domingo, 20 de maio de 2012

Revisão de Matemática e Filosofia


MATEMATICA 1 ( Por @rafa_salo )

Cotangente:
Podemos definir cotangente como a relação que admite ser o inverso da tangente, sendo tangente o quociente do seno pelo cosseno, então cotangente será o quociente do cosseno pelo seno. 
      (tgx ≠ 0) 










Cossecante 
Definimos cossecante como a relação que admite ser o inverso do seno. Quando 
senx ≠ 0, dizemos que a cossecante de x é o inverso do sen de x. 
   (senx ≠ 0) 




Secante 
Definimos secante como a relação que admite ser o inverso do cosseno. Observemos o mesmo caso anterior, se cosx ≠ 0 a secante de x é inverso do cosx. 
   (cosx ≠ 0)



Equações trigonométricas:
2 cos2x – cosx – 1 = 0
Cos x = y (artificio)
2y2 + y – 1
Y ’ = ½ e Y “= -1
Cosx = ½ e  cosx = -1
S= {60°, 180°, 300°} è para 0 ≤ x ≤ 2
Ou
S= {x e IR/ x=π/3 + 2kπ ou π + 2kπ ou 5π/6 + 2kπ, k e Z}



Relação trigonométrica fundamental:

No circulo trigonométrico representamos o eixo horizontal pelo seno e o eixo vertical pelo cosseno. Escolhemos um ponto qualquer sobre a circunferência e projetamos o seno e o cosseno. Formamos um triangulo com o ângulo Ө.
Com base nesse triangulo retângulo formados utilizamos o teorema de Pitágoras:









sen² Ө + cos² Ө = 1    ou    sen2 Ө = 1 – cos2 Ө    ou    cos2 Ө = 1 – sen2 Ө.
Exemplo:
Considerando que sen x = 1/4 com 180 > x > 270 , determine cos x.
sen² x + cos² x = 1 è (¼)2 + cos2 = 1 è cos2x = 1- 1/16 è cos2x = 16/16 – 1/16 è
 mas como diz no enunciado que o x esta no 3° quadrante, e o 3° quadrante do cosseno é negativo, a resposta final é 


Propriedade dos arcos complementares:
Sen (π/2 - x) = cos x
Cos (π/2 - x) = sen x
Tg (π/2 - x) = cotg x
Sec (π/2 –x) = cossec x
Cossec (π/2 - x) = sec x
Cotg (π/2 - x) = Tg x
Exemplo:



                                                    Y = 1/ cos x ==> Y = Sec x



Formulas de adição e subtração de arcos:
• sen(x + y) = sen x . cos y + sen y . cos x 
• sen(x - y) = sen x . cos y – sen y . cos x 

• cos (x + y) = cos x . cos y – sen x . sen y 
• cos (x – y) = cos x . cos y + sen x . sen y 











Exemplo:
Cos75° = cos (30 + 45)= cos x . cosy – sen x . seny       =       cos30 . cos45 – sen45 . sen30
√3/2 . √2/2 - 2/2 . 1/2 è 6/4 - √2/4 è 


MATEMATICA 2 ( Por @rafa_salo )

Distancia entre dois pontos:
D2(A,B)= (Xb – Xa)2 + (Yb-Ya)2

 Alinhamento de 3 pontos:
Colineares è det = 0.
Não colineares è det diferente de 0

Equação reduzida da reta:
Y=mx+n
M: coef angular.
N: Coef linear.

Equação geral da reta:
Ax+by+c=0

Coeficiente angular:
M=tg alpha= Yb-Ya/ Xb – Xa



Posição relativa entre duas retas:

Retas Paralelas
As retas r e s têm o mesmo coeficiente angular.
mr = ms

Retas Concorrentes
As retas r e s têm coeficientes angulares diferentes.





Retas Perpendiculares
É um caso particular de reta concorrente. Duas retas são ditas perpendiculares quando os seus coeficientes angulares são tais que:
mr=-1/ms



Distancia entre ponto e reta:

Exemplo: Dados: A(3, -6) e r: 4x + 6y + 2 = 0. Descubra a distância entre A e r.
Temos que:   x: 3   y: -6   a: 4   b: 6   c: 2




Área de um triangulo:
(determinante dividido por dois).







