segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Revisão de Língua Portuguesa e Geografia!

Gramática e Literatura escrito por Rafael Salomão, editado por mim

Língua portuguesa
Provão
4°bimestre
VERBO
Flexões do verbo:
- Numero: Singular e plural.
- Pessoa: 1ª, 2ª e 3ª.
- Modo: Indicativo, subjuntivo e imperativo.
Modos verbais:
3 modos verbais:
Indicativo, que expressa atitudes de certeza; Eles eram muito amigos. (Indicativo)
Subjuntivo, que expressa atitudes de dúvida, hipótese, desejo; Se eles fossem mais amigos... (Subjuntivo)
Imperativo, que expressa atitude de ordem, pedido, conselho. Venha até aqui! (Imperativo).
Conjugação verbal:
Há três conjugações para os verbos da língua portuguesa:
 1ª conjugação: verbos terminados em -ar. Ex.: Amar
2ª conjugação: verbos terminados em -er. Ex.: Correr
3ª conjugação: verbos terminados em -ir. Ex.: Sorrir
Obs.: O verbo pôr e seus derivados pertencem à 2ª conjugação, por se originarem do antigo verbo poer.
Pessoas verbais:
1ª pessoa do singular: eu
2ª pessoa do singular: tu
3ª pessoa do singular: ele (a)
1ª pessoa do plural: nós
2ª pessoa do plural: vós 
3ª pessoa do plural: eles (as)


Conjugação de um verbo no presente do subjuntivo:
É possível que....eu....ande / diga.
É possível que....tu....andes / digas.
É possível que....ele....ande / diga.
É possível que....nos....andemos / digamos.
É possível que....vos....andeis / digais.
É possível que....eles....andem / digam.
OBS.: a conjugação de um verbo no imperativo negativo é IGUAL a conjugação do verbo no presente do subjuntivo. Ex.: Tu! Não Andes!

Conjugação de um verbo no imperativo afirmativo:
Guarda ... tu è presente do indicativo sem o S final.
Guarde ... ele(você) è presente do subjuntivo.
Guardemos ... nós è presente do subjuntivo.
Guardai ... vos è presente do indicativo sem o S final.
Guardem ... eles(vocês) è presente do subjuntivo.

Atualização: Pode cair também sobre o pretérito perfeito e imperfeito:
Pretérito Perfeito - Ação concluída no passado, ex.: Ele correu.
Pretérito Imperfeito - Ação não concluída, ex.: Ele corria.
Conseguiu entender? Então passe a frase "O professor falou sobre a prova" para o pretérito imperfeito
(selecione o texto para ver a resposta:)
O professor falava sobre a prova


LITERATURA

Figuras de linguagem (obrigatório para todas as provas, só relembre):
Metáfora é o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhança.  
Comparação é uma atribuição de característica de um ser a outro em virtude de uma determinada semelhança. (como/tal qual).
Antítese consiste no uso de palavras de sentidos opostos.
Paradoxo é o uso de ideias contrarias.
Prosopopeia atribui características humanas a seres inanimados.
Hipérbole é um exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva à ideia.  
Eufemismo consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.
Polissíndeto é a repetição de conjunção (que/e/ou/mas/etc.).
Assíndeto ocorre quando há a ausência da conjunção.
Anáfora consiste na repetição de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido.
Gradação é a sucessão de fatos ou ações.
Aliteração consiste na repetição de uma consoante.
Assonância consiste na repetição de uma vogal.
Pleonasmo consiste na repetição de uma ideia.
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando existe uma relação lógica (a parte pelo todo, o conteúdo pelo recipiente, autor pela obra, marca pelo produto).

Funções da linguagem (as que podem cair):

Função emotiva: Textos em 1ª pessoa

Função metalinguística: Quando um texto ensina a fazer o próprio texto, ex.: uma poesia ensinando como fazer uma poesia

Função poética: Uso de figuras de linguagem.

Verso livre: Não tem o mesmo número de sílabas, quando feita a escanção

Verso branco: é aquele que não rima com nenhum outro da estrofe, entretanto, como os demais, sua metrificação é perfeita; obedece rigorosamente as regras do metro. O verso
branco também é conhecido como verso de rima branca.

ROMANTISMO (BR):
Contexto:
- Queda da aristocracia e ascensão da burguesia;
- Surgimento de um novo público leitor, formado por pessoas do povo, inclusive jovens e mulheres, que exigia algo mais voltado para a sua realidade social e intelectual (a falta de cultura do povo dificultava a leitura de textos muito rebuscados);
- Liberalismo, nacionalismo, democratização;
- Vinda da família real ao Brasil e proclamação da independência. 

Marco inicial:
- Suspiros Poéticos e Saudades (1836), livro de poemas de Gonçalves de Magalhães. 

Características:
- Exacerbação do sentimentalismo;
- Nacionalismo (valorização das manifestações populares);
- Indianismo e regionalismo;
- Sentimentalismo;
- Subjetivismo (culto ao eu);
- Idealização;
- Religiosidade (cristianismo, moral cristã);
- Idealização da mulher, do herói, do tempo, do espaço;
- Busca da morte (escapismo);
- Pessimismo. 

POESIA - PRIMEIRA GERAÇÃO (1836-1853)
Nacionalista e Indianista (índio como o herói nacional)
Amor pelo país
Mulher - Paquerável

Autores:
Gonçalves Dias: Adotava como temática o indianismo, a saudade, o amor e a natureza. Dentre suas obras destacam-se Cantos e Os Timbiras, sendo seus poemas mais famosos Canção do exílioI-Juca-Pirama eAinda uma vez – Adeus!
Gonçalves de Magalhães: Adotava como temática o indianismo, o nacionalismo, a religiosidade e o sentimentalismo. Dentre suas produções destaca-se, além de Suspiros Poéticos e Saudades, que introduziu o romantismo no Brasil, a obra Confederação dos Tamoios

POESIA - SEGUNDA GERAÇÃO (1853-1870)
Byroniana ou mal do século (todos morreram jovens)
Amor pelo eu (subjetivismo)
Sempre com dor e pessimismo
Mulher – Inalcançável

Autores:
Álvares de Azevedo: Seus temas-chave eram o amor e a morte. Escreveu, dentre outras obras, Lira dos vinte anos e Noite na taverna. Dentre os poemas destacam-se Se eu morresse amanhã e Lembrança de morrer.
Fagundes Varela: Na poesia, fez uma síntese dos principais temas românticos (nacionalismo, indianismo, religiosidade, lirismo amoroso, saudade, escravidão, preocupações sociais, etc). Dentre suas obras destacam-se Vozes da América, Noturnas e Cantos do Ermo e da Cidade, sendo sua poesia mais famosa Cântico do Calvário.
Casimiro de Abreu: Os temas centrais de suas obras eram o amor ingênuo e adolescente e principalmente a saudade, bastante evidente nos poemas Meus oito anos Minha terra.
Junqueira Freire: Foi monge beneditino, mas largou a batina por sentir que não tinha vocação. Escreveu sobre a desilusão com a vida no mosteiro, a solidão, a frustração amorosa e a obsessão pela morte. Suas obras mais famosas são Inspirações do claustro e Contradições poéticas

POESIA - TERCEIRA GERAÇÃO
Condoreira ou Hugoana
Amor pelo Ideal (libertação dos escravos)
Mulher -  Apalpável

Autores:
Castro Alves: Conhecido como “poeta dos escravos”, adotou uma linguagem condoreira, elevada, vibrante, cheia metáforas, hipérboles e comparações. Dentre suas obras destacam-se Espumas flutuantes, A cachoeira de Paulo Afonso, Os escravos e Gonzaga ou a Revolução de Minas.
Sousândrade: Com o poema épico O Guesa, denunciou a exploração indígena pelo branco invasor. A complexidade temática e a técnica utilizadas em suas obras ultrapassam os limites do romantismo, sendo considerado por isso um precursor do modernismo e das vanguardas.

Geografia
Não vou mentir, não lembro de muita coisa do que o Fabiano falou sobre biomas... Leia os slides e isso deve ser o suficiente. Clique aqui para baixar os slides

Atualização: o clima, o solo, o relevo e a fauna formam um bioma

Unidades de conservação:
Servem para a proteção de um território e para o seu uso sustentável, cobrem mais de 16% do território brasileiro.
A legislação brasileira é bem elaborada quanto ao desmatamento, ao uso de agrotóxicos, à emissão de gases,... O problema é a falta de fiscalização.

Sustentabilidade = Desenvolvimento Humano + Crescimento Econômico + Preservação Ambiental

Conferências em defesa do meio ambiente:
Estocolmo 1972: "Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente" 
Discutiram como aliar o desenvolvimento com a exploração de recursos naturais.
Em 1981 o Brasil criou a política Nacional do Meio Ambiente (conceituou as expressões como: meio ambiente, poluidor, poluição e recursos naturais)

Rio 1992 ou Eco92:
Seu objetivo era minimizar os impactos ambientais, garantindo o futuro das próximas gerações. Para isso foi feito:
-Uma convenção sobre Biodiversidade
-Uma convenção sobre mudanças climáticas
-Uma declaração de princípios relativos a floresta
-Um plano de ação (agenda21), metas para o século 21

Rio +10 (foi realizada em Johanesburgo)
Seu objetivo era avaliar os resultados práticos da Eco92
No encontro foram discutidos 4 importantes temas:
-Erradicação da pobreza
-Mudanças no padrão de produção e consumo
-Utilização sustentável dos recursos naturais
-Possibilidades de compatibilizar os efeitos da globalização com a busca do desenvolvimento sustentável


Acho que é isso... Dúvidas nos Comentários!

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. so pa avisa que CANÇÃO DO EXÍLIO n eh de casemiro de abreu , e sim de gonsalves dias =]!!

    ResponderExcluir
  3. Aí vai umas dicas de geografia:
    -consequencias ambientais da intervenção humana na floresta amazonica
    -caracteristicas tipicas das formações vegetais
    -a influencia da altitude na distribuição da vegetação
    -grau de distribuição dos biomas brasileiros
    -conceitos importantes: agenda 21, desenvolvimento sustentável, rio-92...

    ResponderExcluir
  4. Quais são os ex. do CA de Geografia ?

    ResponderExcluir
  5. Página 55 até 62, mas eu n tenho o gabarito...

    ResponderExcluir
  6. olha... espero que não, pq o meu professor n passou nada sobre isso '-'

    ResponderExcluir
  7. Nas características do romantismo o escapismo pode ser para a infancia também ou só pora morte?

    ResponderExcluir
  8. e os outros , tipo indicativo....
    tem como coloca mais exemplos? please

    ResponderExcluir
  9. O escapismo pode ser para a infância tbm =)

    ResponderExcluir
  10. o professor da minha unidade disse que n vai cair voz verbal pq algumas unidade n conseguiram vencer o conteúdo.. a tem decorar a conjugação dos verbos, TER, VIR, VER e POR.

    ResponderExcluir
  11. gente, agente vai te que sabe oq é tunda, savana, essas coisa?

    ResponderExcluir
  12. em literatura nao cai romantismo em portugal?

    ResponderExcluir
  13. nao só cai no brasill, mas vai cai em portugual no final

    ResponderExcluir
  14. "nao só cai no brasill, mas vai cai em portugual no final"
    vai cai em portugal na rec. final (tinha ficado esquisito)

    ResponderExcluir
  15. blz, vlw!
    nao sei pra vcs, mas na minha turma o fabiano disse q vai ter uma questao de relacionar caracteristicas do bioma ao nome do bioma...

    ResponderExcluir
  16. henaaque serio? mas tipo discursiva ou tipo VF ?

    ResponderExcluir