História! (ficou um pouco longo...)
Em 1555 a
França invadiu o
Rio de Janeiro e fizeram uma colônia a França Antártica (expulsos em 1567), tentaram se estabelecer no
Maranhão com a colônia França Equinocial, porém foram
expulsos.
O Brasil também foi invadido pela
Holanda (por causa da União Ibérica e tals...) em 1624 eles dominaram
Salvador, ficaram lá por um ano e foram
expulsos, porém em 1630 eles invadem
Pernambuco (uma das capitanias que funcionou) e ficam lá por
25 anos!
Para administrar esse território foi nomeado
Maurício de Nassau um holandês que conseguiu o
apoio de muitos senhores de engenho (emprestando dinheiro), aumentou a produção açucareira, trouxe artistas (muitos quadros que temos daquela época foram feitos por causa desses artistas) e cientistas (melhoraram os engenhos),
modernizou as vilas (principalmente Recife) e deu liberdade de culto religioso. Ele saiu do cargo, porque não concordava com os
abusos da companhia de comércio das índias ocidentais (que queriam cobrar todos os empréstimos)
A
Insurreição Pernambucana foi um confronto entre os
Srºs de Engenho contra os
Holandeses por causa dos
altos juros dos empréstimos, durou de 1645 até 1654. Os holandeses foram expulsos e em 1661 tiveram que concordar com a
Paz de Haia (aceitaram que as terras eram de portugal com uma indenização) e foram para as
Antilhas, causando uma
crise na produção açucareira brasileira.
Com a crise açucareira, o Brasil precisaria de
outra fonte de renda, então optou-se por (principalmente nas localidades citadas):
•Plantar
fumo (utilizado como moeda no comércio negreiro) na Bahia
•Produzir
aguardente e
rapadura em São Vicente
•Cultivar
algodão no Maranhão
•Explorar as
drogas do sertão no interior
•
Pecuária, utilizado como alimentação, vestuário, transporte e força no engenho. Organizaram-se os
Currais (fazendas para a criação de gado)
A
ocupação da região amazônica foi feita com
fortificações para a proteção de
invasões estrangeiras, com a presença de
missões jesuítas, onde também foram exploradas as
drogas do sertão.
Os
Bandeirantes eram bandos armados que faziam expedições para o interior da colônia em busca de riquezas, esse bandos vinham geralmente de
São Vicente (atual SP). As
bandeiras eram as expedições em
busca de riquezas no interior da colônia e para
capturar índios como escravos, existiam 3 tipos de bandeiras:
•
Apresamento: Caçavam índios, geralmente as missões Jesuítas.
•
Sertanismo de Contrato: Eram contratados para a destruição de quilombos (foram eles que destruiram o quilombo dos palmares) e outros serviços no interior.
•
Prospecção: Buscavam metais preciosos.
Os portugueses se organizavam nas "
entradas", que eram as expedições
oficiais em busca de riquezas.
(emboabas = qualquer tipo de forasteiro, portugueses, colonos de outras regiões...)
Com os bandeirantes, tivemos o
alargamento informal das fronteiras, o
ataque e a
destruição de missões no sul e a descoberta de
ouro nos estados atuais de MG, MT e GO.
A
conquista do sul deu-se graças a
destruição das missões jesuítas pelas bandeiras, lá foram criadas as
estâncias (grandes fazendas de gado), a pecuária nessa região desenvolveu a produção de
charque (+/- carne seca), após algum tempo essa técnica se tornou a
base da economia no sul.
O primeiro
limite territorial entre a colônia de portugal e a colônia da espanha foi o tratado de tordesilhas, após a união ibérica ele foi substituido pelo:
•
Tratado de Madri (1750), o território deveria pertencer a quem
efetivamente colonizou-o (Colônia do Sacramento, da Espanha e Sete Povos das missões, de Portugal)
•Tratado de Idelfonso (1777), a Espanha ficaria com o Sacramento e com os Sete Povos das Missões
•Tratado de Badajós, Portugal recupera Sete Povos das Missões e a Espanha fica com o Sacramento, ficando igual ao Tratado de Madri....
