segunda-feira, 23 de abril de 2012

Revisão de LP e Geografia

Revisão de Literatura por Rafael Salomão

Realismo:
Características:
·         O excessivo subjetivismo romântico é substituído pela descrição da realidade (e da relação do homem com a sociedade). 
·         Ênfase na hipocrisia da burguesia.
·         Influência de movimentos políticos (socialismo, comunismo, anarquismo etc.). 
·         A ciência se afirma como único método para se conhecer, efetivamente, a realidade (racionalismo).
·           Novos campos do conhecimento (como a sociologia e a psicologia) influenciam a literatura. 
·         O "eu" literário não será mais fruto da espontaneidade ou da emotividade, como no Romantismo, mas de uma reflexão muitas vezes aguda e sempre consciente dos limites que a sociedade impõe ao homem - e das angústias e insatisfações daí decorrentes. 
·         Pessimismo: ceticismo e niilismo.
·         Uso de ironia, sarcasmo, etc...

Obras de Machado de Assis em duas fases:
Primeira fase (obras românticas):
- Na prosa: Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Contos Fluminenses, Histórias da Meia-Noite.
- Na poesia: Crisálidas, Falenas, Americanas.
- No teatro: Os Deuses de Casaca, O Protocolo, Queda que as Mulheres Têm para os Tolos, Quase Ministro, Caminho da Porta.
Segunda fase:
- Na prosa: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.
Memórias Póstumas de Brás Cubas:
Inovou em 3 casos: Defunto autor, 1° livro anacrônico e interlocução.
Machado de Assis, em 1881, publica a primeira obra nacional à moda dos pensadores franceses. Memórias Póstumas de Brás Cubas narra a história de Brás Cubas (defunto autor ou autor defunto) que depois de morto resolve escrever suas memórias. A visão da vida é negativa, pessimista. Quase tudo na obra é a negação, a miséria, a desgraça, descrita num humor sutil, com grandes mergulhos psicológicos. Parece que a vida se reduz a uma grande negação, nada dignifica o viver.  Na obra podemos facilmente perceber a hipocrisia social, a amizade por interesses, incompetência de Brás, amor por Virgília. 

Quincas Borba.
Nesta obra existe um grande conflito entre o Quincas Aristocrata x Quincas mendigo. Livro em 3ª pessoa. Percebe-se uma grande hipocrisia com relação ao Quincas rico achar que é melhor que o pobre só por causa do dinheiro, sendo que ele também cometia muitos erros.

Dom Casmurro.
Visão pessimista do casamento e da vida. Bentinho é destinado à vida sacerdotal. Ama Capitu. Sai do seminário e casa-se com ela. Nasce-lhe o filho Ezequiel. Bentinho julga-se traído e vê o filho cada vez mais parecido com Escobar. Tenta assassinar o filho; interna-o no colégio. A vida do casal desaba. Capitu morre, bem como seu filho Ezequiel. Bentinho, mergulhado na tristeza e solidão (daí Dom Casmurro) conta a história de sua vida (o romance).

Memorial de Aires.
Última obra de Machado de Assis, publicada no mesmo ano de sua morte. Diário escrito pelo Conselheiro Aires, relatando suas memórias. Nesta obra conseguimos perceber a falta de ordem temporal e novamente a hipocrisia.

 Não esqueça de ler “Para viver um grade amor” de Vinicius de Moraes (pgs 15/17/21/24/30/52/56/64/88/92/100/109/118/129/131/147/152/155/164/165/171/178/187/193)

Gramática

Para este simulado de Gramática, teremos:
Uma questão de interpretação (considerada difícil pelo Chico)
Uma de oração sem sujeito
Uma sobre Objeto direto e verbo transitivo direto
Uma sobre complemento nominal

Uma oração sem sujeito pode ocorrer de três formas:
Quando indicam fenômenos da natureza, como: “Ventou Muito” “Anoiteceu” “Choveu forte”
Quando utiliza o verbo “fazer” seguido de ideia de tempo ou temperatura, como: “Faz 3 meses que não mato alguém” “Ontem fez 37ºC” (Sempre conjugado no SINGULAR!)
Quando utilizar o verbo “Haver” no sentido de existir, acontecer, sempre conjugado no SINGULAR, exemplo: “Havia alunos muito legais naquela turma” OBS.: a frase “Existem alunos muito legais naquela turma” TEM sujeito (não me pergunte o porquê..)

