segunda-feira, 9 de abril de 2012

Revisão de Biologia


Biologia 1 feito por Rafael Salomão, editado por Jonathan

1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores

 “Cada característica é determinada por dois fatores(genes)  que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.
Mendel não tinha ideia da constituição desses fatores, que depois viriam a ser denominados genes

Exemplo da primeira lei de Mendel em um animal:
Vamos estudar um exemplo da aplicação da primeira lei de Mendel em um animal. A característica que escolhemos foi a cor da pelagem de cobaias, que pode ser preta ou branca. O B é o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo, que condiciona a cor branca.
Uma técnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F1 para obter a constituição genética dos indivíduos de F2 é a montagem de uma tabela: 
Gametas  paternos
B
b
Gametas maternos
  B                         b
BB
Preto
Bb
Preto
Bb
Preto
bb
Branco


 Sendo assim teremos uma proporção Genotípica: 1 (BB)para 2(Bb) para 1 (bb)
E uma proporção Fenotípica: 3 (preto) para 1(branco)


Noções de probabilidade aplicadas à genética: 

Princípios básicos de probabilidade
Probabilidade é a chance que um evento tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possíveis. Por exemplo, ao lançarmos uma moeda, qual a chance dela cair com a face “cara” voltada para cima?
Como uma moeda tem duas faces, você quer só uma então você coloca:
Número de eventos que se quer
Número de eventos possíveis

Eventos independentes
Quando a ocorrência de um evento não afeta a probabilidade de ocorrência de outro, fala-se em eventos independentes. Por exemplo, ao lançar várias moedas ao mesmo tempo, ou uma mesma moeda várias vezes consecutivas, um resultado não interfere nos outros. Por isso, cada resultado é um evento independente do outro.
Da mesma maneira, o nascimento de uma criança com um determinado fenótipo é um evento independente em relação ao nascimento de outros filhos do mesmo casal. Por exemplo, imagine uma casal que já teve dois filhos homens; qual a probabilidade que uma terceira criança seja do sexo feminino? Uma vez que a formação de cada filho é um evento independente, a chance de nascer uma menina, sup
ondo que homens e mulheres nasçam com a mesma frequência, é 1/2 ou 50%, como em qualquer nascimento. 
A regra do “e”
A teoria das probabilidades diz que a probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem conjuntamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. Esse princípio é conhecido popularmente como regra do “e”, pois corresponde a pergunta: qual a probabilidade de ocorrer um evento E outro, simultaneamente? 

Suponha que você jogue uma moeda duas vezes. Qual a probabilidade de obter duas “caras”, ou seja, “cara” no primeiro lançamento e “cara” no segundo?

 A chance de ocorrer “cara” na primeira jogada é, como já vimos, igual a ½; a chance de ocorrer “cara” na segunda jogada também é igual a 1/2.
 Assim a probabilidade desses dois eventos ocorrer conjuntamente é 1/2 X 1/2 = 1/4.

No lançamento simultâneo de três dados, qual a probabilidade de sortear “face 6” em todos?

A chance de ocorrer “face 6” em cada dado é igual a 1/6. Portanto a probabilidade de ocorrer “face 6” nos três dados é 1/6 X 1/6 X 1/6 = 1/216.

Isso quer dizer que a obtenção de três “faces 6” simultâneas se repetirá, em média, 1 a cada 216 jogadas.

Um casal quer ter dois filhos e deseja saber a probabilidade de que ambos sejam do sexo masculino. Admitindo que a probabilidade de ser homem ou mulher é igual a ½, a probabilidade de o casal ter dois meninos é 1/2 X 1/2, ou seja, ¼.
 A regra do “ou”
Outro princípio de probabilidade diz que a ocorrência de dois eventos que se excluem mutuamente é igual à soma das probabilidades com que cada evento ocorre. Esse princípio é conhecido popularmente como regra do “ou”, pois corresponde à pergunta: qual é a probabilidade de ocorrer um evento OU outro?

 Por exemplo, a probabilidade de obter “cara” ou “coroa”, ao lançarmos uma moeda, é igual a 1, porque representa a probabilidade de ocorrer “cara” somada à probabilidade de ocorrer “coroa” (1/2 + 1/2 =1).

