segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Revisão de Matemática e Sociologia

E ai como foram de feriado? aproveitaram bastante?

Matemática 1
Função quadrática! (ou função polinomial do 2º grau)
A função quadrática é expressa por:  F(x) = ax² + bx + c
Você terá que saber algumas regras dessas funções:
A imagem será um "guia" para essa revisão:

•Sempre o c (de F(x) =ax²+bx+c) vai ser o local onde a parábola passa pelo ponto y.

•Para achar as raízes de uma função quadrática você deve zerar o F(x), exemplo:
Qual(is) as raizes da função F(x) = x²-4x+3 ?
0 = x² - 4x +3 (lembra-se de bhaskara? então...)
Δ = 16 - 12
Δ = 4
x = +4 ± 2
          2
x'= 1
x"= 3
As raízes são 1 e 3

•Um dos pontos mais importantes, senão o mais importante no gráfico de uma função polinomial do 2º grau é o Vértice.
Usando a função anterior F(x) = x² -4x +3 um outro exemplo:
Dê o vértice dessa função, para isso você precisará saber duas fórmulas (infelizmente) e elas são:
Xv = -b
         2a
Onde Xv é o (a posição) x do vértice; e
Yv = -Δ 
         4a
Yv é o y do vértice

Logo
Xv = +4 / 2 -> Xv =2
Yv = -4 / 4 -> Yv = -1*
Então a posição do Vértice será (2,-1)
Fiz algumas correções acima *

Agora que já temos os pontos principais (raízes, c, e o vértice) podemos desenhar o gráfico


•Uma das coisas que a prova pode cobrar será o valor máximo ou o valor mínimo, dependerá da equação, usando a mesma função F(x) = x² -4x + 3, o a concavidade está virada para cima, fazendo que ela tenha um valor mínimo, Yv = -1, preste atenção no desenho acima, podemos achar o valor máximo dessa parábola? (ela é infinita), resumindo mais: x positivo, valor mínimo. x negativo valor máximo.

•O conjunto imagem dessa função está relacionado ao valor máximo ou mínimo, nessa função o conjunto imagem é {y e IR / y ≥ -1}, ou seja, para qualquer valor de x que você substituir a resposta sempre será maior ou igual a -1 (nessa função, é claro)

•A análise de crescimento e decrescimento é muito simples, na função acima antes do vértice ela é decrescente {x e IR/ x ≤ 2} e depois do vértice ela é crescente {x e IR/ x ≥ 2}

•O último ponto que pode ser cobrado em funções quadráticas é o estudo do sinal, que diz para qual valores de x o y vai ser positivo ou negativo ou quando ira zerar, para a função de exemplo:

então Y será menor que zero ( y < 0) quando 1
Y maior que zero (y>0) quando 1> x ou 3< x
e será igual a zero quando x = 1 e x = 3

Inequações
Sistema de inequações, vamos supor que um exercício peça: Quais são os valores para que as duas inequações sejam verdadeiras?
x² -4 < 0
x² -3x < 0
E ai o que você faz? Como podemos ver o resultado das equações tem que ser negativo ( - ), logo você iguala a zero e resolve
x² -4 = 0
x' = 2
x" = -2

x² -3x = 0
x' = 0
x" = 3

logo depois você vai fazer um desenho de como as parábolas ficarão:



Mas você quer saber quais valores de x substituídas nas duas ao mesmo tempo deixam-nas verdadeiras então você fará uma interseção






Produto e divisões de inequações do 2º grau
Supomos (mais uma vez) que o exercício peça valores para que a inequação seja verdadeira:
x²-5x+6  ≥ 0
x² - 16

Observamos que o resultado deverá ser positivo ou igual a zero.
Dessa vez separaremos e igualaremos a zero as inequações:
x²-5x+6 = 0 (vou pular como resolver vou direto as raízes)
x' = 2
x" = 3

x² -16 = 0
x'= 4
x" = -4

Assim faremos o desenho para ver como fica:
 Note que o -4 e o 4 estão com bolinha aberta porque eles não entram, pois é impossível dividir por zero (x² - 16)
Logo faremos a tabela (procurando por positivos):

