Biologia 1 feito por Rafael Salomão, editado por Jonathan
1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos
Fatores
“Cada
característica é determinada por dois fatores(genes) que se separam na formação dos gametas, onde
ocorrem em dose simples”,
isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.
Mendel não tinha
ideia da constituição desses fatores, que depois viriam a ser denominados genes
Exemplo da primeira
lei de Mendel em um animal:
Vamos estudar um
exemplo da aplicação da primeira lei de Mendel em um animal. A característica
que escolhemos foi a cor da pelagem de cobaias, que pode ser preta ou branca. O
B é o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo,
que condiciona a cor branca.
Uma técnica
simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F1 para
obter a constituição genética dos indivíduos de F2 é a
montagem de uma tabela:
Gametas
paternos
B
b
|
Gametas
maternos
B
b
|
|
BB
Preto
|
Bb
Preto
|
|
Bb
Preto
|
bb
Branco
|
Sendo
assim teremos uma proporção Genotípica: 1 (BB)para 2(Bb) para 1 (bb)
E uma proporção
Fenotípica: 3 (preto) para 1(branco)
Noções de probabilidade aplicadas à genética:
Princípios básicos de probabilidade
Probabilidade é a chance que um evento
tem de ocorrer, entre dois ou mais eventos possíveis. Por exemplo, ao lançarmos
uma moeda, qual a chance dela cair com a face “cara” voltada para cima?
Como uma moeda tem duas faces, você
quer só uma então você coloca:
Número de eventos que se quer
Número de eventos possíveis
Eventos
independentes
Quando a ocorrência de um evento não
afeta a probabilidade de ocorrência de outro, fala-se em eventos independentes.
Por exemplo, ao lançar várias moedas ao mesmo tempo, ou uma mesma moeda várias
vezes consecutivas, um resultado não interfere nos outros. Por isso, cada
resultado é um evento independente do outro.
Da mesma maneira, o nascimento de uma
criança com um determinado fenótipo é um evento independente em relação ao
nascimento de outros filhos do mesmo casal. Por exemplo, imagine uma casal que
já teve dois filhos homens; qual a probabilidade que uma terceira criança seja
do sexo feminino? Uma vez que a formação de cada filho é um evento
independente, a chance de nascer uma menina, sup
ondo que homens e mulheres nasçam com a
mesma frequência, é 1/2 ou 50%, como em qualquer nascimento.
A regra do “e”
A teoria das probabilidades diz que a probabilidade de dois ou mais eventos independentes
ocorrerem conjuntamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem
separadamente. Esse princípio é conhecido popularmente como regra do
“e”, pois corresponde a pergunta: qual a probabilidade de ocorrer um
evento E outro, simultaneamente?
Suponha que você jogue uma moeda duas
vezes. Qual a probabilidade de obter duas “caras”, ou seja, “cara” no primeiro
lançamento e
“cara” no segundo?
A chance de ocorrer “cara” na primeira jogada
é, como já vimos, igual a ½; a chance de ocorrer “cara” na segunda jogada
também é igual a 1/2.
Assim a probabilidade desses dois eventos
ocorrer conjuntamente é 1/2 X 1/2 = 1/4.
No lançamento simultâneo de três dados,
qual a probabilidade de sortear “face 6” em todos?
A chance de ocorrer “face 6” em cada
dado é igual a 1/6. Portanto a probabilidade de ocorrer “face 6” nos três dados
é 1/6 X 1/6 X 1/6 = 1/216.
Isso quer dizer que a obtenção de três
“faces 6” simultâneas se repetirá, em média, 1 a cada 216 jogadas.
Um casal quer ter dois filhos e deseja
saber a probabilidade de que ambos sejam do sexo masculino. Admitindo que a
probabilidade de ser homem ou mulher é igual a ½, a probabilidade de o casal
ter dois meninos é 1/2 X 1/2, ou seja, ¼.
A regra do “ou”
Outro princípio de probabilidade diz
que a ocorrência de dois eventos que se excluem
mutuamente é igual à soma das probabilidades com que cada evento ocorre.
Esse princípio é conhecido popularmente como regra do “ou”, pois corresponde à
pergunta: qual é a probabilidade de ocorrer um evento OU outro?
Por exemplo, a probabilidade de
obter “cara” ou “coroa”, ao lançarmos uma moeda, é igual a 1, porque representa
a probabilidade de ocorrer “cara” somada à probabilidade de ocorrer “coroa”
(1/2 + 1/2 =1).
Para calcular a probabilidade de obter
“face 1” ou “face 6” no lançamento de um dado, basta somar as probabilidades de
cada evento: 1/6 + 1/6 = 2/6.