Para calcular a probabilidade de obter “face 1” ou “face 6” no lançamento de um dado, basta somar as probabilidades de cada evento: 1/6 + 1/6 = 2/6.

Alelos múltiplos na determinação de um caráter 
Como sabemos, genes alelos são os que atuam na determinação de um mesmo caráter e estão presentes nos mesmo local em cromossomos homólogos. Até agora, só estudamos casos em que só existiam dois tipos de alelos para uma dada característica (alelos simples), mas há casos em que mais de dois tipos de alelos estão presentes na determinação de um determinado caráter na população. Esse tipo de herança é conhecido como alelos múltiplos (ou polialelia).
Os casos clássicos são os exemplos de polialelia na determinação da cor da pelagem em coelhos e na determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO em humanos.

Um exemplo bem interessante e de fácil compreensão, é a determinação da pelagem em coelhos, onde podemos observar a manifestação genética de uma série com quatro genes alelos: o primeiro C, expressando a cor Aguti ou Selvagem; o segundo Cch, transmitindo a cor Chinchila; o terceiro Ch, representando a cor Himalaia; e o quarto alelo Ca, responsável pela cor Albina.

Sendo a relação de dominância → C > Cch > Ch > Ca

O gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cchdominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.

O quadro abaixo representa as combinações entre os alelos e os fenótipos resultantes.
Genótipo
Fenótipo
CC, C Cch, C Che C Ca
Selvagem ou aguti
CchCch, CchChe CchCa
Chinchila
ChCh e Ch Ca
Himalaia
CaCa
Albino

A diferença na cor da pelagem do coelho em relação à cor da semente das ervilhas é que agora temos mais genes diferentes atuando (4), em relação aos dois genes clássicos. No entanto, é fundamental saber a 1ª lei de Mendel continua sendo obedecida, isto é, para a determinação da cor da pelagem, o coelho terá dois dos quatro genes. A novidade é que o número de genótipos e fenótipos é maior quando comparado, por exemplo, com a cor da semente de ervilha.
O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila). A existência de alelos múltiplos é interessante para a espécie, pois haverá maior variabilidade genética, possibilitando mais oportunidade para adaptação ao ambiente (seleção natural).


Dominância incompleta:

Não são todas as características que são herdadas (como a cor da semente da ervilha, em que o gene para a cor amarela domina sobre o gene para cor verde). Muito frequentemente a combinação dos genes alelos diferentes produz um fenótipo intermediário. Essa situação ilustra a chamada dominância incompleta ou parcial.
Ex.: 
BB = flor vermelha (na prova aparecerá algo assim: BvBv, mas é muito trabalho ficar colocando v, então usaremos cores)
BB = flor branca
BB = flor cor-de-rosa 

Fazendo o cruzamento de uma planta de maravilha que produz flores vermelhas com outra que produz flores brancas e analisando os resultados fenotípicos da geração F1e F2, teríamos:
  
 Agora analisando os resultados genotípicos da geração F1e F2, teríamos: 
P:
Flor Branca
  B                       B

B
Flor Vermelha
B
BB
cor-de-rosa
BB
cor-de-rosa
BB
cor-de-rosa
BB
cor-de-rosa
 F1 = 100% VB (flores cor-de-rosa)
Cruzando, agora, duas plantas heterozigotas (flores cor-de-rosa), teríamos:

F1
Flor cor-de-rosa
 B                      B
B
Flor cor-de-rosa
B

BB
Vermelha
BB
cor-de-rosa
BB
cor-de-rosa
BB
Branca

F2 = Genótipos: 1/4BB, 1/2 BB, 1/4 BB.
         Fenótipo: 1/4 plantas com flores vermelhas
                           1/2 plantas com flores cor-de-rosa
                    1/4 plantas com flores brancas

Codominância:

Quando um indivíduo heterozigoto, de pais homozigotos (com fenótipos diferentes) e apresentar os dois fenótipos ao mesmo tempo.

