domingo, 13 de maio de 2012

Revisão de Física e Biologia

Física 1
Espelhos esféricos:
Existem dois tipos de espelhos esféricos, o Côncavo e o Convexo:

Todo espelho esférico contém 4 elementos, sendo eles:

V – Vértice do espelho
C – Centro de curvatura (Pense que o espelho seja uma bola, o centro dessa bola é o centro de curvatura)
F – Foco (ponto médio entre o vértice e o centro de curvatura)
f – Distância focal (distância entre o vértice e o foco)

Do V até o C = Raio do espelho
Raio do espelho = 2x a distância focal

Os espelhos esféricos têm algumas propriedades:
•Todo raio paralelo ao eixo reflete pelo foco
•Todo raio que passa pelo foco reflete paralelo ao eixo (igual ao primeiro, mas invertido xD)
•Raio que passa pelo centro volta pelo próprio centro

•Raio que incide sobre o vértice é refletido simetricamente.


Espelhos Convexos são mais simples, só apresentam um caso:


A imagem é menor, direita e virtual. (Me divirtu!)

Os espelhos Côncavos são um pouco mais complicados, pois a imagem dependerá de onde o objeto for colocado, antes do centro, no centro, depois do centro, no foco, depois do foco, todos nos trarão imagens diferentes:

Antes do Centro:
A imagem é menor, real e invertida



No Centro:
A imagem é igual, real e invertida


Depois do Centro (até o foco):
A imagem é maior, real e invertida


No foco:
A imagem é imprópria (não é possível ver)

Depois do foco:
A imagem é maior, virtual e direita


Notas.: Todas imagens invertidas são reais
Todas imagens direitas são virtuais
Imagens reais só são possíveis em espelhos côncavos
Imagens reais podem ser projetadas em um anteparo (superfície, parede)

Equações sobre espelhos esféricos (equações de Gauss)

1/f = 1/p + 1/p’
p = Distância do objeto até o espelho
p’ = Distância da imagem até o espelho

A = Hi/Ho = -p’/p

A = Ampliação
Hi = Altura da Imagem
Ho = Altura do Objeto

Refração:
A luz se propaga com velocidades diferentes em cada meio, sendo menor que a velocidade da luz no vácuo ( <C)

O índice de refração (η) é calculado pela fórmula:

η = C/V

Sendo
η = Índice de refração
C = velocidade da luz no vácuo, 3.10^8 m/s (valor constante)
V = velocidade da luz no meio

Existe também o índice de refração de dois meios, ou seja do meio A em relação ao meio B, você usa a fórmula:

ηa,b = ηa/ ηb

O η é adimensional (não tem unidade), é maior ou igual a 1 SEMPRE, e quanto maior o η mais refringente é o meio.
Quanto maior o η mais devagar a luz é no meio.


Biologia 1 e 2 Por Rafael Salomão



Biologia
Provão
2° bimestre
Moluscos (Filo Mollusca):
- Animais de corpo mole.
- São animais triblásticos, celomado e protostômio.
-O corpo é divido em cabeça, pé e massa visceral. A cabeça é desenvolvida nos gastrópodes e cefalópodes; E reduzida nos bivalves. Os pés servem para locomoção. Nos cefalópodes os pés foram transformados em tentáculos. Na massa visceral encontramos os órgãos internos.

- Sistema digestório e excretor: O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. A excreção é feita por metanefrídios. Cada metanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.

- Sistema nervoso: É do tipo ganglionar. Os gânglios são unidos entre si por cordões nervosos. Sistema sensorial: olhos desenvolvidos em cefalópodes e gastrópodes; terminações nervosas sensíveis ao toque em bivalves.

- Sistema circulatório: é do tipo aberta, pois o sangue que sai do coração cai em cavidades ou lacunas que vão banhar as células. O coração ocupa a posição dorsal e fica em uma cavidade chamada pericárdica. Nos cefalópodes a circulação é do tipo fechado. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina (menos os bivalves) e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina. Transporta gases, nutrientes e resíduos metabólicos.

- Sistema respiratório: Presença de brânquias ciliadas (exceto cefalópodes) que se abrem na cavidade palial; “pulmão”: cavidades internas na concha revestidas pelo manto e ricamente vascularizadas = gastrópodes. Lesmas e dentálios: respiração cutânea.

- Sistema reprodutor: Podem ser hermafroditas ou dioicos, fecundação interna ou externa e desenvolvimento direto e indireto.

*Classes (3 + importantes):
- Classe Bivalvia: Os bivalves são um grupo grande e muito diverso. Existem espécies marinhas e de água doce. Possuem uma concha composta por duas partes, chamadas de valvas, articuladas por uma espécie de dobradiça situada na região dorsal. Possuem uma cabeça reduzida e um pé estreito que lembra a forma de um machado (corpo achatado lateralmente). Não tem radula. Ex.: ostras, os mexilhões e os mariscos.

- Classe Gastropoda: Os gastrópodes representam o maior grupo dentro dos moluscos. Tem a região cefálica bem desenvolvida. Existem espécies de água doce, marinhas e terrestres. Respiração branquial, pulmonar ou cutânea. Concha interna, externa ou ausente. O nome do grupo faz referência ao seu pé dorsal e musculoso, situado abaixo do estômago (do grego gastro, estômago, e podos, pé). Ex.: lesmas, os caracóis de jardim e os caramujos.

