segunda-feira, 28 de março de 2011

Revisão de História e Química

Dúvidas nos comentários!


Grécia!
A origem da grécia veio com a civilização Cretense, que recebeu migrações dos Aqueus, eles deram origem a civilização micenica.
Com a chegada dos Dórios a civilização micênica foi destruída, essa foi a 1ª diáspora grega (onde os povos se dispersaram e criaram novas comunidades, os genos)
Os genos eram pequenas comunidades rurais e auto-suficientes lideradas por um Pater.
A escassez do solo e as brigas por terras levaram a união dos genos -
2ª diáspora grega - Expansão da grécia pelo mediterrâneo e formação das pólis.
As pólis eram divididas em:
Eupátridas: Bem nascidos, tinham vários privilégios.
Georgóis: Agricultores
Thetas: Marginalizados
As pólis eram divididas geograficamente, onde:
Acrópole: Parte mais alta e mais rica
Ágora: Praças públicas
Núcleo Urbano: Parte mais baixa.
A Grécia antiga se localizava no sul da península balcânica, era um terreno muito montanhoso.
Por ser um montanhoso as cidades não eram unidas politicamente.


Esparta
Fundada pelos Dórios, localizava-se na península do peloponeso. Era uma planície fértil, adequada para agricultura.
Sociedade:
Espartanos: Descendentes dos Dórios, elite militar, tinham muitos privilégios.
Periecos: Trabalhadores.
Hilotas: Propriedade do Estado espartano.

Apenas os espartanos tinham a educação militar.
Meninos espartanos: 
0-7: educados pela mãe
7-18: Ingressavam para o exército e aprendiam técnicas de guerra.
18+: Entravam no exército como soldados
30-60: Casavam-se e participam da ápella
60+: Não precisavam mais guerrear e podiam se candidatar para a Gerúsia.
Meninas: Preparadas para serem mães espartanas.

Política Espartana:
Gerúsia: Conselho de Anciãos, formado por 28 espartanos com mais de 60 anos, cargo vitalício(criavam leis, julgavam e administravam)
Éforos: Chefes de governo, formado por 5 espartanos eleitos anualmente.
Diarquia: 2 Espartanos, faziam as decisões religiosas e militares
Ápela: Espartanos com mais de 30 anos (Elegiam e aprovavam leis).

Esparta era uma sociedade pouco dinâmica, sem mobilidade entre os grupos, sempre foi oligárquica e aristocrática.

Atenas!
A sociedade era dividida em:
Eupátridas: Bem nascidos.
Demiurgos: Comerciantes
Georgóis: Fazendeiros
Thetas: Marginalizados
Escravos
Atenas ficava no sul da grécia, numa região pouco fértil. Ao longo do tempo os Georgóis foram falindo, pois não conseguiam competir com os preços de outras pólis. Os demiurgos se enriqueceram pelo comércio com outras pólis.
Atenas começou como uma monarquia, mas foi derrubada e se iniciou uma oligarquia, onde os arcontados (eupátridas com mandato anual) tinham funções administrativas, judiciárias, religiosas e militares. Estes eram fiscalizados pelos areópagos.

Os demiurgos ficaram irritados por não fazerem parte do governo e começaram a pressionar os eupátridas. Para amenizar isso o Drácon, escreveu todas as leis, mas continuou dando privilégios para os eupátridas, a insatisfação continuou crescente. O Sólon mudou as coisas, ele acabou com a escravidão por dividas e criou a Bulé (formado por 400 homens com renda) estes criavam leis e também criou a Eclésia uma assembléia para todos os homens com mais de 18 anos.
Os eupátridas não gostaram das reformas e começaram sucessivas tiranias (Uma pessoa governa com poderes ilimitados).
Clístenes organizou uma rebelião e implantou a democracia a cidade ficou pacifica. Ele dividiu a cidade em 10 tribos segundo o território, aumentou a bulé e criou o Ostracismo, 10 anos de exílio para quem for contra a ditadura, para manter a paz e a democracia.
Os cidadãos eram homens com mais de 18 anos, nascidos em atenas com pai e mãe atenienses.