Alelos múltiplos na determinação de um caráter
Como sabemos, genes alelos são os que
atuam na determinação de um mesmo caráter e estão presentes nos mesmo local
em cromossomos homólogos. Até agora, só estudamos casos em que só existiam dois
tipos de alelos para uma dada característica (alelos simples), mas há casos em
que mais de dois tipos de alelos estão presentes na determinação de um
determinado caráter na população. Esse tipo de herança é conhecido como alelos
múltiplos (ou polialelia).
Os casos clássicos são os exemplos de
polialelia na determinação da cor da pelagem em coelhos e na determinação dos
grupos sanguíneos do sistema ABO em humanos.
Um exemplo bem interessante e de fácil compreensão, é a determinação da pelagem em coelhos, onde podemos observar a manifestação genética de uma série com quatro genes alelos: o primeiro C, expressando a cor Aguti ou Selvagem; o segundo Cch, transmitindo a cor Chinchila; o terceiro Ch, representando a cor Himalaia; e o quarto alelo Ca, responsável pela cor Albina.
Sendo a relação de dominância → C > Cch > Ch > Ca
O gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cchdominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.
O quadro abaixo representa as combinações entre os alelos e os fenótipos resultantes.
Genótipo
|
Fenótipo
|
CC, C Cch, C Che C Ca
|
Selvagem ou aguti
|
CchCch, CchChe
CchCa
|
Chinchila
|
ChCh e Ch
Ca
|
Himalaia
|
CaCa
|
Albino
|
A diferença na cor da pelagem do coelho
em relação à cor da semente das ervilhas é que agora temos mais genes
diferentes atuando (4), em relação aos dois genes clássicos. No entanto, é
fundamental saber a 1ª lei de Mendel continua sendo obedecida, isto é, para a
determinação da cor da pelagem, o coelho terá dois dos quatro genes. A novidade
é que o número de genótipos e fenótipos é maior quando comparado, por exemplo,
com a cor da semente de ervilha.
O surgimento dos alelos múltiplos
(polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de
sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um
erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).
A existência de alelos múltiplos é interessante para a espécie, pois haverá
maior variabilidade genética, possibilitando mais oportunidade para adaptação
ao ambiente (seleção natural).
Em resumo: Dominância incompleta -> Um fenótipo intermediário (mistura)
Codominância -> Apresenta os dois fenótipos ao mesmo tempo
Dominância incompleta:
Não são todas as características que
são herdadas (como a cor da semente da ervilha, em que o gene para a cor
amarela domina sobre o gene para cor verde). Muito frequentemente a combinação
dos genes alelos diferentes produz um fenótipo intermediário. Essa
situação ilustra a chamada dominância incompleta ou parcial.
Ex.:
BB = flor vermelha (na prova aparecerá algo assim: BvBv,
mas é muito trabalho ficar colocando v, então usaremos cores)
BB = flor branca
BB = flor
cor-de-rosa
Fazendo o cruzamento de uma planta de
maravilha que produz flores vermelhas com outra que produz flores brancas e
analisando os resultados fenotípicos da geração F1e F2,
teríamos:
Agora analisando os resultados
genotípicos da geração F1e F2, teríamos:
P:
|
Flor Branca
B B
|
|
B
Flor Vermelha
B
|
BB
cor-de-rosa
|
BB
cor-de-rosa
|
BB
cor-de-rosa
|
BB
cor-de-rosa
|
F1 = 100% VB
(flores cor-de-rosa)
Cruzando, agora, duas plantas heterozigotas
(flores cor-de-rosa), teríamos:
F1
|
Flor cor-de-rosa
B B
|
|
B
Flor cor-de-rosa
B
|
BB
Vermelha
|
BB
cor-de-rosa
|
BB
cor-de-rosa
|
BB
Branca
|
F2 = Genótipos: 1/4BB, 1/2 BB, 1/4 BB.
Fenótipo: 1/4 plantas com flores vermelhas
1/2 plantas com flores cor-de-rosa
Codominância:
Quando um indivíduo heterozigoto, de
pais homozigotos (com fenótipos diferentes) e apresentar os dois fenótipos ao
mesmo tempo.
Ex.: A cor dos pelos no gado da raça
SHORTHORN.
