segunda-feira, 19 de março de 2012

Revisão de Geografia e Língua Portuguesa!

Revisão de literatura e geografia escrita por Rafael Salomão, editada por Jonathan

Literatura                                                          Provão                                                            1° bimestre
Figuras de linguagem:
Metáfora é uma comparação sem conjunção.
Comparação é uma comparação com conjunção (como/tal qual).
Antítese consiste no uso de palavras de sentidos contrários.
Paradoxo é o uso de ideias contrarias.
Prosopopeia atribui características humanas a seres inanimados.
Hipérbole é um exagero intencional para dar mais ênfase.  
Eufemismo consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis.
Polissíndeto é a repetição de conjunção (que/e/ou/mas/etc.).
Assíndeto ocorre quando há a ausência da conjunção.
Anáfora consiste na repetição de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido.
Gradação é a sucessão de fatos ou ações.
Aliteração consiste na repetição de uma consoante.
Assonância consiste na repetição de uma vogal.
Pleonasmo consiste na repetição de uma ideia.
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando existe uma relação lógica (a parte pelo todo, o conteúdo pelo recipiente, autor pela obra, marca pelo produto, ex: um copo de suco).

Funções da linguagem:
Função referencial: Denotativa que vem do “Decionário”.
Função emotiva: Uso de 1ª pessoa.
Função conativa: Verbo no imperativo.
Função fática: Uso de interjeições, cumprimentos. (oi/bom dia)
Função metalinguística: Linguagem que se explica. “Um poeta explicando como fazer um poema”
Função poética: Sentido figurado.

QUINHENTISMO BRASILEIRO:
•LITERATURA DE INFORMAÇÃO
Contexto:
- Ciclo das grandes navegações portuguesas; Descobrimento e colonização do Brasil.
Marco inicial:
- Carta de Pero Vaz de Caminha (1500).
Características:
- Não se trata de obras artísticas propriamente ditas, mas de relatos de viajantes sobre o Brasil e seus habitantes;
- Na carta de Caminha o Brasil é comparado com o paraíso e o índio com um ser ingênuo e manipulável
Autores: Pero Vaz de Caminha: Carta de descobrimento do Brasil; Pero Lopes de Sousa: Diário de navegação (roteiro da expedição de Martim Afonso de Portugal ao Brasil); Gabriel Soares de Sousa: Tratado descritivo do Brasil; Ambrósio Fernandes Brandão: Diálogos das grandezas do Brasil.
•LITERATURA DOS JESUÍTAS(Formação)
Contexto: Ciclo das grandes navegações portuguesas; Descobrimento e colonização do Brasil.
Características: Teor altamente catequético, uma vez que seu objetivo principal era a conversão religiosa dos índios e a preservação da moral e dos costumes brancos.
Autores:
- Pe. Manuel da Nóbrega: Diálogo sobre a conversão do gentio;
- Pe. José de Anchieta (principal figura literária do Quinhentismo): De beata virgine dei matre Maria;
- Pe. Fernão Cardim: Tratados da Terra e Gente do Brasil.

BARROCO
Contexto:
- Renascimento e a Reforma de Lutero; Contra Reforma da Igreja Católica.
Marco inicial:
- Prosopopeia (1601), poema épico de Bento Teixeira, que trata dos feitos militares de Jorge de Albuquerque.
Características:
- Estética do conflito, pela confluência de valores medievais (teocentrismo) e renascentistas (antropocentrismo);
- Uso excessivo de figuras de linguagem e jogos verbais (hipérbole, metáfora, antítese, paradoxo, trocadilhos, etc);
- Cultismo – Supervalorização da forma, usado por Gregório
- Conceptismo – Destaque a ideia, usado frequentemente pelo padre Antônio.
- Tematização da brevidade da vida e da efemeridade (passar do tempo) de tudo: juventude, beleza, riqueza, poder, etc.
 Autores:
Gregório de Matos Guerra (Boca do inferno): Apelidado de Boca do Inferno em razão das sátiras e dos ataques à sociedade colonial, à Igreja e ao governo. Na poesia escolhia principalmente temas religiosos, líricos e satíricos.
Pe. Antônio Vieira: Conhecido por seus sermões e por ser um exímio orador.

Artistas: Escultura: Bernini / Aleijadinho (BR). Pintura: Caravaggio / El Greco.

ARCADISMO (Setecentismo ou Neoclassicismo)
Contexto:
- Século das Luzes (1701-1800): Iluminismo (razão, liberdade de pensamento, progresso científico e social), (Enciclopédia-Diderot e D’Alembert);
- Inconfidência Mineira e produções literárias em Vila Rica – MG.
 - O exagero do Barroco “cansa” o publico que agora prefere uma literatura mais simples.
Marco inicial:- Obras Poéticas (1768), livro de Cláudio Manuel da Costa.
Características:
- Bucolismo, pastoralismo, exaltação da vida no campo, valorização da natureza.
- Usavam pseudônimos
- Influências ideológicas do Iluminismo, superação dos conflitos espirituais, com a substituição da fé e da religião pela ciência e pela razão (antropocentrismo);
- Substituição da dúvida e do pessimismo existentes na fase anterior pelo otimismo e pela crença na ciência como fator de progresso;
- Preocupação com a educação moral e intelectual;
- 5 Brocados de Horácio:
Carpe Diem – Aproveitar o dia.
Fugere Urban – Fugir da cidade.
Locus Amoenus – Lugar ameno, calmo.
Aurea Mediocritas – Medida de ouro (Seja mediano).
Inutilia Truncat – Cortar o inútil (cortar os supérfluos).
Autores:
-Cláudio Manuel da Costa (Escreveu Obras Poéticas e Vila Rica)
-Tomás Antônio Gonzaga (é o mais importante e escreveu: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas)

ROMANTISMO (BR):
Contexto: Liberalismo, nacionalismo, democratização; Revolução Francesa (1789);
- Vinda da família real ao Brasil e proclamação da independência.
Marco inicial: Suspiros Poéticos e Saudades (1836), Gonçalves de Magalhães.
Características: Exacerbação do sentimentalismo;
- Nacionalismo (valorização das manifestações populares);
- Indianismo e regionalismo;
- Sentimentalismo;
- Subjetivismo (culto ao eu);
- Idealização;
- Religiosidade (cristianismo, moral cristã);
- Idealização da mulher, do herói, do tempo, do espaço;
- Busca da morte (escapismo);
- Pessimismo.

POESIA - PRIMEIRA GERAÇÃO (1836-1853)
Evidenciava a exaltação da pátria e da natureza, idealizando o índio, que surge como um herói brasileiro, o que possibilita a criação de um passado para o país.
Autores: Gonçalves Dias- Gonçalves de Magalhães

POESIA - SEGUNDA GERAÇÃO (1853-1870)
Também denominada de geração byroniana ou mal do século, a segunda fase é marcada pelo pessimismo, pelo predomínio do “eu” e pela análise extremamente subjetiva da vida.
Autores:- Álvares de Azevedo- Fagundes Varela - Casimiro de Abreu- Junqueira Freire

POESIA - TERCEIRA GERAÇÃO
Na terceira geração, também conhecida como condoreira ou hugoana, verifica-se um afastamento da idealização da mulher amada e percebe-se uma visão mais social que individual dos autores, com destaque para a poesia social-libertária.
Autores:- Castro Alves- Sousândrade.

Atualização:
O principal prosador do romantismo foi José de Alencar, que foi o unico que escreveu todos os tipos de romance:

Romances históricos:
“As minas de prata” e “A guerra dos mascates”.

Romances regionalistas:
“Til”, “O tronco do ipê” e “O gaúcho”.

Romances indianistas:
“Ubirajara”(o índio antes da presença branca)
“Iracema” (o índio durante a colonização)
“O guarani” (o índio já familiarizado com o branco).

