Geografia
Indústrias!
Indústria de base:
As indústrias de base, são aquelas que fornecem "matéria-prima" (não chega a ser matéria prima, pois vai ser processado, mas dá pra entender como) para as outras indústrias, são conhecidas como:
- Siderúrgicas
- Metalúrgicas
- Petroquímicas
Indústria de Capital (ou Intermediária):
Essas indústrias produzem máquinas e ferramentas para as outras fábricas, equipam as outras indústrias.
Indústria de Bens de Consumo:
Fabricam todo tipo de produto, classificando-se:
-Produtos duráveis, como carros e eletrodomésticos.
-Produtos não duráveis, como alimentos e bebidas.
-Produtos semi-duráveis, como roupas e calçados.
Devem se localizar perto do mercado consumidor (perto dos centros urbanos)
Fatores Locacionais para o desenvolvimento industrial: (fatores que chamam as indústrias para região)
•Antigamente: As indústrias se localizavam perto das jazidas de carvão mineral
•Hoje: Os meios de transporte evoluíram, então elas devem estar perto de um mercado consumidor, ou em um local com incentivos fiscais (menos impostos) ou com leis ambientais frágeis.
Desconcentração Industrial (Fatores que favorecem saída do local tradicional da indústria)
-Desconcentração do capital e trabalho
-Suburbanização e deslocamento para cidades pequenas ou médias
-Redução de custos (baixos salários, exemplo: industrias dos EUA mudam para a china)
-Fuga de sindicatos e leis ambientais fortes
-Disponibilidade de matéria prima.
O capitalismo trouxe as cidades grandes (megalópoles)
Literatura
Pré Modernismo (não é uma escola literária, mas um período de transição para o modernismo)
•Contexto Histórico
-Café com leite
-Revoltas (canudos, chibata, vacina)
(basicamente o que você está vendo em história)
•Autores
-Graça Aranha (Canaã, Malazarte, A Estética da Vida, Viagem maravilhosa)
-Lima Barreto (Triste Fim de Policarpo Quaresma, Recordações do escrivão Isaías Caminha, Clara dos Anjos)
-Monteiro Lobato (Urupês, Cidades Mortas, Reinações de Narizinho)
-Euclides da Cunha (Os Sertões, Contrastes e confrontos, Peru Versus Bolívia)
-Augusto dos Anjos (único poeta, com características parnasianas e temas escatológicos, obra: Eu)
O Modernismo da 1ª Geração (ou geração desbravadora)
•Contexto Histórico
-Ainda com a política do café com leite
-1ª Guera mundial
-A burguesia se volta para a indústria
•Características (do modernismo e da semana de arte moderna) - Queriam quebrar padrões!!
-A busca de uma língua realmente brasileira, usava-se linguagem coloquial
-Nacionalismo
-Ironia e Paródia
-Temas do cotidiano
-Crítica ao Parnasianismo e a Academia brasileira de letras
-Versos livres e as vezes brancos
•Artistas:
Pintura
-Anita Malfatti e Di cavalcanti
Música
-Villa Lobos
Literatura
-Menotti Del Picchia
-Oswald de Andrade
-Mário de Andrade
-Manuel Bandeira
Escultura
-Victor Brecheret
(O primeiro texto lido na Semana de Arte Moderna foi Os Sapos de Manuel Bandeira, e o evento foi patrocinado pelo Graça Aranha)
Urupês:
Tem um slide para baixar no site do colégio
http://www.bomjesus.br/galeria/getImage/187/19535313117567.pdf
terça-feira, 25 de setembro de 2012
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Revisão de Matemática 1
Pirâmides!
-Reta: Se, a partir da ponta da pirâmide
for traçada uma reta, ela estará dentro da base
-Oblíqua: A reta fica fora da base.
A pirâmide regular: A base dela é um
polígono regular, é reta e as faces laterais são isósceles.
Elementos de uma pirâmide
-Altura
-Vértice
-Aresta lateral
-Aresta da base
-Apótema lateral
-Apótema da base
Note que você pode formar vários triângulos
retângulos como:
e uma que ligará o "raio", a
aresta lateral e a altura.
•Para calcular a área das faces laterais de
uma pirâmide você precisa de 3 elementos:
1. apótema da pirâmide
2. aresta da base
3. quantas faces laterais ela tem
Primeiramente você deverá calcular qual a
área de uma única face lateral, como a face lateral é um triângulo usaremos a
"fórmula":
Áreadotriângulo = base.altura/2
Depois multiplicaremos esta área pelo
número de faces laterais da pirâmide.
•Para calcular a área da base, é só fazer a
área do polígono que está na base.
•A área total é calculada somando a área da
base + a área das faces laterais.
•Para calcular o volume de uma pirâmide é
necessário:
1.A área da base
2.A altura da pirâmide
Após ter descobrir esses itens, a fórmula é
Volume = Áreadabase . Altura/3
Tronco de pirâmide e a pirâmidezinha
cortada.
Lembra daqueles exercícios onde tinham 2
triângulos semelhantes, tipo esse:
Então, em pirâmides não muda muito o
raciocínio, a única coisa que muda é que é espacial, não planificada.
l/L = h/H
Agora se ele te der a área e um lado a
relação muda um pouco:
b/B = (l/L)²
E de volume também muda um pouco:
v/V = (l/L)³
Ok, para calcular o volume de uma pirâmide
é uma fórmula um pouco mais complicada:
Volume = K. (B +
raizdeB.b +b)/3
K - altura do tronco
B - Base maior
b - Base menor
SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA
Ideologia é um sistema de crenças
enganosas, são ideias de um grupo dominante para moldar uma grande massa.
Cultura - Pode ser dita como tudo o
conhecimento criado pelo o homem, como costumes, artes, religiões, crenças...
Cultura erudita - É aquela comparada a uma
mercadoria, que pode ser vendida e comprada.
Cultura popular - É expressada nos mitos,
contos, danças, músicas e no artesanato. Inclui expressões surgidas nos meios
urbanos e rurais.
Cultura Híbrida - É aquela cultura que já
sofreu tantas trocas culturais, que não se sabe mais a origem delas.
Etnocentrismo - Achar-se superior a outras
culturas.
Sinceramente... não sei mais o que dizer
sobre sociologia o.o se alguém tiver algo a acrescentar, utilize os comentários!
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Revisão de Física e Biologia
Física 2
Ondas são perturbações que propagam através de um meio (podendo ser ele o vácuo) de forma uniforme.
Toda onda vibra e se propaga.
As ondas podem ser classificadas,
•Quanto a natureza
-Ondas mecânicas: precisam de um meio material para se propagar. Exemplo: Som, onda de mar.
-Ondas eletromagnéticas: se propagam através de alguns meios materiais e podem se propagar no vácuo. Exemplo: Luz, ondas de rádio, microondas, bluetooth.
•Quanto a vibração
-Ondas longitudinais: Vibram e se propagam na mesma direção. Exemplo: Som
-Ondas transversais: Vibram em uma direção perpendicular a velocidade. Exemplo: Luz
(não se preocupe com os termos na figura, se importe mais com a diferença visual das ondas. longitudinais x transversais)
-Ondas Mistas: Longitudinais e Transversais ao mesmo tempo
Observações!