Antes da
América Espanhola ser colonizada (+/- séc XV) existiam cerca de 100 milhões de indígenas, dividos entre
Incas (Império, onde todos trabalhavam para o imperador, utilizavam os degraus de plantio),
Maias (Cidades-estado, com domínio social, exercido por uma elite religiosa e militar, porém quando os espanhóis chegaram aqui já não existia nenhuma civilização maia) e
Astecas (a maior civilização das mesoamericanas, o fim do império aconteceu com a conquista espanhola)
A exploração da américa espanhola foi feita com a justificativa da expansão da
fé cristã, embora o domínio tenha sido feito por meio da
superioridade militar (armas e cavalos),
agressividade, habilidade
política (fizeram com que os incas se dividissem e lutassem entre si).
(Houve a distribuição de
Haciendas: grandes propriedades)
O trabalho era
explorado através da:
•
Mita, trabalho indígena nas
minas em troca de baixa remuneração
•
Encomienda, autorização para usar o trabalho indígena, em troca o colono deveria dar a eles a
educação cristã.
A
sociedade colonial era
rigidamente hierarquizada:
•Chapetones: Espanhóis (Trabalhavam na justiça/clero/exército)
•Criollos: Brancos nascidos na américa (não tinham os mesmos direitos dos chapetones)
•Mestiços: Indígenas + espanhóis (livres)
•Indígenas: Usados na Mita e na Encomienda
•Escravos: Africanos
A
Espanha administrava a exploração colonial por meio do
Conselho real das índias, enquanto na américa existiam as
casas de contratação que cobravam os
impostos e criou o
sistema de porto único (para ter controle total de tudo que entrava e saia da colônia, para evitar a pirataria uma frota de navios, fortemente protegidos, saia com as riquezas)
Criaram-se
tensões entre os chapetones e criollos, porque os criollos queriam participar da política e pelo excesso de exploração colonial.
A
colonização da américa inglesa foi tardia (+/- 1580), a rainha Elisabeth estimulava a construção naval e o comércio marítimo, a burguesia estava empenhada para a colonização, a primeira tentativa foi comandada por Walter Raleigh que
fracassou por causa da violenta reação dos povos nativos, apenas em 1607 com a fundação da colônia
Virgínia ficou viável a exploração da região. Os
cercamentos e as
perseguições religiosas ajudaram na colonização.
A colonização foi
diferente para as colônias do norte e as do sul.
Colônia
Inglesa
|
Do
Sul
|
Do
Norte
|
Colonização
|
Exploração
|
Povoamento
|
Ligações
com a Inglaterra
|
Muitas(obedeciam
o pacto colonial)
|
Poucas
|
Agricultura
|
Plantation
de Tabaco e Algodão
|
Subsistência
|
Quanto
à mobilidade social
|
Sem mobilidade
|
Com mobilidade
|
Trabalho
|
Escravo
|
Livre
|
Colônias
|
Geórgia,
Carolina do Sul, Carolina do Norte,...
|
Pensilvânia,
Nova York, Nova Inglaterra,...
|
Revisão de História feita por Rafael Salomão!
Historia
4° bimestre
Ø América
Portuguesa: Expansão e diversidade econômica
*As
invasões das nações europeias:
- França: Invadiram o RJ (França Antártica) e o Maranhão
(França equinocial)è2
Fracassos.
- Holanda (Países baixos): Invadiram Salvador (Fracasso)
e Pernambuco (Sergipe ao Maranhão) onde dominaram por 25 anos.
*Mauricio
de Nassau:
- Emprestou dinheiro para os Senhores do engenho
aumentarem a produção de açúcar.
- Trouxe artistas e cientistas europeus, modernizou as
vilas, deu liberdade ao culto religioso.
- Após uma queda na safra açucareira a Cia das Índias
Ocidentais obriga Nassau a pedir a devolução do dinheiro emprestado (c/juros
altíssimos) aos Sr.. Ele não concorda e saí do cargo.
*Insurreição
Pernambucana è
Confronto entre Cia IO com os Senhores do engenho.
- Consequências: Paz de Haia (expulsão dos Holandeses do
Brasil, assinando [mediante um pagamento] o reconhecendo os domínios coloniais
lusos). Crise na produção de açúcar no Brasil (Holandeses aprendem a cultivar
cana [Antilhas]).