Exemplo: Areatriangulo= 25/2 e seus vértices são (0,1), (2,4) e (-7,k). Quanto vale k? 
D = 
D = -7 + 2k + 28 -2 
D = 2k + 19 
Substituindo a fórmula teremos: 




25 = 2k + 19      25 – 19 = 2k       6 = 2k      6/2 = k 
k = 3


Exercicios indicados:
Pgs:272 (50, 57, 58)277 (68, 69, 70)279 (78)282 (88)285 (105, 106)511 (69)518 (80, 82, 84, 85)522 (89, 90, 91, 92, 93)

Filosofia ( Por @BruPandini , Bruna Pandini)


A partir do século XVIII , o capitalismo foi se consolidando em diversos países da Europa e  mais tarde em diversas regiões do mundo , vinculado ao capitalismo surge a Revolução Industrial , que trás muitas inovações tecnológicas como por exemplo o motor a gasolina e a máquina a vapor . Paralelamente trouxe uma nova forma da exploração do trabalho humano , o que gerou conflitos entre dois grandes grupos sociais : a burguesia empresarial (da indústria , do comércio , das finanças ) e de outro lado trabalhadores das cidades e dos campos .A Revolução Francesa é considerada marco inicial da época contemporânea , onde os burgueses reivindicavam participação política e na construção do novo modelo de sociedade . Com a Revolução Francesa surgiu também aspirações dos trabalhadores urbanos e do campesinato , essas aspirações iria gerar em seus desdobramentos as lutas e correntes socialistas do século XIX, que denunciaram a exploração do trabalho no cenário  capitalista .Com isso surgiram novas reflexões que causaram desconfianças em relação a ciência . Os complexos caminhos da sociedade contemporânea nos colocaram diante da desigualdade social e dos novos rumos da tecnologia –cientifica que foram melhor explicados pelo romantismo .O romantismo foi um movimento cultural iniciado no final do século XVIII  envolvendo arte e filosofia . Esse movimento reagiu contra o espírito racionalista e incentivava o uso dos sentimentos individuais que estavam em segundo plano . Tinha como características : exaltação das paixões , sensibilidade , subjetividade, natureza como força vital , a ideia iluminista foi trocada pela concepção emocional e mística , nacionalismo e amor a pátria .O idealismo alemão se desenvolveu no início  do século XIX , e teve como pioneiro o filosofo Fichte . Fichte tomou como inspiração o Eu de Kant e o transformou no principio criador de toda a realidade , dessa forma levou o idealismo ao seu apogeu , fundando uma doutrina onde a realidade objetiva seria produto do espírito humano . Para ele toda realidade exterior ao homem é o não-Eu .Schelling aprimorou a  ideia de Fichte , discordando da ideia do não –Eu , para ele existe um principio único , uma inteligência exterior ao próprio eu ,que rege todas as coisas .Hegel foi o principal expoente do idealismo  alemão , pois tentou responder o maior número de questões e reconciliar a filosofia com a realidade . Sua teoria busca entender a realidade como espírito ou seja,  como um todo (pensar realidade como processo , como movimento e não apenas como substância) e depois entender que a realidade enquanto espírito possui uma vida própria que é chamada por ele de Movimento Dialético (movimentos sucessivos e contraditórios –algo morre para outro nascer).  Hegel associa o movimento dialético ao movimento da realidade .  Seu pensamento era dividido em 3  momentos : tese , antítese e síntese ,os quais realizavam movimento circular (assim cada momento final de torna a tese do outro ).Ex: Uma planta (experiência do feijão no copinho )




O  pensamento de Augusto Comte era baseado no culto a ciência , doutrina chamada de positivismo . O positivismo se caracterizava por um tom geral de confiança nos benefícios da industrialização , bem como por um otimismo em relação ao progresso capitalista , guiado pela técnica e pela ciência . Seu pensamento era resumido pela Lei dos 3 estados: 1° estado- teológico : (acreditar em Deus) , 2°estado- metafísico (Deus influencia na natureza ), 3°estado –cientifico ( positivismo ). Tinha como lema ORDEM E PROGRESSO , (as transformações impulsionadas pela ciência visava o progresso que é subordinado a ordem )




18 comentários:

  1. qual são as paginas do livro que tem os exercicios mais direcionados?
    alguem sabe?

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    1. Pgs:
      272 (50, 57, 58)
      277 (68, 69, 70)
      279 (78)
      282 (88)
      285 (105, 106)

      511 (69)
      518 (80, 82, 84, 85)
      522 (89, 90, 91, 92, 93)

      Acho que esses são bons! Tem uns bem fáceis e uns bem difíceis.

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  2. Como que faz o 76 e 77 do cad de atv, pag 100 ?

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  3. Quais são as páginas de filosofia?

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. paginas de filosofia sao 163 até 180 que eu me lembre...

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  6. estudem secante, pois vai cair! estudem também como achar o ponto de intersecção entre duas retas, através de sistemas!

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    1. se pudermos ter contato por email, msn, facebook, provavelmente sua unidade faz as provas de terça e quinta feira estou certa? aí nós nos contamos mais ou menos o que vai cair HAIUHIUSAH, o que tu acha?

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    2. na real fazemos na quarta tbm :/

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  7. Galera, vou fazer a prova amanhã, alguma dica? se alguem lembra das questoes, help..

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  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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