-Ondas mecânicas podem ser longitudinais ou transversais
-Ondas eletromagnéticas são sempre transversais
-Ondas propagam apenas energia. Nunca matéria.
Fórmula de Taylor
V = raizdeF/ρ
sendo
ρ= M/C
V - Velocidade (m/s)
F - Força (N)
ρ - Desidade linear (kg/m)
M - Massa (kg)
C - Comprimento (m)
Reflexão ou Refração
Ocorre a inversão de fase ocorre se o extremo for fixo.
Não ocorre se for livre.
Biologia 1
|
Briófitas
|
Pteridófidas
|
Gimnospermas
|
Angiospermas
|
-Estruturas importantes
|
Rizóide, Caulóide e filóide
|
Folha, Rizona e Raiz
|
Raiz, Caule, Folhas, Estróbilos e Sementes.
|
Raiz, Caule, Folhas, Flores, Sementes e Frutos
|
-Parte duradoura
|
Gametófito
|
Esporófito
|
Esporófito
|
Esporófito
|
-Quanto ao sistema circulatório
|
Sem vasos condutores
Avasculares←
|
Com vasos condutores
→Vasculares (ou traqueófitas)
|
Com vasos condutores
|
Com vasos condutores
|
-Quanto a presença de estrutura reprodutora aparente
|
Sem
estrutura reprodutora aparente
|
Sem
estrutura reprodutora aparente
Criptógamas←
|
Com
estrutura reprodutora aparente (Estróbilo)
→Fanerógamas
|
Com
estrutura reprodutora aparente (Flores)
|
-Quanto a fecundação
|
Necessitam de água
|
Necessitam de água
|
Não necessitam de água
|
Não necessitam de água
|
-Quanto a presença de frutos.
|
Sem
fruto
|
Sem
fruto
|
Sem
fruto
|
Com
fruto
|
Ciclo de vida das briófitas
Ciclo de vida das Pteridófidas
Note que essa alternância de gerações ocorre em todas as plantas e em muitas algas (menos as unicelulares).
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Revisão de História e Química
1ª Guerra Mundial
O contexto histórico antes da 1ª guerra mundial:
•Disputa Imperialista! (Principal causa)
Era uma disputa entre os países por novas colônias, onde a recém formada Alemanha queria as colônias da França.
•Paz Armada
Apesar de não estarem em guerra, os países europeus estavam investindo em tecnologias e novas armas. (ex.: aviões)
•Os Nacionalismos
Eram movimentos que engrandeciam a cultura e o desenvolvimento das suas nações em detrimento dos vizinhos.
-Pangermanismo: Movimento de difusão dos valores germânicos e de promoção da indústria alemã. Isso causava atritos com a Inglaterra.
-Paneslavismo: Movimento sérvio apoiado pelo império russo de libertação dos povos eslavos do Imp. Áustrio Húngaro
•O Revanchismo Francês
Os franceses queriam uma "revanche" contra os alemães por causa da derrota sofrida na guerra Franco-Prussiana e perda da Alsácia-Lorena
•A região dos Balcãs
Era uma importante região estratégica (estava no caminho entre a Europa e o oriente médio) disputada pela Áustria, pelo Império Turco-Otomano, pela Alemanha e pela Rússia.
Estopim! (28 de junho de 1914)
O estopim da guerra foi o assassinato do arqueduque austríaco, Francisco Ferdinando, por um movimento radical sérvio, Gavrielo Princip.
Com este assassinato foi iniciada a Política de Alianças (que foram feitas anteriormente)
-Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hugria e Itália.
-Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
A Guerra
•1ª Fase - Europa (1914-1917)
-Movimentação dos blocos
-Guerra de Trincheiras
-Inovações bélicas (tanques, gases)
•2ª Fase - Mundial (1917-1918)
-Movimentação na Tríplice Entente a Rússia sai e entra os EUA, o interesse dos Estados Unidos entrarem na guerra era não perder seus investimentos feitos (na tríplice entente).
O Fim
•Tratado de Versalhes: Punia a Alemanha
-Devolução da Alsácia-Lorena para a França
-Perda das colônias e territórios para os vizinhos
-Limitação da indústria bélica e do exército
-Pagamento de pesadas indenizações (que seriam renegociadas nos anos seguintes)
•Saint-German - Desmembrou o Império Áustrio-Húngaro
•Sèvres - Desmembrou o Império Turco-Otomano
•Neuilly - Punição para a Bulgária
•Trianan - Punição da Hungria
•Liga das Nações - Instituição internacional com o intuito de preservar a paz mundial (que no final das contas não fazia nada)
Consequências
• Ascensão dos EUA como potência mundial (conseguia suprir a demanda da europa quebrada)
• Reconfiguração geopolítica da Europa
• Revanchismo Alemão pela humilhação no tratado de versalhes (precursor da 2ªguerra mundial)
• Desequilíbrio demográfico na Europa (sem homens)
• Libertação da mulher na sociedade
Revolução Russa
Contexto:
Política de governo autocrático do Czar Nicolau Romanov II
Economia majoritariamente agrícola e semi-feudal, com uma indústria iniciante
Sociedade cujo proletariado somava 3milhões e 85%(aprox. 144,5 milhões) da população viva no campo
Antecedentes:
•Derrota na Guerra Russo-Japonesa: Disputa pela Manchúria e pela Coréia = VERGONHA
•Domingo Sangrento: Um grupo de russos vai pacificamente pedir pela convocação da DUMA (meio que uma assembléia geral), porém o Czar não estava no dia e seu (irmão, primo, tio, sobrinho, não lembro exatamente quem, mas é apenas um detalhe desnecessário) ordena para que matem os que se aproximarem do castelo, isso ocasiona muitas mortes denegrindo a imagem do Czar.
•Sovietes: Organização autonoma de trabalhadores, que, durante a revoulção se transformará em células do governo comunista.
•POSDR: Partido Social Democrata Russo, defendia o socialismo
Com o decorrer do tem se dividirá em:
-Mencheviques: Queriam esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para dar início à revolução. Aliado com a burguesia
-Bolcheviques: Queriam derrubar o Czarismo através da luta revolucionária imediata e construir o socialismo. Ditadura do proletariado
Revolução Menchevique - 15/03/1917
•Com o apoio da burguesia assumem o Governo Provisório
-Forte influência política de Kerensky (líder menchevique)
•Medidas do governo conservador (DUMA)
- Desenvolvimento do capitalismo (interesse da burguesia)
- Manteve a Rússia na 1ª guerra = INSATISFAÇÃO!
- Redução da jornada de trabalho (bom, mas.. muitos nem tem mesmo trabalho!)
- Anistia dos presos políticos (Lênin pode retornar a Rússia)
- Garantia da liberdade de expressão e organização
- O povo não ficou satisfeito!
O que o povo queria que os Mencheviques não fizeram:
-Tirar a Rússia da 1ª Guerra Mundial
-Comida
-Terras
Lênin
•Organização do partido Bolchevique
•Publicação das Teses de Abril
-Pão - Regularização do abastecimento interno
-Paz - Retirada da Rússia da 1ª Guerra
-Terra - Divisão de grandes propriedades entre os camponeses.
Revolução Bolchevique - 07/11/1917
•Com apoio popular dos bolcheviques tomaram o poder em Petrogrado (São Petersburgo)
-Destituição do governo republicano menchevique
-Criação do Conselho de Comissários do Povo, presidido por Lênin
-Execução dos planos de Pão, paz e terra
Química Orgânica!