Guerras médicas (Persas x gregos)
Foram 3 batalhas:
1ª Os persas chegam em atenas, mas perdem mesmo tendo um número superior de soldados.
2ª Os persas (com o imperador Xerxes) vem com 100 mil homens, os gregos (com 300 espartanos) lutam, porém perdem, assim os persas invadem e saqueiam atenas.
3ª Persas atacam atenas pelo mar, mas são derrotados.
Vitória dos gregos.
Durante as guerras, as cidades gregas formaram a Liga de Delos, onde todas as cidades pagavam impostos para manter os exércitos. Mesmo depois do final da guerra Atenas insistiu em continuar a Liga dizendo que outra guerra poderia acontecer.
Atenas começa a desviar dinheiro da liga de delos, e assim começa a se desenvolver Idade de ouro em atenas. As cidades ao perceberem que atenas desviando dinheiro da liga ficaram muito bravos, então formaram a liga do peloponeso, lideradas por esparta.
Na guerra do peloponeso (que durou 17 anos) esparta foi a vencedora.


Como a grécia em geral ficou enfraquecida, os macedônios (liderados pelo Alexandre, O grande) aproveitaram, invadiram e dominaram.
Isso deu origem ao Período Helenístico, que foi marcada pela mistura da cultura grega aos valores orientais.


Periodo helenistico: (parte por Rafael Salomão)
Dominio Macedonico sobre a grecia
Expansão do imperio de Alexandre, o grande até a India
Difusão da cultura grega, misturando aos valores orientais
Filosofia(3 correntes)
Estoicismo(Zenão):A felicidade para atingirmos o equilibrio
Epicurismo(Epicuro):A felicidade esta em momentos de prazer
Eticismo(Pirro):A felicidade esta em não julgar, o conceito depende dos sujeitos 



Cultura Grega:
A religião deles tinha vários deuses, imortais com formas humanas.
O teatro tinha os generos principais Comédia e Tragédia que retratavam o cotidiano.

A arquitetura tinha 3 estilos: os dóricos (sem muitos detalhes), os Jônicos (com uma quantidade moderada de detalhes) e os Coríntios (muitos detalhes)
A filosofia:
 Pré-sócrates: Explicação a partir da natureza

 Sofista: A expressão de opniões para chegar a conclusões
Sócrates: Questionar para chegar ao conhecimento
Platão: Mito da caverna.
Aristóteles: utilizar os sentidos para chegar ao conhecimento




Química!
Mudanças de estado físico
Curva de Aquecimento e Resfriamento
Substância Pura (Pontos de Ebulição e Fusão fixos)
1. Mistura Azeotrópica (Ponto de Fusão variabel e Ponto de Ebulição constante)
2. Mistura Eutética (Ponto de Ebulição variavel e Ponto de Fusão constante)
3. Mistura (Pontos de Ebulição e Ponto de Fusão variáveis)
Densidade
Quanto mais densa a substância mais no fundo ela fica, ex.: Água (1g/cm³) + Óleo (0,9g/cm³)

Misturas
Heterogêneas: Contém mais de uma fase, água + óleo.
Homogêneas: Apenas uma fase, água + álcool

Substância Pura
Homogênea: Apenas uma fase, álcool

Heterogênea: 2 Fases ou mais, água + gelo
A substância além de pura pode ser
 Simples: Apenas um elemento, O2, Cl2,...

 Composta: Mais de um elemento, H2O,...


Lei da Conservação da Massa de Lavoisier
Após uma reação química a massa inicial é igual a massa final.

CaCo3 -> CaO + Co2
100g          56g      44g



Lei das Proporções Consantes de Proust
Se você mudar o peso de uma substância composta a proporção continua igual.
C    +  O2 -> CO2 
12g     32g      44g
24g      x         88g
O valor de x é 64g (2.32=64)



Teoria Atômica de Dalton
O átomo é o menor constituinte da matéria, eles tem diferentes tamanhos.
Molécula: união de 2 ou mais átomos


Métodos de separação de misturas
São muitos, então vou colocar os que EU acho mais importantes (a maioria deles você entende só pelo nome ex.: catação, filtração)
Decantação
Destilação Simples

Destilação Fracionada (usa as diferentes temperaturas de ebulição)
Filtração


*propriedades da matéria
Matéria- Tem massa e ocupa lugar no espaço

Corpo- Porção delimitada da matéria
Objeto- O corpo que ganha utilidade



Veja as páginas 120 e 129 do livro de história para uma linha do tempo
Aff desisto, agora só comenta quem tem conta no blogger.

58 comentários:

  1. Acho que o resumo nao entrou

    ResponderExcluir
  2. acho q voce esqueceu de postar o resumo

    ResponderExcluir
  3. espera eu to escrevendo o resumo, eu sempre coloco duvidas nos comentários logo que começo escrever

    ResponderExcluir
  4. desculpa muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. o resumo fica pronto até hoje a noite ?? :)

    ResponderExcluir
  6. jo vc só escreve o que tá no caderno resumidamente!!!
    inclusive em outras revisões, seja criativo menino!!!
    Mario acaba com a criatividade das pessoas!!!