Para uma multiplicação o processo é quase o mesmo:
Supomos:
(x²-5x+6) . (x² -16) ≥ 0

O resultado deverá ser maior ou igual a zero
Mais uma vez separamos e igualamos a zero e resolvemos:

x²-5x+6 = 0
x' = 2
x" = 3



x² -16 = 0
x'= 4
x" = -4


A unica diferença será que você poderá usar o 4 e -4, eles não ficarão com a bolinha aberta pois não estamos dividindo.
Então faça o desenho, a tabela e você terá:
S = ]-∞, -4] U [2,3] U [4, +∞[

Resumindo: Sistema você usa interseção
                  Produto ou Divisão você usa tabela


Matemática 2 (escrito por Rafael Salomão editado por mim)

Áreas:
losango:



Comprimento da circunferência... C = 2. π. r





MATRIZES:
Dada uma matriz A de ordem m x n, a matriz transposta dela será representada por At de ordem “invertida” n x m. 
Essa ordem invertida significa que para transformarmos uma matriz em matriz transposta, basta trocar os elementos das linhas pelo das colunas e vice-versa. 
Veja o exemplo: 
Dada a matriz A = 
3x2
a matriz transposta representada por At, será:
2x3

 
Adição 
Para adicionarmos duas ou mais matrizes é preciso que todas elas tenham o mesmo número de linhas e de colunas. A soma dessas matrizes irá resultar em outra matriz que também terá o mesmo número de linhas e de colunas. 
Os termos deverão ser somados com os seus termos correspondentes. 
Concluímos que: 
Dada duas matrizes, A e B, as duas de ordem m x n. Então, A + B = C, A3x2 + B3x2, o C será obrigatoriamente C3x2. 
Veja o exemplo abaixo: 
Dado a matriz A = 
e matriz B = 
 se efetuarmos a soma dessas matrizes teremos: 
Somaremos os termos correspondentes em cada matriz: 
Com a soma das duas matrizes obtivemos outra matriz C =
 . 
Subtração 
Mesma coisa que a adição:

Com as matrizes podemos desenvolver várias operações, como: adição e subtração entre matrizes, multiplicação entre matrizes e multiplicação de matrizes um com número real.

A multiplicação de uma matriz por um número real funciona da seguinte forma: considerando uma matriz qualquer C de ordem mxn e um número real qualquer p.
 Veja o exemplo: Dada a matriz C = 

e o número real p = 3. O produto p . C será: 

3. C = 
              











C =   ( 3.3  1.3  )
         ( 2.3  -5.3)
  

C = ( 9      3  )
       ( 6    -15)


(obs.: esses ) deveriam ser apenas um parênteses grande)
                   )
As relações nos polígonos inscritos na circunferência são:


Sociologia
Bom bem resumido: (para maiores informações leia o livro)
O sistema de castas (geralmente quando abordado se refere a Índia), é divida pela religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação, as principais classes na Índia são:
•Brâmanes - Casta sacerdotal superior a todas
•Xádrias - Normalmente guerreiros que participam do governo
•Vaixás - Comerciantes, artesãos, camponeses...
•Sudras - Inferiores, trabalham com coisas não muito agradáveis (limpam esgoto, dentre outras coisas...)
O sistema de castas tem como principais características a Não mobilidade entre castas, a endogamia(casamento apenas entre pessoas de mesma casta), a Hereditariedade e a proibição do contato físico entre pessoas de diferentes classes;

A sociedade por estamentos é a do feudalismo que tinha 3 classes:
•Clero
•Nobres
•Resto da população
Nesta sociedade era possível muda de classe, apesar de ser bem raro.

O capitalismo divide classes principalmente por seu nível de riqueza, classes A,B,C,D e E, classe alta, média, baixa. Mas também pode ser pelo status (profissão).