Amina
Podem ser classificadas em: (R - radical)
Sempre tem carbono ligado a hidrogênio por meio de uma ligação simples: -C - NH2
Nomenclatura: Radical + Amina
Exemplo:
CH3 - NH - CH2 - CH3
Etil - metilamina
Nomenclatura para aminas primárias: Nº de C + ligação + amina
CH3 - CH - CH3
|
NH2
Propan - 2 - amina
Amidas
Nitrogênio ligado a dupla O mais carbono:
Nomenclatura: Nªde C + ligação + amida
O
//
CH3 - C
\
NH - CH3
N-metil - etanamida
Nitrilas
Sempre nitrogênio com ligação TRIPLA com carbono: -C=N também representado como -CN
Nomenclatura: Hidrocarboneto + nitrila
CH3 - CH2 -CN
Propanonitrila
Nitrocompostos
Sempre lembre de Need for Speed, ou não, -NO2
Nomenclatura: nitro + hidrocarboneto
CH2 - CH2 - CH3
|
NO2
1-nitropropano
CH3
|
NO2- / \ -NO2
| 0 |
\ /
|
NO2
2,4,6 - tirnitro-tolueno
O contexto histórico antes da 1ª guerra mundial:
•Disputa Imperialista! (Principal causa)
Era uma disputa entre os países por novas colônias, onde a recém formada Alemanha queria as colônias da França.
•Paz Armada
Apesar de não estarem em guerra, os países europeus estavam investindo em tecnologias e novas armas. (ex.: aviões)
•Os Nacionalismos
Eram movimentos que engrandeciam a cultura e o desenvolvimento das suas nações em detrimento dos vizinhos.
-Pangermanismo: Movimento de difusão dos valores germânicos e de promoção da indústria alemã. Isso causava atritos com a Inglaterra.
-Paneslavismo: Movimento sérvio apoiado pelo império russo de libertação dos povos eslavos do Imp. Áustrio Húngaro
•O Revanchismo Francês
Os franceses queriam uma "revanche" contra os alemães por causa da derrota sofrida na guerra Franco-Prussiana e perda da Alsácia-Lorena
•A região dos Balcãs
Era uma importante região estratégica (estava no caminho entre a Europa e o oriente médio) disputada pela Áustria, pelo Império Turco-Otomano, pela Alemanha e pela Rússia.
Estopim! (28 de junho de 1914)
O estopim da guerra foi o assassinato do arqueduque austríaco, Francisco Ferdinando, por um movimento radical sérvio, Gavrielo Princip.
Com este assassinato foi iniciada a Política de Alianças (que foram feitas anteriormente)
-Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hugria e Itália.
-Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
A Guerra
•1ª Fase - Europa (1914-1917)
-Movimentação dos blocos
-Guerra de Trincheiras
-Inovações bélicas (tanques, gases)
•2ª Fase - Mundial (1917-1918)
-Movimentação na Tríplice Entente a Rússia sai e entra os EUA, o interesse dos Estados Unidos entrarem na guerra era não perder seus investimentos feitos (na tríplice entente).
O Fim
•Tratado de Versalhes: Punia a Alemanha
-Devolução da Alsácia-Lorena para a França
-Perda das colônias e territórios para os vizinhos
-Limitação da indústria bélica e do exército
-Pagamento de pesadas indenizações (que seriam renegociadas nos anos seguintes)
•Saint-German - Desmembrou o Império Áustrio-Húngaro
•Sèvres - Desmembrou o Império Turco-Otomano
•Neuilly - Punição para a Bulgária
•Trianan - Punição da Hungria
•Liga das Nações - Instituição internacional com o intuito de preservar a paz mundial (que no final das contas não fazia nada)
Consequências
• Ascensão dos EUA como potência mundial (conseguia suprir a demanda da europa quebrada)
• Reconfiguração geopolítica da Europa
• Revanchismo Alemão pela humilhação no tratado de versalhes (precursor da 2ªguerra mundial)
• Desequilíbrio demográfico na Europa (sem homens)
• Libertação da mulher na sociedade
Revolução Russa
Contexto:
Política de governo autocrático do Czar Nicolau Romanov II
Economia majoritariamente agrícola e semi-feudal, com uma indústria iniciante
Sociedade cujo proletariado somava 3milhões e 85%(aprox. 144,5 milhões) da população viva no campo
Antecedentes:
•Derrota na Guerra Russo-Japonesa: Disputa pela Manchúria e pela Coréia = VERGONHA
•Domingo Sangrento: Um grupo de russos vai pacificamente pedir pela convocação da DUMA (meio que uma assembléia geral), porém o Czar não estava no dia e seu (irmão, primo, tio, sobrinho, não lembro exatamente quem, mas é apenas um detalhe desnecessário) ordena para que matem os que se aproximarem do castelo, isso ocasiona muitas mortes denegrindo a imagem do Czar.
•Sovietes: Organização autonoma de trabalhadores, que, durante a revoulção se transformará em células do governo comunista.
•POSDR: Partido Social Democrata Russo, defendia o socialismo
Com o decorrer do tem se dividirá em:
-Mencheviques: Queriam esperar o pleno desenvolvimento do capitalismo para dar início à revolução. Aliado com a burguesia
-Bolcheviques: Queriam derrubar o Czarismo através da luta revolucionária imediata e construir o socialismo. Ditadura do proletariado
Revolução Menchevique - 15/03/1917
•Com o apoio da burguesia assumem o Governo Provisório
-Forte influência política de Kerensky (líder menchevique)
•Medidas do governo conservador (DUMA)
- Desenvolvimento do capitalismo (interesse da burguesia)
- Manteve a Rússia na 1ª guerra = INSATISFAÇÃO!
- Redução da jornada de trabalho (bom, mas.. muitos nem tem mesmo trabalho!)
- Anistia dos presos políticos (Lênin pode retornar a Rússia)
- Garantia da liberdade de expressão e organização
- O povo não ficou satisfeito!
O que o povo queria que os Mencheviques não fizeram:
-Tirar a Rússia da 1ª Guerra Mundial
-Comida
-Terras
Lênin
•Organização do partido Bolchevique
•Publicação das Teses de Abril
-Pão - Regularização do abastecimento interno
-Paz - Retirada da Rússia da 1ª Guerra
-Terra - Divisão de grandes propriedades entre os camponeses.
Revolução Bolchevique - 07/11/1917
•Com apoio popular dos bolcheviques tomaram o poder em Petrogrado (São Petersburgo)
-Destituição do governo republicano menchevique
-Criação do Conselho de Comissários do Povo, presidido por Lênin
-Execução dos planos de Pão, paz e terra
Química Orgânica!
Amina
Podem ser classificadas em: (R - radical)
Sempre tem carbono ligado a hidrogênio por meio de uma ligação simples: -C - NH2
Nomenclatura: Radical + Amina
Exemplo:
CH3 - NH - CH2 - CH3
Etil - metilamina
Nomenclatura para aminas primárias: Nº de C + ligação + amina
CH3 - CH - CH3
|
NH2
Propan - 2 - amina
Amidas
Nitrogênio ligado a dupla O mais carbono:
Nomenclatura: Nªde C + ligação + amida
O
//
CH3 - C
\
NH - CH3
N-metil - etanamida
Nitrilas
Sempre nitrogênio com ligação TRIPLA com carbono: -C=N também representado como -CN
Nomenclatura: Hidrocarboneto + nitrila
CH3 - CH2 -CN
Propanonitrila
Nitrocompostos
Sempre lembre de Need for Speed, ou não, -NO2
Nomenclatura: nitro + hidrocarboneto
CH2 - CH2 - CH3
|
NO2
1-nitropropano
CH3
|
NO2- / \ -NO2
| 0 |
\ /
|
NO2
2,4,6 - tirnitro-tolueno
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Revisão de Literatura e Geografia
Simbolismo
Depois do Parnasianismo, o Simbolismo
brasileiro começa com a publicação, em 1893, das
obras Missal e Broquéis, de Cruz e Sousa (1861 - 1898). Outro
autor simbolista de destaque no Brasil foi Alphonsus de Guimaraens (1870 -
1921).
Os simbolistas brasileiros foram ofuscados pelo imenso prestígio dos parnasianos. Sem receptividade junto ao grande público, reuniram-se em pequenos grupos e acabaram por publicar revistas que não tiveram vida longa.
Os simbolistas brasileiros foram ofuscados pelo imenso prestígio dos parnasianos. Sem receptividade junto ao grande público, reuniram-se em pequenos grupos e acabaram por publicar revistas que não tiveram vida longa.
Características
- Metáforas e analogias sensoriais;
- Grande ênfase em temas místicos, imaginários
e subjetivos;
- Caráter individualista;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música/ assonâncias e aliterações);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração, a assonância e sinestesia;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música/ assonâncias e aliterações);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração, a assonância e sinestesia;
- Ambientação onírica;
- Geralmente narra ações;
- Utilização de substantivos abstratos como
próprios, para isso usa-se letra maiúscula;
- SUBJETIVISMO;
- Repudio as realidades sociais, diferente das
escolas anteriores.
- Poesia da sugestão
- Imagens vagas, imprecisas
- Busca da realidade para além da aparência
- Sinestesia - Mistura de sensações
- Poesia da sugestão
- Imagens vagas, imprecisas
- Busca da realidade para além da aparência
- Sinestesia - Mistura de sensações
Cruz e Sousa: hábil no uso de recursos simbolistas, seu texto é marcado pelo uso de sinestesias e figuras sonoras, como aliteração e assonância. Interessado em captar o mistério das relações que compõem o universo a seu redor, produz uma poesia que oscila entre a profundidade psicológica e a angústia metafísica. Em seus textos é visível, além de clara obsessão pela cor branca, o tema do conflito entre carne e espírito.
Alphonsus de Guimaraens: considerado o primeiro grande poeta místico brasileiro, trata de temas como morte e misticismo. Sua poesia deriva da tradição medieval e apresenta características típicas dessa época, como o uso de redondilhas e a idealização da mulher amada.
O subjetivismo simbolista resgata valores bem próximos ao Romantismo, caso da valorização do sonho e dos mistérios da morte. Essas características se contrapõem à racionalidade parnasiana e ganham importância em qualquer análise do período.
Geografia
Agricultura Intensiva = Utiliza máquinas , fertilizantes, tecnologia de ponta e é caracterizada pela alta produtividade.
Agricultura Extensiva = Utiliza mão de obra, com técnicas de queimadas e possui uma baixa produtividade.
Obs.: Produtividade é sinônimo de produzir muito em pouco espaço
Pecuária Intensiva = Utiliza recursos tecnológicos avançados como a fertilização artificial. O gado é confinado. Visa o leite.
Pecuária Extensiva = É feita em grandes extensões de terra, com o gado solto, sem muitos recursos tecnológicos visando a carne.
Agricultura familiar: Produz alimentos para o mercado interno. Tem uma produção alta, porém não é produtiva (produz bastante, mas em uma grande área de terra)
Agricultura de jardinagem: Praticado no sul e sudeste asiático, com uma grande produção de arroz usando muita mão-de-obra, é utilizada com a técnica de terraceamento. Esta agricultura pode ser classificada como extensiva
Cinturões verdes e bacias leiteiras.
Estão localizados perto dos grandes centros (os alimentos estragam facilmente, logo o transporte precisa ser rápido), utilizam mão de obra familiar, de sistema intensivo.
Agricultura Patronal (Agronegócio)
-Uso intensivo de mecanização e tecnologia
-Agricultura para exportação
-Monocultura
-Utilizam grandes latifundios
As partes do agronegócio:
1 - Dentro da porteira: Todas as atividades relacionadas ao plantio e a colheita
2 - Pré-porteira: Todas as atividades relacionadas a venda de produtos utilizados durante o plantio e a colheita como Insumos.
3 - Pós-porteira: Todas atividades relacionadas ao transporte, enlatamento, beneficiamento dos produtos até o consumidor.
Insumos Agrícolas -> devem garantir a proteção e a nutrição das plantas, estes podem ser: sementes fertilizantes, fungicidas, maturadores, etc.
Eles podem trazer prejuízos como a contaminação de lençóis freáticos, rios, lagos e trazer males a saúde humana.
Sistema Agrícola de Plantation
-Usa grandes extensões de terras
-Usa mão de obra
-Tem características do Brasil colonial
-Monocultura e visa a exportação.
Agricultura dos EUA
-Alta produtividade
-Uma das mais modernas
-Tem grandes faixas de terras chamadas cinturões agrícolas.
Revolução verde: Os EUA incentivaram a maximização da produção agrícola (por meio de insumos, biotecnologia e outros) para amenizar o problema da fome. Estas técnicas foram levadas para países subdesenvolvidos.
OGM (organismos genética mente modificados)
-Pontos positivos:
Alta produtividade
Maior resistência a pragas
Maior adaptabilidade
-Pontos negativos:
Proliferação de insetos
Uso de agrotóxicos e fertilizantes (podem contaminar solos, rios, lagos e lençóis freáticos)
Erosão Genética (pode trazer alguns animais e vegetais a extinção)
Orgânicos - Livre de produtos químicos
-Pontos postivios:
Não tem produtos químicos '-'
Procura o equilíbrio para o solo
Utiliza adubo orgânico
-Pontos negativos:
Muito caro
Maior dificuldade em lidar com pragas
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Revisão de Matemática
Matemática 1
Poliedros (provavelmente não cairá muito sobre essa parte)
São sólidos formados por faces poligonais.
Filosofia
Filosofia da ciência
-Método significa Meta (através) Hodos (caminho) Através de um caminho, por isso o método cientifico (problema/hipótese/teste/conclusão)
As leis e teorias científica queria explicar os fenômenos pra prevê-los.
Ciência x Filosofia
No começo elas tinham características semelhantes, a ciência antiga era contemplativa, ou seja, ela não testava apenas lançava teorias, assim como a filosofia. Já a ciência moderna já começa a testar (a usar o método). O mito da ciência: A ciência não traz o conhecimento absoluto.
(Obs.: Segundo a prof, esses filósofos serão cobrados indiretamente na prova)
Karl Popper
-Critério da refutabilidade (falseabilidade), para provar que a sua teoria é verdadeira você deve achar falhas nela, assim você poderá consertar essas falhas.
-Transitoriedade de uma teoria, as teorias estão sendo derrubadas, algo que um dia era verdade agora já não é.
