segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Revisão de História e Química

 História! (ficou um pouco longo...)


   Em 1555 a França invadiu o Rio de Janeiro e fizeram uma colônia a França Antártica (expulsos em 1567), tentaram se estabelecer no Maranhão com a colônia França Equinocial, porém foram expulsos.

   O Brasil também foi invadido pela Holanda (por causa da União Ibérica e tals...) em 1624 eles dominaram Salvador, ficaram lá por um ano e foram expulsos, porém em 1630 eles invadem Pernambuco (uma das capitanias que funcionou) e ficam lá por 25 anos!

   Para administrar esse território foi nomeado Maurício de Nassau um holandês que conseguiu o apoio de muitos senhores de engenho (emprestando dinheiro), aumentou a produção açucareira, trouxe artistas (muitos quadros que temos daquela época foram feitos por causa desses artistas) e cientistas (melhoraram os engenhos), modernizou as vilas (principalmente Recife) e deu liberdade de culto religioso. Ele saiu do cargo, porque não concordava com os abusos da companhia de comércio das índias ocidentais (que queriam cobrar todos os empréstimos)

   A Insurreição Pernambucana foi um confronto entre os Srºs de Engenho contra os Holandeses por causa dos altos juros dos empréstimos, durou de 1645 até 1654. Os holandeses foram expulsos e em 1661 tiveram que concordar com a Paz de Haia (aceitaram que as terras eram de portugal com uma indenização) e foram para as Antilhas, causando uma crise na produção açucareira brasileira.

  Com a crise açucareira, o Brasil precisaria de outra fonte de renda, então optou-se por (principalmente nas localidades citadas):
•Plantar fumo (utilizado como moeda no comércio negreiro) na Bahia
•Produzir aguardente e rapadura em São Vicente
•Cultivar algodão no Maranhão
•Explorar as drogas do sertão no interior
Pecuária, utilizado como alimentação, vestuário, transporte e força no engenho. Organizaram-se os Currais (fazendas para a criação de gado)

  A ocupação da região amazônica foi feita com fortificações para a proteção de invasões estrangeiras, com a presença de missões jesuítas, onde também foram exploradas as drogas do sertão.

  Os Bandeirantes eram bandos armados que faziam expedições para o interior da colônia em busca de riquezas, esse bandos vinham geralmente de São Vicente (atual SP). As bandeiras eram as expedições em busca de riquezas no interior da colônia e para capturar índios como escravos, existiam 3 tipos de bandeiras:
Apresamento: Caçavam índios, geralmente as missões Jesuítas.
Sertanismo de Contrato: Eram contratados para a destruição de quilombos (foram eles que destruiram o quilombo dos palmares) e outros serviços no interior.
Prospecção: Buscavam metais preciosos.

  Os portugueses se organizavam nas "entradas", que eram as expedições oficiais em busca de riquezas.
(emboabas = qualquer tipo de forasteiro, portugueses, colonos de outras regiões...)

  Com os bandeirantes, tivemos o alargamento informal das fronteiras, o ataque e a destruição de missões no sul e a descoberta de ouro nos estados atuais de MG, MT e GO.

  A conquista do sul deu-se graças a destruição das missões jesuítas pelas bandeiras, lá foram criadas as estâncias (grandes fazendas de gado), a pecuária nessa região desenvolveu a produção de charque (+/- carne seca), após algum tempo essa técnica se tornou a base da economia no sul.

   O primeiro limite territorial entre a colônia de portugal e a colônia da espanha foi o tratado de tordesilhas, após a união ibérica ele foi substituido pelo:
Tratado de Madri (1750), o território deveria pertencer a quem efetivamente colonizou-o (Colônia do Sacramento, da Espanha e Sete Povos das missões, de Portugal)
•Tratado de Idelfonso (1777), a Espanha ficaria com o Sacramento e com os Sete Povos das Missões
•Tratado de Badajós, Portugal recupera Sete Povos das Missões e a Espanha fica com o Sacramento, ficando igual ao Tratado de Madri....