E ainda tem mais sobre a desigualdade e tals, é mais fácil vocês lerem

Boa prova a todos!




62 comentários:

  1. essa equação será...?

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  2. Ta imcompleto ainda né?

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  3. Cadê o resto, vermes inúteis! Não fazem nada direito. Porcos.

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  4. "vermes inúteis" nossa, se eles sao vermes inuteis pq que você ta pegando revisão aqui, então?

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  5. são muito úteis sim, verme é vc que não é capaz de fazer nada sozinho!

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  6. E vc ta fazendo oq?
    Se ta pegando revisão aqui, é pq vc tbm é um vagabundo q n sabe fazer nada sozinho, e tbm tem q pegar um resumo prontinho '-'

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  7. a diferença é que vc fica putinho pelo fato de não terem postado o resto do resumo, enquanto to indo atrás do conteúdo no livro, o site AJUDA

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  8. Seria legal se alguém colocasse um "problema" com matrizes né?
    Não sei como é um problema com matrizes!

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  9. Vcs podem colocar um exercicio de força centripeta ???

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  10. Hahahahahha ta bem emmmmm hahahah. Forca centripeta?! Hahahha vc sabe por acaso em que ano estamos? Ou seu nome? Hhahhaha

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  11. falando em fisica
    eu voto por uma revisao do Bjtao de fisica(só de fisica mesmo)

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  13. É q a professora falo q ia cai tudo misturado , tipo ia cai umas paradas de fisica :/

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  14. Anônimo disse...

    so tem viado


    nao se esqueca de q vc "ta com a gente"

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  15. Ah se for cair algo com física será parecido com o exercício 5 da página 174 do c.a. =)

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  17. Valeu Jonathan. Aqui eh do Bj Lourdes, seus resumos ajudam bastante, pricipalmente literatura que eu não me digno a copiar.Continue assim, metade da minha sala ja olha seus resumos, eles ja salvaram muita gente lá da recuperação. Obrigado + uma vez.

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  19. meus coments n tão aparecendo pq?

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  20. "Valeu Jonathan. Aqui eh do Bj Lourdes, seus resumos ajudam bastante, pricipalmente literatura que eu não me digno a copiar.Continue assim, metade da minha sala ja olha seus resumos, eles ja salvaram muita gente lá da recuperação. Obrigado + uma vez."

    Seu comentário me deixou mto feliz =D

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    Por favor, PAREM DE XINGAR pq hj tá difícil, hein? grato

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  21. Faltou as relações de raio, apótema e lado. Só para os polígonos inscritos em circunferencia

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  23. hein me da uma ajuda? o que é matriz simetrica?

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  25. Jonathan, assim n dá. Faz um site nem que seja sem pagar domínio só pra ter que fazer cadastro aí quem xingar vc pode banir.

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  27. concordo com o anonimo ali
    o cara que chingo o jo eh um bosta

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  29. meu o menino tá fazendo resumo pra gente e vcs xingando,MEU SE TOCA, primeiro que não é obrigação dele fazer resumos e obrigação SUA estudar sei inutil. o site não vai te ensinar tudo que os professores tentaram nas aulas e sim relembrar ou ensinar as coisas mais faceis mais depende da sua base. e admiro muito os meninos que sempre postam as coisas aqui, obrigada de novo :)

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  33. vocês não vem que esses anonimos querem atenção, é só não responder e pronto... DON'T FEED THE TROLL

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  36. Muito obrigado pela colaboração (ironia)
    ok, vou tirar o anônimo que deveria servir para tirar dúvidas ¬¬

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  38. sem anonimo ^^
    quero ve alguem fala alguma coisa agora

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  39. agora quero ver babaca vim xinga quem ta de boa

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  40. haha até parece que agora aquele anonimo vai continua falando

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  41. cara, acho que em matrizes só vai cair igualdade de matrizes, tanto que o prof falo que ia só cair um exercicio de igualdade de matriz no simulado. E cai inequação do 2º grau? carai,no bjtão não caiu nem do 1º

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  42. concordo sem anonimo
    assim vai acabar a babaquice de anonimos chingando

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  43. Sem anonimo fica bem melhor, sem essa frescura de esconder a cara, ou cria uma conta e mostra pra todo mundo quem é ou fica quieto pra sempre!