Gaston Bachelard
-História da ciência
-A ciência progride por rupturas epistenológicas (por erros nas teorias)
-A ciência depende muitas vezes da imaginação e criatividade.
Thomas Kuhn
-A ciência passa de "ciência normal" para "ciência extraordinária" quando você quebra um paradigma, uma teoria, quando ela deixa de ser absolutamente correta.
Poliedros (provavelmente não cairá muito sobre essa parte)
São sólidos formados por faces poligonais.
Equação de Euller
F + V = A + 2
Prismas!
Prismas são poliedros que tem duas faces paralelas iguais (bases) e as outras faces são paralelogramos (quadrados ou retângulos) chamados de face lateral
O que pode ser pedido é a área total, o volume ou a diagonal de um paralelepípedo.
Área total:
Calcule a área da base e multiplique por 2.
Calcule a área de cada face lateral.
Some as áreas.
Volume:
Calcule a área da base e multiplique pela altura.
ATENÇÃO: Se o prisma for oblíquo (a aresta lateral não forma 90º com a base) você terá que calcular a altura, geralmente por meio de um triângulo) não note o desenho super mal feito:
Diagonal de um paralelepípedo:
Diagonal de um cubo (é a mesma fórmula, a diferença é que todos os lados são iguais)
d = raizde (a² + a² + a²)
d = a. raizde3Filosofia
Filosofia da ciência
-Método significa Meta (através) Hodos (caminho) Através de um caminho, por isso o método cientifico (problema/hipótese/teste/conclusão)
As leis e teorias científica queria explicar os fenômenos pra prevê-los.
Ciência x Filosofia
No começo elas tinham características semelhantes, a ciência antiga era contemplativa, ou seja, ela não testava apenas lançava teorias, assim como a filosofia. Já a ciência moderna já começa a testar (a usar o método). O mito da ciência: A ciência não traz o conhecimento absoluto.
(Obs.: Segundo a prof, esses filósofos serão cobrados indiretamente na prova)
Karl Popper
-Critério da refutabilidade (falseabilidade), para provar que a sua teoria é verdadeira você deve achar falhas nela, assim você poderá consertar essas falhas.
-Transitoriedade de uma teoria, as teorias estão sendo derrubadas, algo que um dia era verdade agora já não é.
Gaston Bachelard
-História da ciência
-A ciência progride por rupturas epistenológicas (por erros nas teorias)
-A ciência depende muitas vezes da imaginação e criatividade.
Thomas Kuhn
-A ciência passa de "ciência normal" para "ciência extraordinária" quando você quebra um paradigma, uma teoria, quando ela deixa de ser absolutamente correta.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Revisão de Biologia 2 e Física 1
COMUNICADO IMPORTANTE!
A matéria começou a ficar muito pesada para conseguirmos dar conta. Por isso não vamos mais conseguir fazer resumos para todas as provas, por exemplo hoje teremos apenas Bio 2 e talvez Fis 1. Espero que compreendam.
A matéria começou a ficar muito pesada para conseguirmos dar conta. Por isso não vamos mais conseguir fazer resumos para todas as provas, por exemplo hoje teremos apenas Bio 2 e talvez Fis 1. Espero que compreendam.
Biologia 2
Répteis
Uma grande característica dos répteis é que eles foram os primeiros vertebrados a "realmente dominar" o ambiente terrestre. Isso se deve a sua pele impermeável queratinizada que evita a desidratação e a sua respiração pulmonar.
Características importantes:
-Ectotérmicos (a temperatura do corpo depende da temperatura do ambiente)
-Gnatosmatas (Boca com mandíbula)
-Fecundação interna e ovo grande com casca (fornecendo proteção e nutrição)
-Fecundação interna e ovo grande com casca (fornecendo proteção e nutrição)
-Excreção de ácido úrico (pouco tóxico)
-Coração nos crocodilos com 2 átrios e 2 ventrículos sem mistura de sangue (venoso e arterial)
-Coração nos demais com 2 átrios e 1 ventrículo com mistura de sangue.
-Coração nos demais com 2 átrios e 1 ventrículo com mistura de sangue.
Ordens:
•Chelonia - Tartaruga
•Crocodilia - Crocodilo (deixam dentes para fora e são agressivos)
-Gavial
-Jacaré
•Squamata - Iguana
•Lacertilia - Lagarta
-Possuem escamas
•Ofidia - Serpentes
- Cobras
- Fazem a muda
- Biologicamente só existem cobras (realmente cobras) em 2 lugares do mundo.
•Rhynchocephalia
Aves
As aves possuem penas que as permitem voar e a homeotermia (manter a temperatura constante). Os ossos pneumáticos deixa-as mais leves também possui pulmões com sacos aéreos, que servem como reserva de ar. Possuem a glândula uropigiana, que produz um sebo impermeabilizando as penas. Um dos principais motivos pela sua habilidade de voar é o osso esterno: Quilha (ou Carena) mais pontudo permitindo maior aerodinâmica. Tem trato digestivo com ingluvio (papo) e moela (estômago mecânico). Não tem bexiga urinária, excretam tudo pelo ácido úrico.
Dividem-se em:
Ratitas - Não voam
Carinatas - Voam
Carinatas - Voam
Dióicos, fecundação interna, ovíparos.
Mamíferos
Tem como principal característica glândulas mamárias. Pelos e diafragma são características exclusivas dos mamíferos. Os pelos e o panículo adiposo (gordura) servem como isolante térmico. Os mamíferos são Homeotérmicos (mantém a temperatura do corpo constante) e endotérmicos (possuem uma fonte de calor interno)
Grupos:
Protothera ou Monotermata
- Oviparos, os filhotes se alimentam pelo leite que escorre entre os pelos.
Ex.: Ornitorrinco e equidna
Metatheria ou Marsupialia
- Viviparos, com placenta rudimentar, os filhotes nascem prematuros.
Ex.: Canguru, gambá e cuia.
Eutheria
- Viviparos, placenta bem desenvolvida
Ex.: Humanos.
Ordens (acho difícil de cair na prova)
Cetácea - Baleia, golfinho
Ungulados - Vaca, zebra
Sirênios - Peixe-boi
Prosboscídea - Elefantes
Edentada - Tamanduá
Carnívora - Cão, gato, onça
Primata - Gorila, macaco, homen
Rodentia - Castores
Quiroptera - Morcego
Física 1
Lentes
As lentes convexas (de borda fina) serão convergentes e as lentes côncavas serão divergentes se a lente for mais refringente que o meio. Caso o meio seja mais refringente que a lente, as lentes convexas serão divergentes e a lente côncava (borda grossa) serão convergentes.
Propriedades:
Raios paralelos ao eixo, refratam pelo foco.
Raios que passam pela origem refratam sem desvio.
Raios que passam pelo foco refratam paralelos ao foco
Física 1
Lentes
As lentes convexas (de borda fina) serão convergentes e as lentes côncavas serão divergentes se a lente for mais refringente que o meio. Caso o meio seja mais refringente que a lente, as lentes convexas serão divergentes e a lente côncava (borda grossa) serão convergentes.
Propriedades:
Raios paralelos ao eixo, refratam pelo foco.
Raios que passam pela origem refratam sem desvio.