  Antes da América Espanhola ser colonizada (+/- séc XV) existiam cerca de 100 milhões de indígenas, dividos entre Incas (Império, onde todos trabalhavam para o imperador, utilizavam os degraus de plantio), Maias (Cidades-estado, com domínio social, exercido por uma elite religiosa e militar, porém quando os espanhóis chegaram aqui já não existia nenhuma civilização maia) e Astecas (a maior civilização das mesoamericanas, o fim do império aconteceu com a conquista espanhola)

  A exploração da américa espanhola foi feita com a justificativa da expansão da fé cristã, embora o domínio tenha sido feito por meio da superioridade militar (armas e cavalos), agressividade, habilidade política (fizeram com que os incas se dividissem e lutassem entre si).
(Houve a distribuição de Haciendas: grandes propriedades)

  O trabalho era explorado através da:
Mita, trabalho indígena nas minas em troca de baixa remuneração
Encomienda, autorização para usar o trabalho indígena, em troca o colono deveria dar a eles a educação cristã.

A sociedade colonial era rigidamente hierarquizada:
Chapetones: Espanhóis (Trabalhavam na justiça/clero/exército)
Criollos: Brancos nascidos na américa (não tinham os mesmos direitos dos chapetones)
Mestiços: Indígenas + espanhóis (livres)
Indígenas: Usados na Mita e na Encomienda
Escravos: Africanos

  A Espanha administrava a exploração colonial por meio do Conselho real das índias, enquanto na américa existiam as casas de contratação que cobravam os impostos e criou o sistema de porto único (para ter controle total de tudo que entrava e saia da colônia, para evitar a pirataria uma frota de navios, fortemente protegidos, saia com as riquezas)

  Criaram-se tensões entre os chapetones e criollos, porque os criollos queriam participar da política e pelo excesso de exploração colonial.

  A colonização da américa inglesa foi tardia (+/- 1580), a rainha Elisabeth estimulava a construção naval e o comércio marítimo, a burguesia estava empenhada para a colonização, a primeira tentativa foi comandada por Walter Raleigh que fracassou por causa da violenta reação dos povos nativos, apenas em 1607 com a fundação da colônia Virgínia ficou viável a exploração da região. Os cercamentos e as perseguições religiosas ajudaram na colonização.

  A colonização foi diferente para as colônias do norte e as do sul.


Colônia Inglesa
Do Sul
Do Norte
Colonização
Exploração
Povoamento
Ligações com a Inglaterra
Muitas(obedeciam o pacto colonial)
Poucas
Agricultura
Plantation de Tabaco e Algodão
Subsistência
Quanto à mobilidade social
Sem mobilidade
Com mobilidade
Trabalho
Escravo
Livre
Colônias
Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte,...
Pensilvânia, Nova York, Nova Inglaterra,...



Revisão de História feita por Rafael Salomão!


Historia
Provão
4° bimestre
Ø  América Portuguesa: Expansão e diversidade econômica

*As invasões das nações europeias:
- França: Invadiram o RJ (França Antártica) e o Maranhão (França equinocial)è2 Fracassos.
- Holanda (Países baixos): Invadiram Salvador (Fracasso) e Pernambuco (Sergipe ao Maranhão) onde dominaram por 25 anos.
*Mauricio de Nassau:
- Emprestou dinheiro para os Senhores do engenho aumentarem a produção de açúcar.
- Trouxe artistas e cientistas europeus, modernizou as vilas, deu liberdade ao culto religioso.
- Após uma queda na safra açucareira a Cia das Índias Ocidentais obriga Nassau a pedir a devolução do dinheiro emprestado (c/juros altíssimos) aos Sr.. Ele não concorda e saí do cargo.
*Insurreição Pernambucana è Confronto entre Cia IO com os Senhores do engenho.
- Consequências: Paz de Haia (expulsão dos Holandeses do Brasil, assinando [mediante um pagamento] o reconhecendo os domínios coloniais lusos). Crise na produção de açúcar no Brasil (Holandeses aprendem a cultivar cana [Antilhas]).
* Outras atividades na colônia:
- Além da cana de açúcar, a colônia também produzia mandioca, arroz milho, feijão, tabaco e algodão. Fumo (Bahia), aguardente/rapadura (S. Vicente), algodão (Maranhão), drogas do sertão (interior), pecuária (Centro-sul).
* Ocupação na região amazônica:
- Presença de Jesuítas (aldeamentos), exploração das drogas do sertão, invasões estrangeiras.
*Ocupação bandeirante:
- As bandeiras eram expedições para procurar riquezas no interior da colônia e para capturar nativos como escravos.
- 3 tipos de bandeiras: Apresamento (Caça ao índio), sertanismo/bandeiras de contrato (destruição de quilombolas e outros serviços), prospecção (busca de metais preciosos).
- Bandeirantes (paulistas), apelidaram os portugueses, estrangeiros, colonos de outras regiões de EMBOABAS (forasteiros).
- Os portugueses se organizam nas ENTRADAS (expedições oficiais em busca de riquezas).
- Importância histórica das bandeiras: alargamento informal das fronteiras, destruição de missões no Sul, dando origem a reserva de gado e descoberta de ouro (MG, MT e GO).
*A conquista do Sul:
- Extensão do domínio português ao Sul, devido à destruição de missões jesuíticas (bandeiras).
- Criação de estancias (grandes fazendas de gado) e produção de charque (base da economia local).
- Tratado de Madri (1750): O Tratado de Madri reconhece com base no direito de posse da terra por quem a usa. Colônia do Sacramento è Espanha. Sete povos das missões è Portugal.
- Tratado de Santo Idelfonso (1777): Define que a Espanha ficaria com a Colónia de Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, mas devolveria à Coroa Portuguesa as terras do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Tratado de Badajós (1801): Portugal recupera Sete povos das missões e Espanha fica com a colônia do sacramento.
*Curiosidades sobre o Brasil colônia:
- Cidades fundadas por estrangeiros. S. Luiz do Maranhão (franceses) e cidade Maurícia (Holandeses).
- O apresamento indígena era necessário para suprir a falta de escravos, mas resultou no fim do domínio espanhol.