    ResponderExcluir
  7. hm... parabéns yama, se passando por outra pessoa.

    ResponderExcluir
  8. o jo faz tudo, perde a tarde dele escrevendo resumo pra ajudar a gnt e vocês ainda reclamam ? percam a propria tarde e façam um resumo melhor então (:

    ResponderExcluir
  9. ele perde a tarde estudando!

    ResponderExcluir
  10. Resumo do Jo rules! \õ/ Parabéns Jo, e obrigada por nos ajudar =)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelos elogios!
    Mas nada de ofender outras pessoas viu?

    ResponderExcluir
  13. nao foi uma ofenca foi só uma pergunta

    ResponderExcluir
  14. quem não gosta dos resumos do jo, por favor não entre mais no blog.

    ResponderExcluir
  15. Vc vai no medico só pra nao falar das guerras medicas.. hihiii... *_*... q piadinha legauuuu

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. piadinha sem graça mais sim piadinha legauuuu ;)

    ResponderExcluir
  18. yama para de se passar por outras pessoas
    by:verdadeiro rodrigo

    ResponderExcluir
  19. não é o yama, sou eu o ovo, seu amiguinho.

    ResponderExcluir
  20. Se você realmente for o OVO poste com seu usuário no blogger.

    ResponderExcluir
  21. yama, chega vai, todo mundo já percebeu que é você aqui. se não gosta do blog, não entra mais.
    se você não percebeu, você está apenas se queimando cada vez mais aqui.

    ResponderExcluir
  22. condensacao, cristalisacao e solidificacao sao fenomenos fisicos ou kimicos?

    ResponderExcluir
  23. Eu não reclamo, eu faço críticas e citações legais junto com o ovo!!

    ResponderExcluir
  24. Nao fui eu nao esse eh meu primeiro comentario...

    ResponderExcluir
  25. E Jo vc podia excluir os comentarios aninimos toscos que o yama assina por outros
    e detalhe que a unica coisa que eu sei de shakespere eh o treco da cavera

    ResponderExcluir
  26. Condensação e solidificação são elementos físcos, já cristalização eu não sei xD

    ResponderExcluir
  27. ele disse cavera de hamlet

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. yama nao adianta vc ja se queimo...
    nao adianta fk botando culpa em outros pq pelos menos 4 vc tento ferra por causa da bestera q vc fez, acho q ja tem prova suficiente q sempre foi voce postando

    ResponderExcluir
  30. huahauahu hj eu to atentado, eu não tentei ferra os outros, haha. e não acho que eu me queimei!!
    vc ainda não sabia que era eu postando?!?!
    haha, e não fui eu que mandei o restart, ok?

    ResponderExcluir
  31. Eu não quis ofender ninguém com as citações e nem com a crítica! o jo sabia que era eu, geral sabia que era, eer.
    Desculpa se eu ofendi o ovo ou o rod, era uma brincadeira, haha xD, se o mundo não tivesse problema não seria o mundo, e então eu animei o blog, HAHAHAUSASUAHSUAHSUAHS (essa foi a minha desculpa mais toscAa).
    quem é que diz que eu me queimei?? fala por msn que eu tenho o direito de me defender também!!

    ResponderExcluir
  32. postaram um troço de restart cheio de corações e assinaram como yama, haha xD

    ResponderExcluir
  33. ISSO AE JO PULSO FIRME SO COM CONTA E SE ZUA LEVA PORRADA kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Toda brincadeira tem o seu fundo de verdade, o mundo tem problemas demais, não crie mais um.

    ResponderExcluir
  36. vc diz que o mundo tem problemas demais como se vc usasse todo seu tempo pra resolve-los, não é bem assim!
    Eu não sou um problema pro mundo, eu até faço coisas positivas, como: ... eu não sei, HAHAAHUSHA

    ResponderExcluir
  37. o blog ta famoso ate um cara de otro bj ta vendo

    ResponderExcluir
  38. na verdade tem um blog o Blog da Ana que eh igual a esse

    ResponderExcluir
  39. É verdade yama, eu não passo todo o meu tempo tentando resolver problemas, mas eu sei que ter um problema é melhor que ter 2.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. mas é melhor ter um do que viver no tédio!

    ResponderExcluir
  42. Quem excluiu o comentário do leo?
    Se o tédio é não ter problemas eu prefiro ficar no tédio!

    ResponderExcluir
  43. http://www.youtube.com/watch?v=8GLPtynyRfc

    ResponderExcluir