- Classe Cephalopoda: A concha pode estar presente, como nos náutilos, ou ausente, como é o caso dos polvos, ou ser reduzida e interna, como ocorre com as lulas e sépias. Ao redor da cabeça geralmente há um círculo de tentáculos que atua na movimentação e captura de alimentos. Tem um sistema nervoso muito desenvolvido (olhos desenvolvidos). Os cefalópodes são exclusivamente marinhos e incluem as lulas, sépias, náutilos e polvos.


Anelídeos:
- Corpo dividido em anéis.
- Triblásticos, Protostômio e celomados.
- Vivem em água doce, marinhas e terrestres.
- Sistema digestório e excretor:  Completo, Digestão extracelular e tem um par de metanefrídios por anel. Podem apresentar tiflossole e cecos para aumentar a absorção.

- Sistema nervoso: Ganglionar e ventral: Hiponeuros.

- Sistema circulatório: Fechado e com hemoglobina. Possuem de 8 a 10 corações.

- Sistema respiratório: Oligoquetas (cutâneas), poliquetas (brânquias primitivas) e aquetas (brânquias).

- Sistema reprodutor: Sexuada: Monoicos e dioicos, fecundação interna e externa, desenvolvimento direto e indireto. Assexuada (esquizogênese): alguns poliquetas.

*Classes (3 + importantes):
- Poliqueta: Muitas cerdas, aquáticos (marinhos), respiração branquial, fecundação externa e desenvolvimento indireto. Ex: Eunice sp. Nereis sp.

- Oligoqueta: Poucas cerdas, respiração cutânea, fecundação externa, desenvolvimento direto e na maioria hermafroditas (monoicos). Ex: Minhocas

- Hirudínea (aqueta): Sem cerdas, respiração branquial e desenvolvimento direto. Ex: Sanguessugas.

Segunda lei de Mendel:
Analisa duas ou mais características, causadas por dois ou mais pares de genes alelos, situados em dois ou mais pares de cromossomos homólogos.
“Dois ou mais pares de genes alelos situados em diferentes pares cromossômicos segregam-se independentemente formando todas as combinações possíveis nos gametas”.
Ex.: P)  R R V V (semente lisa e amarela)      x       r r v v (semente rugosa e verde)
              Gameta → RV                                                       Gameta → rv
* Esse cruzamento da 100% heterozigotos RrVv(F1).
                    F1 X F1
                RrVv X RrVv

9/16 → ervilhas com característica lisa e amarela; 
3/16 → ervilhas com característica lisa e verde; 
3/16 → ervilhas com característica rugosa e amarela; 
1/16 → ervilhas com característica rugosa e verde. 
Sistema sanguíneo ABO:
3 alelos: IA, IB e i.

Fenótipos
Genótipos
A
AA ou Ai
B
BB ou Bi
AB
AB
O
ii

Tipo A: Antígeno A e anticorpo anti-B
Tipo B: Antígeno B e anticorpo anti-A.
Tipo AB: Antígeno A+ antígeno B e sem anticorpo.
Tipo O: Sem antígeno e anticorpo anti-A + anti-B.

Sistema sanguíneo Rh:
O sistema Rh é determinado por um par de genes alelos com dominância completa. O alelo R é dominante e o r recessivo. Assim os possíveis genótipos para o sistema Rh são:

Obs.: O anti-Rh não existe naturalmente no organismo. Para tê-lo, uma pessoa Rh- deve entrar em contato com a proteína Rh e a partir disso ia produzir anticorpos. Nota: Uma vez em contato com Rh+, a pessoa com Rh- sempre vai produzir anti-Rh.

Nossa, que ruim... Mas foi a coisa mais engraçada que achei sobre o assunto! Haha

Física 2

Física 2

2ª Lei da termodinâmica
O calor flui espontaneamente do corpo quente para o corpo frio. É impossível transformar todo calor em trabalho.

Máquina Térmica
Funciona com a transferência de calor de uma fonte quente para um fonte fria, transformando parte do calor em trabalho. (Q1 = T + Q2)

Rendimento (η): Quantos % de calor é transformado em trabalho, ou seja:
η = T/Q1
ou
η = 1 – Q2/Q1

O rendimento NÃO tem unidade, é uma grandeza adimensional.
O rendimento está sempre entre 0 e 1, pode ser representado em porcentagem (0,1 = 10%)

Máquina Frigorífica
Usa energia (trabalho) para retirar calor da fonte fria para a fonte quente. (Q1 = T + Q2)


Eficiência (e): A cada 1 caloria de trabalho retira tantas calorias da fonte fria, ou seja:
e = Qf/T
A eficiência é sempre maior que 1
A eficiência é uma grandeza adimensional

Ciclo de Carnot
Proporciona o maior rendimento possível para uma máquina térmica, consiste em duas transformações adiabáticas e duas isotérmicas. De AB absorve calor e de CD rejeita calor.

O rendimento máximo (por meio do ciclo de Carnot) pode ser determinado pela equação:
η = 1 - T2/T1

Resultante de um sistema de forças
Para se calcular um resultante de forças, você decompõe todas as forças inclinadas em Fx e Fy, após isso você deve achar a resultante em x e em y, e assim aplicar Pitágoras: Fr² = Frx² + Fry²



Para Forças não colineares (que não formam 90º) será mais fácil aplicar a fórmula:

Fr² = F1² + F2² + 2.F1.F2.Cosx

Quando um exercício falar sobre o equilíbrio de um ponto material, um ponto material estático, as forças resultantes serão igual a zero!


3 comentários:

  1. não entendi essa fórmula

    ηa,b = ηa/ ηb

    na,b é n de a vezes n de b?

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  2. não, é ηab = ηa/ ηb não multiplica

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  3. ηa,b = ηa/ ηb
    É o índice de refração do meio A em relação ao índice de refração no meio B.

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