Ø  América espanhola e inglesa

*América espanhola: Contexto:
- Grandes navegações, formação do estado moderno, necessidade de riquezas, colonialismo (mercantilismo), imposição do pacto colonial (exclusividade comercial)
*América espanhola: Exploração:
- Justificativa: Expansão da fé cristã.
- Características do domínio: agressividade, superioridade militar (armas de fogo e cavalos), habilidade politica, doenças europeias, distribuição das haciendas.
*Mita/Encomienda:
-Mita: trabalho indígena nas minas, em troca de uma pequena remuneração (destruiu a estrutura comunitária indígena).
-Encomienda: Direito de explorar os trabalhos indígenas, devendo em troca uma educação cristã.
*Divisão da sociedade colonial (rigidamente hierarquizada):
-Chapetones: Espanhóis (justiça, administração e clero).
-Criollos: Brancos, descendentes de espanhóis, nascidos na América (Comerciantes, grandes proprietários e trabalhavam nas câmaras municipais).
-Mestiços: Indígena + espanhol (pessoa livre).
-Indígenas: Usados como escravos (mita/encomienda).
- Escravos africanos: Poucos, maioria no caribe.
*Administração na América espanhola:
-Conselho das índias (Espanha): Nomeava os vice-reis, fiscalizava sua administração.
-Casas de contratação: Atividade comercial e arrecadação de impostos. Criou o sistema de porto único.
-Tensões entre Chapetones e Criollos: Pelo direito de participar do governo (politico) e pelo excesso de exploração colonial (prejuízo aos colonos).
*Colonização da América Inglesa:
-Processo de colonização tardio, sem metais e região não tropical.
-Rainha Elizabeth estimula a construção naval e o comercio marítimo.
-1ª tentativa sob o comando de Walter RaleighèFRACASSO.
-1607: Fundação da Virginia, em homenagem a R. Elizabeth.
-Politica dos cercamentos (Inglaterra): Estimulou o fluxo populacional para a A. do Norte.
*13 colônias: SUL (Geórgia, Carolina do sul e do norte, Virginia e Maryland):
- Plantation (tabaco e algodão).
- Obedeciam ao pacto colonial.
-Estagnação social: Exploração, latifúndio, escravismo.
*13 colônias: NORTE (Pensilvânia, NY, Massachusetts, etc):
- Povoadas por colonos que sofriam perseguições religiosas na Inglaterra.
- Utilizavam o comercio Triangular.
- Pequenas e medias propriedades, onde havia produção para subsistência.
- Trabalho LIVRE.
- Poucos laços com a Inglaterra.
- Formação de núcleos de povoamento com desenvolvimento de manufaturas e comercio interno (dinamismo social).
*Diferença na colonização Inglesa e Espanhola na América:
- Na Inglaterra existiam guerras internas.
- Não havia uma cobrança rígida de impostos por parte dos Ingleses.
- A forma que a colônia infundia (ou não) a colonização.