*
Outras atividades na colônia:
- Além da cana de açúcar, a colônia também produzia
mandioca, arroz milho, feijão, tabaco e algodão. Fumo (Bahia),
aguardente/rapadura (S. Vicente), algodão (Maranhão), drogas do sertão
(interior), pecuária (Centro-sul).
* Ocupação na região amazônica:
- Presença de Jesuítas (aldeamentos), exploração das
drogas do sertão, invasões estrangeiras.
*Ocupação
bandeirante:
- As bandeiras eram expedições para procurar riquezas no
interior da colônia e para capturar nativos como escravos.
- 3 tipos de bandeiras: Apresamento (Caça ao índio),
sertanismo/bandeiras de contrato (destruição de quilombolas e outros serviços),
prospecção (busca de metais preciosos).
- Bandeirantes (paulistas), apelidaram os portugueses,
estrangeiros, colonos de outras regiões de EMBOABAS (forasteiros).
- Os portugueses se organizam nas ENTRADAS (expedições
oficiais em busca de riquezas).
- Importância histórica das bandeiras: alargamento
informal das fronteiras, destruição de missões no Sul, dando origem a reserva
de gado e descoberta de ouro (MG, MT e GO).
*A
conquista do Sul:
- Extensão do domínio português ao Sul, devido à
destruição de missões jesuíticas (bandeiras).
- Criação de estancias (grandes fazendas de gado) e
produção de charque (base da economia local).
- Tratado de Madri (1750): O Tratado
de Madri reconhece com base no direito de posse da terra por quem a usa.
Colônia do Sacramento è Espanha. Sete povos das missões è Portugal.
- Tratado de Santo Idelfonso (1777): Define que a Espanha ficaria com a Colónia de
Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, mas devolveria à Coroa
Portuguesa as terras do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Tratado de Badajós
(1801): Portugal recupera Sete povos das missões e Espanha fica com a colônia
do sacramento.
*Curiosidades sobre o
Brasil colônia:
- Cidades fundadas
por estrangeiros. S. Luiz do Maranhão (franceses) e cidade Maurícia
(Holandeses).
- O apresamento
indígena era necessário para suprir a falta de escravos, mas resultou no fim do
domínio espanhol.
Ø América
espanhola e inglesa
*América espanhola: Contexto:
- Grandes navegações, formação do estado moderno, necessidade de
riquezas, colonialismo (mercantilismo), imposição do pacto colonial
(exclusividade comercial)
*América espanhola: Exploração:
- Justificativa: Expansão da fé cristã.
- Características do domínio: agressividade, superioridade militar
(armas de fogo e cavalos), habilidade politica, doenças europeias, distribuição
das haciendas.
*Mita/Encomienda:
-Mita: trabalho indígena nas minas, em troca de uma pequena
remuneração (destruiu a estrutura comunitária indígena).
-Encomienda: Direito de explorar os trabalhos indígenas, devendo
em troca uma educação cristã.
*Divisão da sociedade
colonial (rigidamente hierarquizada):
-Chapetones: Espanhóis (justiça, administração e clero).
-Criollos: Brancos, descendentes de espanhóis, nascidos
na América (Comerciantes, grandes proprietários e trabalhavam nas câmaras
municipais).
-Mestiços: Indígena + espanhol (pessoa livre).
-Indígenas: Usados como escravos (mita/encomienda).
- Escravos africanos: Poucos, maioria no caribe.
*Administração
na América espanhola:
-Conselho das índias (Espanha): Nomeava os vice-reis,
fiscalizava sua administração.
-Casas de contratação: Atividade comercial e arrecadação
de impostos. Criou o sistema de porto único.
-Tensões entre Chapetones e Criollos: Pelo direito de
participar do governo (politico) e pelo excesso de exploração colonial
(prejuízo aos colonos).
*Colonização da América Inglesa:
-Processo de colonização tardio, sem metais e região não
tropical.
-Rainha Elizabeth estimula a construção naval e o
comercio marítimo.
-1ª tentativa sob o comando de Walter RaleighèFRACASSO.
-1607: Fundação da Virginia, em homenagem a R. Elizabeth.
-Politica dos cercamentos (Inglaterra): Estimulou o fluxo
populacional para a A. do Norte.