Ex.: A cor dos pelos no gado da raça SHORTHORN.
P) Vaca, pelos brancos PP    x Touro, pelos marrons PP

F1) PP -> 50% dos pelos são brancos e os outros 50% são marrons (distribuídos homogeneamente)

F2) 1PP 2PP 1PP


Em resumo: Dominância incompleta -> Um fenótipo intermediário (mistura)
Codominância -> Apresenta os dois fenótipos ao mesmo tempo


Filo Nematoda (Nemata ou Nematelmintos):
Características gerais:
•Corpo cilíndrico e alongado nas extremidades
•Triblásticos (com 3 folhetos embrionários)
•Pseudocelomados (sem celoma verdadeiro)
•Simetria bilateral
•Protostômios (Blástoporo dá origem à boca)
•Vida livre e parasitas de plantas e animais
•Tem uma cutícula (uma “pele” fina em volta para proteção)
•Respiração cutânea (através de difusão)
•A maior parte dos nematelmintos excreta amônia, realizada principalmente por células especiais chamadas renetes.
•Sistema digestório completo, boca e ânus
•Ausência de sistema circulatório
•Possui sistema nervoso
•Em maioria são dioicos (heterossexuais)
•Possuem o dimorfismo sexual (diferença visível entre o macho e a fêmea)
O macho é menor e termina em curva
A fêmea é maior e é reta.

Doença
Ascaridíase (ou lombriga)
Amarelão (ou ancilóstomos, necatoríase,  opilação)
Filariose, mais tarde elefantíase
Oxiurose ou entebiose
Agente causador
Ascaris lumbricoides
Ancylostoma duodenale e Necator americanus
Wucherria bancrofti
Oxyurus vermicularis ou Entorobius vermicularis
Número de hospedeiros
Um, o homem. (monoxeno*)
Um, o homem.

Dois, Intermediário: Mosquito Culex
Definitivo: Homem
Um, o homem
Modo de contágio
Ingestão de alimentos ou água contaminados (pelas fezes).
Penetração da pele humana, por parasitas no solo contaminado por fezes humanas.
Picadas do mosquito Culex.
Ingestão dos ovos, por meio direto (coceira no ânus, boca) ou por ingestão de alimentos contaminados.
Local parasitado
Intestino delgado. Após a entrada no corpo humano, fazem um tour (indo para o fígado, coração e pulmões e depois voltando para o intestino) deixando cutículas no meio do caminho.
Intestino delgado. Também fazem um tour pelo corpo humano (pulmão, boca e depois voltando para o intestino).
Corrente circulatória e sistema linfático
Intestino grosso, ceco e apêndice cecal.
Sintomas
Cólicas intestinais e náusea; bronquite e pneumonia podem ocorrer por causa das cutículas deixadas no meio do caminho.
Anemia (perda de sangue por causa das lesões no intestino, eles cortam o intestino e sugam sangue), palidez.
Inchaço causado pela obstrução dos vasos linfáticos. Em casos graves causa a elefantíase (grande inchaço, em geral das pernas, do escroto ou das mamas)
Náusea, vômitos e intenso prurido anal.
Profilaxia (modo de combate)
Saneamento básico; alimentos bem lavados.
Saneamento básico; uso de calçados.
Combate ao mosquito transmissor.
Saneamento básico; higiene das mãos.

*Monoxeno: possui apenas um hospedeiro.

19 comentários:

  1. rafa, esqueceu de falar da codominancia! beijo

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    1. Nao, ela fala de codominancia quando cita a flor branca e vermelha gerando a rosa

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    2. Quer dizer , logo depois disso kkkkkkkkk dos gados shorthorn lah

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  2. quais são as páginas para ler, da bio da Neide?
    ALGUEM?

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Como a nossa prova de fisica foi adiada para sexta, so colocaremos quinta! Nem sei se temos toda a materia! ABRAÇO

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  5. Vai ter a outra parte sim... Aguenta um pouquinho... o @jo_suzuki ta terminando!

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  6. Ingestão de alimentos ou água contaminados (pelas fezes)
    na verdade é pelos óvos que estão nas fezes...

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  7. Alguém sabe o que vai cair em Produção de Texto e quantas questões de Bio 1 e Bio 2 vão ter de cada?

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  8. alguém sabe o gabarito do livro de genetica?

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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