Revisão de Química feita por Rafael Salomão

Química
Provão
4°bimestre
Massa Atômica
É a massa do átomo medida em unidade de massa atômica (u m a).
(u m a) è É a massa referente a 1/12 da massa do átomo de carbono.
Por exemplo, o Oxigênio tem massa atômica de 16u, pois é mais pesado 16 vezes em relação a 1 parte de 12 de um átomo de carbono 12.
Massa media ponderada do átomo
Por exemplo, o oxigênio possui três isótopos estáveis:
- 16O – MA = 16u , equivale à 99,7% de todos os átomos de oxigênio do universo
- 17O – MA = 17u , são apenas 0,03% dos átomos de O
- 18O – MA = 18u , abundância de 0,2%.          Fazendo a média ponderada:
Atualização: A massa atômica do átomo é 15,994

Massa Molecular
A massa molecular é a soma das massas atômicas dos átomos que compõem uma molécula. Por exemplo, numa molécula de água (H2O) , teremos:
- H = 1u, como são dois hidrogênios = 2u
- O = 16u, portanto               H2O = 2u + 16u = 18u
Relação entre u e g
1g = 6,02.1023u è Constante de Avogadro
Mol
É a quantidade que expressa 6,02.1023 ...
Assim como ao falar em dúzia - não importa se de bananas, laranjas, pessoas, carros -, estamos nos referindo a uma quantidade - doze - de alguma coisa. Pois bem, quando falamos em mol, também estamos nos referindo a uma certa quantidade de alguma coisa.
Ex: Um átomo de H = 1u è 1 mol de átomos de H = 1g
Uma molécula de H2O = 18u è 1 mol de molécula de H2O = 18g
Dez moléculas de CO2 = 440u è 10 mols de moléculas de CO2 = 440g
Massa molar 
É a massa de 1 mol de uma certa substancia (g/mol)
Ex: CO2 = 12 + 2.16 = 44g / mol
a) Uma molécula de H2O tem massa de 18 u; 1 mol de H2O pesa 18 gramas 

b) Um íon NaCl tem massa de 58,5 u; 1 mol de NaCl tem massa de 58,5 gramas 

c) Suponha uma amostra de 1,5 mol de cloreto de cálcio (CaCl2). A massa atômica do Ca = 40,078u. A massa atômica do Cl = 35,453u. Então, a massa de fórmula do CaCl2 = (40,078) + 2 x (35,453) = 110,984u. Então, um mol de CaCl2 tem uma massa de 110,984 gramas. Assim, 1,5 mol de CaCl2 vale:    (1,5 mol)x(110,984 gramas/mol) = 166,476 gramas 
Formula molécula, mínima e percentual
fórmula molecular mostra o número de átomos de cada elemento em uma. C6H12O6 .
fórmula mínima mostra a menor proporção, em números inteiros, existente entre os átomos de cada elemento participante de um composto. C6H12O6 è CH2O
fórmula percentual mostra de quantas partes existe de um determinado elemento em 100 partes de uma substância. Gás natural(75%C,25%H) è C75/12 H25/1 è C6,25 H25 è CH4 .
O volume de um mol de gás na CNTP é igual a 22,4 litros


17 comentários:

  1. Sacaram o suspense do @jo_suzuki?
    hsiudhisuhidushiduh

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. O volume de um mol de gás na CNTP é igual a 22,4 litros(isso é gás ideal)

    ex: He= 1mol tem 4g entao 1mol tem 22,4L entao 4g do He tem 22,4L

    mais ou menos isso ai

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  5. Meu Deus, que preguiça de estuda historia hein ;o

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  6. Gás Ideal vai cair? Se for explica ae D=

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  7. Gas ideal nao cai nao, teve muito professor que nao conseguiu tempo pra explicar...

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  8. não tem um aplicativo que eu possa visualizar no cel sem internet, que fique salvo quando eu atualizar, daí eu posso abrir sem internet e vai ta salvo lá???

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  9. achei, acho que é google reader, alguem sabe como configuro?

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  10. sei lá quem fez esse resumo, mas porto único não é um único navio, é um único PORTO, como o próprio nome diz...

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  11. Fui eu, minha professora de história disse que para melhor controlar o que saia e entrava na colônia era apenas um porto e para evitar pirataria no longo trajeto eles periodicamente levavam toda riqueza de uma só vez, muito bem protegidos. Eu me equivoquei ao colocar um único navio, desculpem-me...

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  12. É verdade tinha toda aquela parada de escolta mais era riqueza por um porto que tinha uma viagem levando tudo nao??

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  13. sem brincadeira é só isso em quimica??

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