*13
colônias: SUL (Geórgia, Carolina do sul e do norte, Virginia e Maryland):
- Plantation (tabaco e algodão).
- Obedeciam ao pacto colonial.
-Estagnação social: Exploração, latifúndio, escravismo.
*13
colônias: NORTE (Pensilvânia, NY, Massachusetts, etc):
- Povoadas por colonos que sofriam perseguições
religiosas na Inglaterra.
- Utilizavam o comercio Triangular.
- Pequenas e medias propriedades, onde havia produção
para subsistência.
- Trabalho LIVRE.
- Poucos laços com a Inglaterra.
- Formação de núcleos de povoamento com desenvolvimento
de manufaturas e comercio interno (dinamismo social).
*Diferença na colonização Inglesa e Espanhola na América:
- Na Inglaterra existiam guerras internas.
- Não havia uma cobrança rígida de impostos por parte dos
Ingleses.
- A forma que a colônia infundia (ou não) a colonização.
Revisão de Química feita por Rafael Salomão
Química
Provão
4°bimestre
Massa Atômica
É a massa do átomo medida
em unidade de massa atômica (u m a).
(u m a) è É a massa referente a 1/12 da massa do átomo de
carbono.
Por exemplo, o Oxigênio tem massa atômica de 16u, pois é
mais pesado 16 vezes em relação a 1 parte de 12 de um átomo de carbono 12.
Massa media
ponderada do átomo
Por exemplo, o oxigênio possui
três isótopos estáveis:
-
16O – MA = 16u ,
equivale à 99,7% de todos os átomos de oxigênio do universo
-
17O – MA = 17u , são
apenas 0,03% dos át
omos de O
-
18O – MA = 18u ,
abundância de 0,2%. Fazendo a
média ponderada:
Atualização: A massa atômica do átomo é 15,994
Massa Molecular
A massa molecular é a soma das massas atômicas dos átomos que compõem uma molécula. Por
exemplo, numa molécula de água (H2O) , teremos:
- H = 1u, como são dois hidrogênios = 2u
- O = 16u, portanto H2O = 2u + 16u = 18u
Relação
entre u e g
1g = 6,02.1023u è Constante
de Avogadro
Mol
É a quantidade
que expressa 6,02.1023 ...
Assim
como ao falar em dúzia - não importa se de bananas, laranjas, pessoas, carros
-, estamos nos referindo a uma quantidade - doze - de alguma coisa. Pois bem,
quando falamos em mol, também estamos nos referindo a uma certa quantidade de
alguma coisa.
Ex:
Um átomo de H = 1u è 1 mol de átomos de H = 1g
Uma
molécula de H2O = 18u è 1 mol de molécula de H2O
= 18g
Dez
moléculas de CO2 = 440u è 10 mols de moléculas de CO2
= 440g
Massa molar
É a massa de 1 mol de
uma certa substancia (g/mol)
Ex: CO2 = 12
+ 2.16 = 44g / mol
a) Uma molécula de H2O tem massa de 18 u; 1 mol de H2O pesa 18 gramas
b) Um
íon NaCl tem massa de 58,5 u; 1 mol de NaCl tem massa de 58,5 gramas
c) Suponha uma amostra de 1,5 mol de cloreto de cálcio (CaCl2). A massa atômica do Ca = 40,078u. A massa atômica do
Cl = 35,453u. Então, a massa de fórmula do CaCl2 =
(40,078) + 2 x (35,453) = 110,984u. Então, um mol de CaCl2 tem uma
massa de 110,984 gramas. Assim, 1,5 mol de CaCl2 vale: (1,5 mol)x(110,984 gramas/mol) = 166,476 gramas
Formula molécula, mínima e percentual
A fórmula molecular mostra o número de átomos
de cada elemento em uma. C6H12O6 .
A fórmula mínima mostra a menor proporção, em
números inteiros, existente entre os átomos de cada elemento participante de um
composto. C6H12O6 è CH2O
A fórmula percentual mostra de quantas partes
existe de um determinado elemento em 100 partes de uma substância. Gás
natural(75%C,25%H) è C75/12
H25/1 è C6,25
H25 è CH4
.
O volume de um mol
de gás na CNTP é igual a 22,4 litros