Raios que passam pelo foco refratam paralelos ao foco
Vergência (v)
Para calcular a vergência (grau) da lente use a fórmula:
Para calcular a vergência (grau) da lente use a fórmula:
V = 1/f
Atenção: A distancia focal deve sempre estar em Metros
A unidade de vergência é Diotropia (di) também chamada de "grau". Na prova coloque di nas respostas!
Equação de Gauss:
1/f = 1/p + 1/p'
A = Hi/Ho = -p'/p
f - Distância focal
p - distância do objeto até a lente
p' - distância da imagem até a lente
Hi - altura da imagem
Ho - altura do objeto.
Atenção: Se uma imagem é "projetada" ela só pode ser real e invertida, sendo assim a ampliação negativa. Apenas lentes com distância focal positiva podem projetar imagens.
domingo, 1 de julho de 2012
Revisão de Química e História!
Química 2 (por Rafael Salomão)
Fenol ou Benzenol
Química 1 (por Jonathan)
História por Rafael Salomão
Revoltas do período Regencial:
*Cabanagem:
- De 1835 a 1840, no Grão-Pará (Pará).
- Reuniu a população pobre (indígenas, mestiços e negros) que viviam em cabanas na beira dos rios.
- Movimento começou com a divisão da elite paraense em torno da nomeação do presidente da província.
- Cabanos chegaram a tomar Belém, assumiram o governo provincial e declararam a independência da província.
- Depois de prolongada resistência, o movimento fracassou devido à traição de vários participantes e pela indefinição quanto aos rumos do governo da província.
- Cerca de 20% da população da província morreu durante o conflito.
* Revolução Farroupilha ou guerra dos Farrapos:
- De 1835 a 1845, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- A mais longa das revoltas teve como líder Bento Gonçalves e Davi Canabarro.
- Recebe esse nome em função da grande participação dos pobres esfarrapados, embora tivesse fosse comandada por estancieiros (grandes fazendeiros).
- Tinham como objetivo obter maior autonomia na província e reduzir os altos impostos sobre o charque.
- Entrou em declínio no segundo reinado e depois de várias batalhas, o armistício foi negociado e a anistia concedida a todos.
* Sabinada:
- 1837 e 1838, na Bahia, pretendendo implantar uma república.
- Liderada por Francisco Sabino e continha a classe media.
- Prometiam libertar os escravos brasileiros que apoiassem a revolução.
- Cercados pelo exército governista, revoltosos resistiram até meados de março de 1838.
- Milhares foram mortos ou feitos prisioneiros.
* Balaiada:
- No Maranhão em 1838 a 1841.
- Participaram pobres e miseráveis, lutavam contra essa pobreza e miséria que a região enfrentava.
- Tem esse nome devido a um dos lideres ser apelidado de Balaio.
- Movimento começou a partir de uma reivindicação política, o restabelecimento dos juízes de paz, mas ganhou proporções maiores.
- Anistia oferecida pelas tropas do governo esvaziou a insurreição.
- Apenas um dos líderes foi condenado à forca.
* Malês:
- Na Bahia em 1835.
- Feita por Africanos mulçumanos.
- Queriam acabar com os brancos na Bahia, “uma Bahia só de Africanos”.
- Quase todos os participantes acabaram punidos.
O segundo reinado:
*Inicio:
- Golpe da maioridade: devido às revoltas e a instabilidade que o governo mostrava os parlamentares aprovaram uma lei que dava maioridade ao imperador.
* Economia:
- Baseava-se no cultivo e exportação do café.
* Abolição e imigração:
- Tarifa Alves Branco (1844): 30% de imposto para mercadorias (importadas) sem similares nacionais e 60% de imposto para mercadorias (importadas) com similares nacionais.
- Bill Alberdeen: A INGLATERRA proibia o trafico negreiro no Atlântico.
- Lei Eusébio de Queiroz (1850): Proibia o trafico de escravos no Brasil.
- Lei do Ventre Livre (1871): Liberdade para os filhos de escravos nascidos a partir de 1871.
- Lei do Sexagenário: Liberdade para os escravos com 65 anos ou mais.
- LEI AUREA (1888): ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.
* Inicio da mão de obra salariada:
- Proposta do Sen. Nicolau de Campos Vergueiro Parceria. Trazia imigrantes para o Brasil, mas na maioria das vezes o imigrante era enganado e não tinha um bom convívio com o patrão.
- Esses imigrantes saiam de seus trabalhos e começavam a se fixar em terras “sem dono”.
- Lei de Terras (1850): Tinham que provar que eram donos de suas terras.
- Fracasso de tipo de imigração.
- Nova proposta Sistema Subvencionado, onde o imperador financia a vinda de imigrantes.
* Guerra do Paraguai:
- Tríplice aliança (BR, ARG, URU + Inglaterra) X Paraguai.
- Disputa pelo comercio na bacia do prata.
- Inicio: Ofensiva do ditador Paraguaio Solano Lopes.
- Causa: Questões platinas e interferência brasileira na soberania Paraguaia.
- Final: Brasil vence, mas acaba atolado em dívidas. Paraguaia entra numa crise profunda da qual sente consequências ate os dias de hoje.
Funções
Oxigenadas:
Álcoois:
Hidroxila ligada a um carbono saturado è C – OH
Nomenclatura oficial (IUPAC): nº de Carbonos + nº de ligação + ol
Nomenclatura usual: Álcool + radical + ico
Ex.:
ou CH3 -
CH2 – OH è etanol (IUPAC)
/ álcool etílico.
Aldeídos:
Carbonila na extremidade do composto è
ou - COH
Nomenclatura oficial (IUPAC): nº de C + nº de ligação + al
Cetonas:
Carboxila entre carbonos è
Nomenclatura oficial (IUPAC): nº de C + nº de ligação + ona
Ex.:
è Propanona (IUPAC)
Ácido
Carboxílico:
Carbono com dupla ligação com o O e uma
ligação com a hidroxila
Nomenclatura oficial (IUPAC): Acido
nº de C + nº de ligação + oico
Ex.:
Éteres:
Oxigênio entre dois carbonos è C – O – C
Nomenclatura oficial (IUPAC): Éter
grupo (radical) + ico e grupo (radical) + ico
A nomenclatura usual: n ° de C(lado menor) + oxi + nome
hidrocarboneto (lado maior)
Ex.:
CH3 - CH2 - O - CH2 - CH3 è Éter dietilico (IUPAC) / metoxi – metano.