P) Vaca, pelos brancos PP x Touro, pelos marrons PP
F1) PP -> 50% dos pelos são
brancos e os outros 50% são marrons (distribuídos homogeneamente)
F2) 1PP 2PP 1PP
Em resumo: Dominância incompleta -> Um fenótipo intermediário (mistura)
Codominância -> Apresenta os dois fenótipos ao mesmo tempo
Filo Nematoda
(Nemata ou Nematelmintos):
Características gerais:
•Corpo cilíndrico e alongado nas extremidades
•Triblásticos (com 3 folhetos embrionários)
•Pseudocelomados (sem celoma verdadeiro)
•Simetria bilateral
•Protostômios (Blástoporo dá origem à boca)
•Vida livre e parasitas de plantas e animais
•Tem uma cutícula (uma “pele” fina em volta para
proteção)
•Respiração cutânea (através de difusão)
•A maior parte dos nematelmintos excreta amônia,
realizada principalmente por células especiais chamadas renetes.
•Sistema digestório completo, boca e ânus
•Ausência de sistema circulatório
•Possui sistema nervoso
•Em maioria são dioicos (heterossexuais)
•Possuem o dimorfismo sexual (diferença visível entre o
macho e a fêmea)
O macho é menor e termina em curva
A fêmea é maior e é reta.
Doença
|
Ascaridíase (ou lombriga)
|
Amarelão (ou ancilóstomos, necatoríase, opilação)
|
Filariose, mais tarde elefantíase
|
Oxiurose ou entebiose
|
Agente causador
|
Ascaris
lumbricoides
|
Ancylostoma
duodenale e Necator americanus
|
Wucherria
bancrofti
|
Oxyurus
vermicularis ou
Entorobius vermicularis
|
Número de hospedeiros
|
Um,
o homem. (monoxeno*)
|
Um,
o homem.
|
Dois,
Intermediário: Mosquito Culex
Definitivo:
Homem
|
Um,
o homem
|
Modo de contágio
|
Ingestão de alimentos ou água contaminados (pelas
fezes).
|
Penetração da pele humana, por parasitas no solo
contaminado por fezes humanas.
|
Picadas do mosquito Culex.
|
Ingestão dos ovos, por meio direto (coceira no
ânus, boca) ou por ingestão de alimentos contaminados.
|
Local parasitado
|
Intestino
delgado. Após a entrada no corpo humano, fazem um tour (indo para o fígado, coração
e pulmões e depois voltando para o intestino) deixando cutículas no meio do
caminho.
|
Intestino
delgado. Também fazem um tour pelo corpo humano (pulmão, boca e depois
voltando para o intestino).
|
Corrente
circulatória e sistema linfático
|
Intestino
grosso, ceco e apêndice cecal.
|
Sintomas
|
Cólicas intestinais e náusea; bronquite e
pneumonia podem ocorrer por causa das cutículas deixadas no meio do caminho.
|
Anemia (perda de sangue por causa das lesões no
intestino, eles cortam o intestino e sugam sangue), palidez.
|
Inchaço causado pela obstrução dos vasos
linfáticos. Em casos graves causa a elefantíase (grande inchaço, em geral das
pernas, do escroto ou das mamas)
|
Náusea, vômitos e intenso prurido anal.
|
Profilaxia (modo de combate)
|
Saneamento
básico; alimentos bem lavados.
|
Saneamento
básico; uso de calçados.
|
Combate
ao mosquito transmissor.
|
Saneamento
básico; higiene das mãos.
|
*Monoxeno: possui apenas um hospedeiro.
rafa, esqueceu de falar da codominancia! beijo
ResponderExcluirNao, ela fala de codominancia quando cita a flor branca e vermelha gerando a rosa
ExcluirQuer dizer , logo depois disso kkkkkkkkk dos gados shorthorn lah
Excluirquais são as páginas para ler, da bio da Neide?
ResponderExcluirALGUEM?
no CA a partir da p 61 tem umas coisas bem boas sobre bio 2
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCade o resumo de física ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirComo a nossa prova de fisica foi adiada para sexta, so colocaremos quinta! Nem sei se temos toda a materia! ABRAÇO
Excluirainda bem que fisica eu tenho haha
ResponderExcluirmas e a outra parte de bio?
ResponderExcluirVAI TER OUTRA PARTE DE BIO?
ResponderExcluirVai ter a outra parte sim... Aguenta um pouquinho... o @jo_suzuki ta terminando!
ResponderExcluirIngestão de alimentos ou água contaminados (pelas fezes)
ResponderExcluirna verdade é pelos óvos que estão nas fezes...
Vai cair bicho geografico tbm...
ResponderExcluirAlguém sabe o que vai cair em Produção de Texto e quantas questões de Bio 1 e Bio 2 vão ter de cada?
ResponderExcluiralguém sabe o gabarito do livro de genetica?
ResponderExcluirngmmmmmmm? ):
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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