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  44. MEUDEUS, to rindo demais com esses anonimos otarios. de boa, se você acha que os resumos são ruins, ou algo do tipo, porque perdeu seu tempo entrando aqui? e voce ainda tem um fundo de esperança de que o jo se ofende com tudo isso? meu, o jo é um dos meninos mais gente boa que eu conheço, ele perde a tarde inteira dele pra ajudar os outros. e voce nao sabe NADA da vida dele. gay é voce que tem que
    ficar falando que fica quem voce quer. seila mas pra mim quem faz tanta questao de mostrar isso é porque nao pega ninguém! homem o bastante que nao mostra nem a cara, puf. seu viado! se voce é tao foda assim, crie um blog, faça resumos tao bons quanto as do jo, quero ver se vai ter tanta gente entrando como entram aqui!

    vai estudar seu inutil, vai fazer voce seu proprio resumo, e se voce nao gosta do blog nao entre mais. os resumos são OTIMOS e ajudam MUITA gente. na real, se voce entra é porque
    voce gosta dos resumos, nao perderia seu tempo a toa, hahaha mas voce nao é grandinho o suficiente pra falar que o jo é bem mais inteligente que vc, haha burro otario.

    estou imaginando aqui, o jo deve ter chorando a tarde inteira porque voce xingou ele né, meudeus! coitado. HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA SE TOCA TROUXA, VAZA DAQUI
    boaaa prova pra todos, estou MORRRRRRRRRRRRRRENDO de saudades de todos os meus amigos da 12, eu amo voces demais! - fernanda de almeida vieira (:

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  45. isso ai sem anonimo, os cara vem paga de machinho aqui, quero ve por a poha do nome ali pra chinga, vamo ve se é macho agora

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  46. so tenho uma coisa a dizer
    CHUPA!!!!
    anonimo vc pensou q era o bonzao, mas todos aki provaram q sua opiniao nao vale nada.(FER falo tudo q eu penso)

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  47. OOI, alguém poderia me ajudar em um exercício?

    *Determine o valor de m para que a parábola que represente graficamente a função y=3x²-x+m passe pelo ponto (1,6)

    Muuuito Obrigada ;)

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  48. por favor sem comentários xingando contra ou a favor do jo, pq tá nas regras que é PROIBIDO xingar

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  49. ajuuda, por favor! na questão ali em cima

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  50. Como eu sei quando vai usar Interseção ou quando vai usar a Tabelinha? D:

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  51. Bruna, os pontos são sempre dados em (x,y) então ele te deu os pontos: x = 1 e y =6 isso significa que quando o x for 1 o y será 6, logo basta substituir:
    6 = 3.(1)² -1 + m
    6 = 3 -1 + m
    6 - 2 = m
    Logo a resposta é m = 4
    espero ter ajudado =)

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    por favor sem comentários xingando contra ou a favor do jo, pq tá nas regras que é PROIBIDO xingar
    =) valeu yama!

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    Inteseção = Sempre que tiver SISTEMA
    Tabela = Sempre que tiver MULTIPLICAÇÃO OU DIVISÃO

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  52. "Cadê o resto, vermes inúteis! Não fazem nada direito. Porcos." que arriado, mas eu gosto dos resumos, já me ajudaram muito, muito obrigado a vocês!

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  53. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  54. cara, eu vi ontem o resumo do livro e hoje ele nao ta mais ae. poderia passa por e-mail? eu nao li e a prova é amanha :/
    e.rik500@hotmail.com
    thx

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  55. entãão, vai ter resumo pra alguma matéria do BJTAO?? eu agradeceria se dessem uma ajuda em matérias como: geografia, história, biologia, quiímica.

    Obrigada, :)

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