quinta-feira, 28 de junho de 2012

Revisão de LP e Geog.

Geografia (por Rafael Salomão)

Transportes:
- Tem como finalidade o deslocamento de pessoas e mercadorias de um lugar para outro.
- Evoluíram a partir da revolução industrial.
- Fatores levados em conta no transporte: Carga transportada, distancia a ser percorrida, tempo/preço do percurso.
* Meio de transporte:
- Fluvial: Destaque na Europa (Reno, Danúbio, Ródano, Sena, Volga, etc). Os maiores e mais famosos rios brasileiros são: O Amazonas, o São Francisco e o Tietê. A navegação fluvial depende de alguns fatores: Relevo e clima. As principais vantagens desse meio de transporte são: BAIXO CUSTO (mais econômico para grandes distancias) e grande capacidade de carga.
- Marítimo: É bem utilizado em transporte a longas distancias. Depende da: disponibilidade, qualidade e capacidade das embarcações, bem como da eficiência e instalações dos portos. Divide-se em dois tipos: Internacional e Cabotagem.
- Ferroviário: Importante na economia de vários países, principalmente na dos desenvolvidos. Vantagens: Grande capacidade de cargas e passageiros, mais econômico que o rodoviários e nos mais modernos pode-se alcançar altas velocidades.
- Rodoviário: É o mais utilizado no Brasil, que apresenta uma das maiores redes rodoviários do mundo. Vantagens: Facilidade de acesso aos diversos locais, mercadoria é entregue em vários locais/porta a porta (não tem ponto fixo) e a rapidez na entrega quando estas a pequenas distanciam.
- Aéreo: Por incrível que pareça, é o meio de transporte mais seguro, além de ser o mais rápido para longas distancias. Vantagem: Rapidez. Desvantagem: altos custos.
- Multimodal: É aquele regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino.

Literatura (por Rafael Salomão)
Simbolismo:
* Características:
- Metáforas e analogias sensoriais;
- Grande ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
- Caráter individualista;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração, a assonância e sinestesia;
- Ambientação onírica;
- Geralmente narra ações;
- Utilização de substantivos abstratos como próprios, para isso usa-se letra maiúscula;
- Religiosidade, misticismo;
- SUBJETIVISMO;
- Repudio as realidades sociais, diferente das escolas anteriores.
 * Autores:
- Cruz e Souza (Maior autor simbolista): Forte musicalidade, espiritualidade e misticismo. Escreveu “Missal” e “Broqueis”
- Alphonsus de Guimaraens: Extrema religiosidade, sugestão da cor branca.

Gramática (por Rafael Salomão)

Orações Subordinadas Substantivas
- Eu já disse que quero uma bola.
Or. principal (João, eu já disse) + conj. integrante (que) + or. subord. Subst.(quero uma bala).
- Foi confirmado que o exame deu positivo.
Dica: Observe que a oração subordinada substantiva pode ser substituída pelo pronome isso". Assim, temos um período simples: Foi confirmado isso ou Isso foi confirmado.
Dessa forma, a oração correspondente a "isso" exercerá a função de sujeito.
Existem 6 tipos de oração subordinada substantiva:
* Subjetiva: ocupa a função de sujeito da oração principal.
Exemplos:
- É preciso que o grupo melhore.
Verbo de Ligação + predicat. + O. S. S. Subjetiva
- É necessário que você compareça à reunião.
VL + predicat. O. S. S. Subjetiva
- Consta que esses homens foram presos anteriormente.
VI + O. S. S. Subjetiva
* Predicativa: ocupa a função do predicativo do sujeito da oração principal.
Exemplos:
- A verdade é que você não virá.
Suj. + VL + O. S. S. Predicativa
- A nossa maior preocupação era que chovesse.
* Objetiva Direta: Funciona como objeto direto do verbo da or. principal.
Exemplos:
- Nós queremos que você fique.
Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta
- Os alunos pediram que a prova fosse adiada.
Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta
* Objetiva Indireta: ocupa a função do objeto indireto do verbo da or. principal.
Exemplos:
- Gosto de que me tratem bem!
Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta
- A mulher precisa de que alguém a ajude.
Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta
* Completiva Nominal: ocupa a função de um complemento nominal de um nome da or. Principal.
Exemplos:
- Tenho vontade de que aconteça algo inesperado.
Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal
- Toda criança tem necessidade de que alguém a ame.
Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom.
* Apositiva: ocupa a função de um aposto da oração principal.
Exemplos:
- Toda a família tem o mesmo objetivo: que eu passe no vestibular.
Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva.

Orações subordinadas adjetivas:
Orações adjetivas são aquelas orações que exercem a função de um adjetivo dentro da estrutura da oração principal. Elas são sempre iniciadas por um pronome relativo e servem para caracterizar algum nome que aparece na estrutura da frase. Há dois tipos de orações adjetivas: as restritivas e as explicativas.
O. S. Adjetivas Restritivas: funcionam como adjuntos adnominais e servem para designar algum elemento da frase. NÃO pode ser isolada por VÍRGULAS, e restringe, identifica o substantivo ou pronome ao qual se refere.
Exemplo:
- Você é um dos poucos alunos que eu conheço.
Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva.
- Eles são um dos casais que falaram conosco ontem.
Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva.
- Os idosos que gostam de dançar se divertiram muito.
Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv.
O. S. Adjetivas Explicativas: ao contrário das restritivas, são QUASE SEMPRE isoladas por VÍRGULAS. Servem para adicionar características ao ser que designam. Sua função é explicar, e funciona estruturalmente como um APOSTO explicativo.
Exemplo:
- Meu tio, que era advogado, prestou serviços ao réu.
Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI
- Eu, que não sou perfeito, já cometi alguns erros graves.
Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD
- Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv.

Oração Subordinada Adverbial
Tem vários tipos. Só tem informações a mais e se tiradas ainda fazem sentido.
- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. 
As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc. 
Ex: A cidade foi alagada porque o rio transbordou. 
- consecutivas: indicam uma consequência do fato referido na oração principal. 
As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc. 
Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra. 
- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc. 
Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa. 
- concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc. 
Ex: Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos. 
- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc. 
Ex: Tudo ocorreu como estava previsto. 
- comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc. 
Ex: Ele tem estudado como um obstinado (estuda). 
- finais: exprime a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc. 
Ex: Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor. 
- temporais: demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que,...
Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa. 
- proporcionais: expressam uma ideia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais... Tanto mais, quanto mais... Tanto menos, etc. 
Ex: Quanto menos trabalho, menos vontade tenho de trabalhar


ORAÇÕES REDUZIDAS:
Sobre as Orações Reduzidas
Observe as frases abaixo:

Ao terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Ouvimos uma criança chorando na praça.
Comprada a casa, a família mudou-se.

Veja que as orações em destaque não são introduzidas por conjunção. Além disso, os verbos estão em suas formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio). As orações que apresentam essa forma recebem o nome de Orações Reduzidas.



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. O que é analogia sensorial, de Literatura?

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  3. Não cai Oração Subordinada Adverbial.

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  4. Gramática:
    Questão 1-Identificar Oração Adjetiva (sem classificação);
    Questão 2-Relação entre orações, ex.: A criaça chora pois sente dor → A criança chora já que sente dor;
    Questão 3-Relação entre orações: temporal = quando, adicional = e... Adversativa é o mesmo que oposta;
    Questão 4-Identificar Oração Reduzida, Reduzida = sem "que".

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  5. nao vai ter de historia e quimica? ou Só de historia

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