Fenóis:
Ciclo de carbono aromático ligado a
hidroxila:
Ex.:
Fenol ou Benzenol
3-metil-benzenol ou
meta-metil-fenol
Ésteres:
R=Radical
Acido carboxílico + Álcool è Éster + Agua
Nomenclatura oficial (IUPAC): n°de C + ato de (prefixo da
ramificação) + ila
Ex.:
Reações
de esterificação:
Química 1 (por Jonathan)
Balanceamento de reações de óxido-redução
Supomos um exercício, balanceie a equação:
K2Cr2O7 +
HCl -> Cl2 + CrCl3 + KCl + H2O
Teremos que calcular o NOX e ver qual
elemento variou, nesse caso foi o K2Cr2+6O7
-> Cr+3Cl e o HCl-1-> Cl20 . Após
descoberto quais NOX variaram, você deve calcular a variação e multiplicar pelo
maior coeficiente do átomo:
Variação do Cr: 3 . 2 =
6
Variação do Cl: 1 . 2
= 2
Como o número do Cr e do Cl são multiplos
você pode simplificá-los:
ΔCr = 3
ΔCl = 1
Feito isso
você deve inverter a posição:
1Cr
3Cl
Pronto você tem o coeficiente de um dos elementos da equação, coloque-o no elemento que teve maior coeficiente no átomo:
Pronto você tem o coeficiente de um dos elementos da equação, coloque-o no elemento que teve maior coeficiente no átomo:
1 K2Cr2O7 + HCl -> 3 Cl2 + CrCl3 + KCl + H2O
Depois é só ir ajustando, por exemplo:
Existem apenas 7 oxigênios do lado
esquerdo, logo terão 7 oxigênios do lado
direito
1 K2Cr2O7 + HCl -> 3 Cl2 + CrCl3 + KCl + 7H2O
Se tem 14Hidrogênios do lado direito, terão
14 hidrogênios do lado esquerdo!
1 K2Cr2O7 + 14HCl
-> 3 Cl2 + CrCl3 +
KCl + 7H2O
Existem 2
potássios (K) do lado esquerdo, terão 2 potássios do lado direito.
1 K2Cr2O7 + 14HCl
-> 3 Cl2 + CrCl3 + 2KCl + 7H2O
Existem 2 Crômios do lado direito, teremos
2 Crômios do lado esquerdo
1 K2Cr2O7 + 14HCl
-> 3 Cl2 + 2CrCl3 + 2KCl
+ 7H2O
Tadãã
Pilha de Daniell
Observações: Eletrodo é a placa
Onde sofre oxidação, diminui a placa e aumenta a concentração de íons é o polo negativo.
Onde sofre oxidação, diminui a placa e aumenta a concentração de íons é o polo negativo.
Onde sofre redução, aumenta a placa e
diminui a concentração de íons é o polo positivo.
Ponte salina serve para manter o equilíbrio
entre cátions e ânions.
O fluxo de elétrons é do ânodo para o
cátodo.
Potencial das Pilhas
A Aline como boa professora falou que
quando os dois forem potencial de redução (ou oxidação) você deve fazer ΔEº = Emaior - Emenor
e
quando um for potencial de redução e o outro oxidação você deve fazer ΔEº = Emaior + Emenor.
Mas o jeito mais fácil é: tire os sinais e
some.
História por Rafael Salomão
Revoltas do período Regencial:
*Cabanagem:
- De 1835 a 1840, no Grão-Pará (Pará).
- Reuniu a população pobre (indígenas, mestiços e negros) que viviam em cabanas na beira dos rios.
- Movimento começou com a divisão da elite paraense em torno da nomeação do presidente da província.
- Cabanos chegaram a tomar Belém, assumiram o governo provincial e declararam a independência da província.
- Depois de prolongada resistência, o movimento fracassou devido à traição de vários participantes e pela indefinição quanto aos rumos do governo da província.
- Cerca de 20% da população da província morreu durante o conflito.
* Revolução Farroupilha ou guerra dos Farrapos:
- De 1835 a 1845, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- A mais longa das revoltas teve como líder Bento Gonçalves e Davi Canabarro.
- Recebe esse nome em função da grande participação dos pobres esfarrapados, embora tivesse fosse comandada por estancieiros (grandes fazendeiros).
- Tinham como objetivo obter maior autonomia na província e reduzir os altos impostos sobre o charque.
- Entrou em declínio no segundo reinado e depois de várias batalhas, o armistício foi negociado e a anistia concedida a todos.
* Sabinada:
- 1837 e 1838, na Bahia, pretendendo implantar uma república.
- Liderada por Francisco Sabino e continha a classe media.
- Prometiam libertar os escravos brasileiros que apoiassem a revolução.
- Cercados pelo exército governista, revoltosos resistiram até meados de março de 1838.
- Milhares foram mortos ou feitos prisioneiros.
* Balaiada:
- No Maranhão em 1838 a 1841.
- Participaram pobres e miseráveis, lutavam contra essa pobreza e miséria que a região enfrentava.
- Tem esse nome devido a um dos lideres ser apelidado de Balaio.
- Movimento começou a partir de uma reivindicação política, o restabelecimento dos juízes de paz, mas ganhou proporções maiores.
- Anistia oferecida pelas tropas do governo esvaziou a insurreição.
- Apenas um dos líderes foi condenado à forca.
* Malês:
- Na Bahia em 1835.
- Feita por Africanos mulçumanos.
- Queriam acabar com os brancos na Bahia, “uma Bahia só de Africanos”.
- Quase todos os participantes acabaram punidos.
O segundo reinado:
*Inicio:
- Golpe da maioridade: devido às revoltas e a instabilidade que o governo mostrava os parlamentares aprovaram uma lei que dava maioridade ao imperador.
* Economia:
- Baseava-se no cultivo e exportação do café.
* Abolição e imigração:
- Tarifa Alves Branco (1844): 30% de imposto para mercadorias (importadas) sem similares nacionais e 60% de imposto para mercadorias (importadas) com similares nacionais.
- Bill Alberdeen: A INGLATERRA proibia o trafico negreiro no Atlântico.
- Lei Eusébio de Queiroz (1850): Proibia o trafico de escravos no Brasil.
- Lei do Ventre Livre (1871): Liberdade para os filhos de escravos nascidos a partir de 1871.
- Lei do Sexagenário: Liberdade para os escravos com 65 anos ou mais.
- LEI AUREA (1888): ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.
* Inicio da mão de obra salariada:
- Proposta do Sen. Nicolau de Campos Vergueiro Parceria. Trazia imigrantes para o Brasil, mas na maioria das vezes o imigrante era enganado e não tinha um bom convívio com o patrão.
- Esses imigrantes saiam de seus trabalhos e começavam a se fixar em terras “sem dono”.
- Lei de Terras (1850): Tinham que provar que eram donos de suas terras.
- Fracasso de tipo de imigração.
- Nova proposta Sistema Subvencionado, onde o imperador financia a vinda de imigrantes.
* Guerra do Paraguai:
- Tríplice aliança (BR, ARG, URU + Inglaterra) X Paraguai.
- Disputa pelo comercio na bacia do prata.
- Inicio: Ofensiva do ditador Paraguaio Solano Lopes.
- Causa: Questões platinas e interferência brasileira na soberania Paraguaia.
- Final: Brasil vence, mas acaba atolado em dívidas. Paraguaia entra numa crise profunda da qual sente consequências ate os dias de hoje.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Revisão de LP e Geog.
Geografia (por Rafael Salomão)
Transportes:
- Tem como finalidade o deslocamento de
pessoas e mercadorias de um lugar para outro.
- Evoluíram a partir da revolução
industrial.
- Fatores levados em conta no
transporte: Carga transportada, distancia a ser percorrida, tempo/preço do
percurso.
*
Meio de transporte:
- Fluvial: Destaque na Europa (Reno,
Danúbio, Ródano, Sena, Volga, etc). Os maiores e mais famosos rios brasileiros
são: O Amazonas, o São Francisco e o Tietê. A navegação fluvial depende de
alguns fatores: Relevo e clima. As principais vantagens desse meio de
transporte são: BAIXO CUSTO (mais econômico para grandes distancias) e grande
capacidade de carga.