Objeto Direto e Verbo Transitivo Direto
Um verbo para ser considerado transitivo, é quando ele precisa de um complemento, exemplo: “Os jornais publicarão”, essa frase assim fica sem sentido, é necessário um objeto “Os jornais publicarão uma nova pesquisa” para ser considerado objeto direto não há preposições (de, a)
O objeto direto pode ser substituído por pronomes, exemplo: “Eu conheço o aluno novo”, o aluno novo pode ser trocado por um pronome: “Eu o conheço”, nesse caso “o” é o objeto direto.

Complemento Nominal
O complemento nominal sempre complementa um substantivo abstrato! Mas nem sempre um substantivo abstrato precisa de um complemento... O complemento nominal é sempre iniciado por uma preposição, exemplo: “O sonho de uma vida melhor motivou a muitos” de uma vida melhor é complemento nominal. Já “O sonho do governante motivou a muitos” do governante não é complemento nominal, pois demonstra POSSE.
( Substantivo abstrato: Não é material, não pode ser visualizado, são sentimentos/ações, “a necessidade” “a ofensa” “a acusação” “o gosto”)

Geografia


O prof nos passou o conteúdo das questões do simulado (centro)
1. Análise de pirâmide etária
2. Pop. economicamente ativa
3. Análise de taxa de natalidade e problemas urbanos
4. Análise da faixa etária (jovens/adultos/idosos)
5. Taxa de fecundidade e expectativa de vida
6. Análise de pirâmide etária
7. Movimento migratório
8. Movimento migratório
9. PEA
10. Análise de distribuição de renda

Política de clareamento da população brasileira
Em 1808 há a abertura dos portos, iniciando as migrações para o Brasil:
1850 – Lei de Terras, doação de grandes lotes de terra para portugueses
1850 – Lei de Queiróz: Proibia o tráfico negreiro para o país
Nos períodos de 1914-1918 e 1939-1943 houve uma grande queda na imigração, por causa da 1ª e 2ª guerra mundial respectivamente.

1934 – Lei de cotas: Instituía uma cota de 5% dos imigrantes que já estão no país (exemplo: têm 100 italianos no BR, nesse ano só podem entrar mais 5 italianos). A lei de cotas não vale para Portugal.

Êxodo rural: Do campo para a Cidade *(Em 1964 a economia muda de predominante rural para urbana e industrial)
Migração Pendular: Da Região metropolitana para a Metrópole (todo dia)
As regiões metropolitanas são conhecidas como cidades dormitórios.
Emigração – Saída
Imigração – Entrada

Fluxos Migratórios internos:
Fim do século XIX e início do século XX: Ciclo da borracha (Movimento em direção ao norte)
1930 – Abertura de estradas, movimento do nordeste em direção ao sudeste. (desde 1995 ocorre um movimento de retorno)
1956 – Movimento para Brasília (por causa de sua construção)
1970/1980 – Expansão das fronteiras agrícolas, do Sul para MT e RO (Exploração de minérios e recursos naturais, criação de gado)
1990 – Expansão das novas fronteiras agrícolas, de SP e Sul para MT (Problemas: Devastação do cerrado e da floresta amazônica)

Conurbação: Quando duas ou mais cidades se juntam.

PEA – População economicamente Ativa – TODOS os adultos! (mesmo que não trabalhem)
PEI – Aposentados, deficientes e estudantes que NÃO trabalham (se trabalham são PEA)

Setores do trabalho – aprox. pop brasileira em cada setor.
1º Agricultura, pecuária (rural) – aprox. 20%
2º Indústrias – aprox. 20%
3º Comércio – aprox. 60%

Significado em uma pirâmide:
Aumento de Idosos, Diminuição de Jovens = Melhor qualidade de vida, menos violência. Diminuição da PEA e aumento dos gastos da previdência

Nota: O IDH não traz informações totalmente confiáveis, por não explorar o tópico de desigualdade social.

Sei lá se essa revisão ficou boa...
Dúvidas nos comentários!

2 comentários: