos imigrantes que já estão no país (exemplo:
têm 100 italianos no BR, nesse ano só podem entrar mais 5 italianos). A lei de
cotas não vale para Portugal.
Êxodo rural:
Do campo para a Cidade *(Em 1964 a economia muda de predominante rural para
urbana e industrial)
Migração
Pendular: Da Região metropolitana para a Metrópole (todo dia)
As regiões
metropolitanas são conhecidas como cidades dormitórios.
Emigração –
Saída
Imigração – Entrada
Imigração – Entrada
Fluxos
Migratórios internos:
Fim do
século XIX e início do século XX: Ciclo da borracha (Movimento em direção ao
norte)
1930 –
Abertura de estradas, movimento do nordeste em direção ao sudeste. (desde 1995
ocorre um movimento de retorno)
1956 –
Movimento para Brasília (por causa de sua construção)
1970/1980 –
Expansão das fronteiras agrícolas, do Sul para MT e RO (Exploração de minérios
e recursos naturais, criação de gado)
1990 –
Expansão das novas fronteiras agrícolas, de SP e Sul para MT (Problemas:
Devastação do cerrado e da floresta amazônica)
Conurbação:
Quando duas ou mais cidades se juntam.
PEA –
População economicamente Ativa – TODOS os adultos! (mesmo que não trabalhem)
PEI – Aposentados, deficientes e estudantes que NÃO trabalham (se trabalham são PEA)
PEI – Aposentados, deficientes e estudantes que NÃO trabalham (se trabalham são PEA)
Setores do
trabalho – aprox. pop brasileira em cada setor.
1º
Agricultura, pecuária (rural) – aprox. 20%
2º Indústrias – aprox. 20%
3º Comércio – aprox. 60%
2º Indústrias – aprox. 20%
3º Comércio – aprox. 60%
Significado
em uma pirâmide:
Aumento de
Idosos, Diminuição de Jovens = Melhor qualidade de vida, menos violência.
Diminuição da PEA e aumento dos gastos da previdência
Nota: O IDH
não traz informações totalmente confiáveis, por não explorar o tópico de
desigualdade social.
Sei lá se
essa revisão ficou boa...
Dúvidas nos
comentários!
valeu velho, valeu demais :D
ResponderExcluirVlw. Ajudou muito em literatura. =]
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