- Marítimo: É bem utilizado em
transporte a longas distancias. Depende da: disponibilidade, qualidade e
capacidade das embarcações, bem como da eficiência e instalações dos portos.
Divide-se em dois tipos: Internacional e Cabotagem.
- Ferroviário: Importante na economia de
vários países, principalmente na dos desenvolvidos. Vantagens: Grande
capacidade de cargas e passageiros, mais econômico que o rodoviários e nos mais
modernos pode-se alcançar altas velocidades.
- Rodoviário: É o mais utilizado no
Brasil, que apresenta uma das maiores redes rodoviários do mundo. Vantagens:
Facilidade de acesso aos diversos locais, mercadoria é entregue em vários
locais/porta a porta (não tem ponto fixo) e a rapidez na entrega quando estas a
pequenas distanciam.
- Aéreo: Por incrível que pareça, é o
meio de transporte mais seguro, além de ser o mais rápido para longas
distancias. Vantagem: Rapidez. Desvantagem: altos custos.
- Multimodal: É aquele regido por um
único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem
até o destino.
Literatura (por Rafael Salomão)
Simbolismo:
* Características:
- Metáforas e analogias sensoriais;
- Grande ênfase em temas místicos,
imaginários e subjetivos;
- Caráter individualista;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração, a assonância e sinestesia;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração, a assonância e sinestesia;
- Ambientação onírica;
- Geralmente narra ações;
- Utilização de substantivos abstratos
como próprios, para isso usa-se letra maiúscula;
- Religiosidade, misticismo;
- SUBJETIVISMO;
- Repudio as realidades sociais,
diferente das escolas anteriores.
*
Autores:
- Cruz e Souza (Maior autor simbolista):
Forte musicalidade, espiritualidade e misticismo. Escreveu “Missal” e
“Broqueis”
- Alphonsus de Guimaraens: Extrema
religiosidade, sugestão da cor branca.
Gramática (por Rafael Salomão)
Orações Subordinadas
Substantivas
-
Eu já disse que quero uma bola.
Or. principal (João, eu já disse)
+ conj. integrante (que) + or. subord. Subst.(quero uma bala).
- Foi confirmado que o exame deu
positivo.
Dica:
Observe que a oração subordinada substantiva pode ser substituída pelo pronome ”isso".
Assim, temos um período simples: Foi confirmado isso ou Isso foi confirmado.
Dessa forma, a oração correspondente a "isso" exercerá a função de sujeito.
Existem 6 tipos de oração
subordinada substantiva:
* Subjetiva: ocupa a função de sujeito da oração principal.
Exemplos:
- É preciso que o grupo melhore.
Verbo de Ligação + predicat. + O. S. S. Subjetiva
Verbo de Ligação + predicat. + O. S. S. Subjetiva
- É necessário que você compareça à reunião.
VL + predicat. O. S. S. Subjetiva
VL + predicat. O. S. S. Subjetiva
- Consta que esses homens foram presos anteriormente.
VI + O. S. S. Subjetiva
VI + O. S. S. Subjetiva
*
Predicativa:
ocupa a função do predicativo do sujeito da oração principal.
Exemplos:
- A verdade é que você não virá.
Suj. + VL + O. S. S. Predicativa
Suj. + VL + O. S. S. Predicativa
- A nossa maior preocupação era que chovesse.
* Objetiva Direta:
Funciona como objeto direto do verbo da or. principal.
Exemplos:
- Nós queremos que você fique.
Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta
Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta
- Os alunos pediram que a prova fosse adiada.
Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta
Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta
* Objetiva Indireta:
ocupa a função do objeto indireto do verbo da or. principal.
Exemplos:
- Gosto de que me tratem bem!
Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta
Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta
- A mulher precisa de que alguém a ajude.
Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta
Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta
* Completiva Nominal: ocupa a função de um
complemento nominal de um nome da or. Principal.
Exemplos:
- Tenho vontade de que aconteça algo inesperado.
Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal
Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal
- Toda criança tem necessidade de que alguém a ame.
Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom.
Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom.
* Apositiva: ocupa a função de um aposto da oração
principal.
Exemplos:
- Toda a família tem o mesmo
objetivo: que eu passe
no vestibular.
Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva.
Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva.
Orações
subordinadas adjetivas:
Orações adjetivas são aquelas orações que
exercem a função de um adjetivo dentro da estrutura da oração principal. Elas
são sempre iniciadas por um pronome
relativo e servem para caracterizar
algum nome que aparece na estrutura da frase. Há dois tipos de orações
adjetivas: as restritivas e
as explicativas.
O. S. Adjetivas Restritivas:
funcionam como adjuntos
adnominais e
servem para designar algum elemento da frase. NÃO pode ser isolada por VÍRGULAS,
e restringe, identifica o substantivo ou
pronome ao qual se refere.
Exemplo:
- Você é um dos poucos alunos que
eu conheço.
Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva.
Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva.
- Eles são um dos casais que
falaram conosco ontem.
Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva.
Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva.
- Os idosos que gostam de dançar se
divertiram muito.
Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv.
Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv.
O. S. Adjetivas Explicativas:
ao contrário das restritivas, são QUASE SEMPRE isoladas por VÍRGULAS. Servem
para adicionar características ao ser que designam. Sua função é explicar, e
funciona estruturalmente como um APOSTO explicativo.
Exemplo:
- Meu tio, que era advogado, prestou serviços ao
réu.
Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI
Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI
- Eu, que não sou perfeito, já cometi alguns
erros graves.
Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD
Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD
- Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv.
Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv.
Oração Subordinada Adverbial
Tem vários tipos. Só tem informações a
mais e se tiradas ainda fazem sentido.
-
causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal.
As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
Ex: A cidade foi alagada porque o rio transbordou.
- consecutivas: indicam uma consequência do fato referido na oração principal.
As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.
- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.
Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa.
- concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
Ex: Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos.
- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc.
Ex: Tudo ocorreu como estava previsto.
- comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.
Ex: Ele tem estudado como um obstinado (estuda).
- finais: exprime a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc.
Ex: Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor.
- temporais: demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que,...
Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.
- proporcionais: expressam uma ideia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais... Tanto mais, quanto mais... Tanto menos, etc.
Ex: Quanto menos trabalho, menos vontade tenho de trabalhar
As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
Ex: A cidade foi alagada porque o rio transbordou.
- consecutivas: indicam uma consequência do fato referido na oração principal.
As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.
- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.
Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa.
- concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
Ex: Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos.
- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc.
Ex: Tudo ocorreu como estava previsto.
- comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.
Ex: Ele tem estudado como um obstinado (estuda).
- finais: exprime a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc.
Ex: Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor.
- temporais: demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que,...
Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.
- proporcionais: expressam uma ideia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais... Tanto mais, quanto mais... Tanto menos, etc.
Ex: Quanto menos trabalho, menos vontade tenho de trabalhar
ORAÇÕES
REDUZIDAS:
Sobre as Orações Reduzidas
Observe as frases abaixo:
Ao terminar a prova, todo candidato deve
aguardar.
Ouvimos uma criança chorando na
praça.
Comprada a casa, a família mudou-se.
Veja que as orações em destaque não são
introduzidas por conjunção. Além disso, os verbos estão em suas formas nominais (infinitivo, gerúndio
e particípio). As orações que apresentam essa forma recebem o nome de Orações
Reduzidas.
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