Romances urbanos:
“A viuvinha”, “cinco minutos”, “A pata da gazela” e a trilogia do perfil das mulheres, ”Diva”, “Lucíola” e “senhora”.


*OBS.: Destaque as características!

Geografia
Provão
1° bimestre
Características e crescimento da população mundial:
Áreas Ecúmenas: Favorecem a ocupação humana
Áreas Anecúmenas: São áreas desfavoráveis a ocupação humana

Expectativa de vida: Países desenvolvidos (78anos), emergentes (64anos) e subdesenvolvidos (52anos).

Causas da longevidade: Alimentação adequada, acesso a água potável, saneamento básico, bons programas de saúde.

Crescimento demográfico, associado ao crescimento natural (diferença entre o nº de nascidos e o nº de óbitos) e a taxa de imigração (diferença entre as pessoas que saem e entram da área considerada).

Taxa de fecundidade: Número médio de filhos por mulher.

População e nação:
População: Conjunto de pessoas que residem em determinada área (bairro, município, estado, país, planeta). Pode ser classificada conforme: Local de moradia, etnia, atividades econômicas, gênero, faixa etária, religião, etc.
Nação: Define um grupo de pessoas que possuem a mesma história e vivenciam um mesmo padrão cultural. Pode ser usada como sinônimo de etnia. A população de um país pode conter várias nações ou etnias. É comum também que uma mesma nação se encontre dividida em dois ou mais países.

Populoso X Povoado:
- O conceito de populoso envolve a noção de população absoluta (número total de habitantes)
- O conceito de povoado envolve a noção de população relativa (número de habitantes por quilômetro quadrado).
Ex.: O Brasil é o quinto país mais populoso do planeta, com cerca de 189 milhões de habitantes, embora seja pouco povoado, pois possui aproximadamente 22 hab./km².


Teoria de Malthus (1798):
 “Ensaio sobre a população” postulados: A população tenderia a duplicar a cada 25 anos, caso não ocorressem guerras, epidemias, desastres naturais etc. Cresceria, portanto em progressão geométrica (2,48,16,32...), constituindo um fator variável, crescendo sem parar.
A Produção de alimentos cresceria em proporção aritmética (2,4,6,8,10...), constituindo um fator o frio em função da extensão territorial dos continentes.
Teoria Neomalthusiana:
É uma tentativa de explicar a ocorrência da fome e do atraso nos países subdesenvolvidos. É defendida por setores da população e dos governos dos países desenvolvidos com o intuito de se esquivarem das questões econômicas. Segundo essa teoria, o crescimento populacional causa subdesenvolvimento (miséria), e a solução para isso é um grande investimento em educação.
Teoria demográfica reformista:
È uma resposta dos representantes dos países subdesenvolvidos à teoria neomalthusiana. Uma população jovem numerosa é consequência do subdesenvolvimento. Em países  desenvolvidos, o controle de natalidade ocorreu de maneira simultânea à melhoria da qualidade de vida da população. Segundo essa teoria, o subdesenvolvimento causa o aumento populacional, e a solução para isso seria um investimento diversificado em vários setores (saúde, saneamento básico, educação, segurança, etc).


Mais informações
http://www.bomjesus.br/galeria/getImage/187/18716367037975246.pdf baixe e leia até a página 21


Gramática


Frase – Tem sentido completo

Nesse começo de ano estudamos a sintática:

Sujeito + Verbo + Complemento

Sujeito:
Sujeito Simples (possui só um núcleo) – O Carlos foi à diretoria.
Quem te autorizou a conversar?

Sujeito Composto – O Carlos e a Ana foram até a diretoria

Sujeito Oculto – Li o livro.

Sujeito Indeterminado – Falaram bem da assembleia.
Indeterminado, pois pode ser: eles falaram bem, elas falaram bem, as pessoas falaram bem,...
Precisa-se de empregadas (indeterminado, pois não conseguimos dizer quem precisa de empregadas, já a frase “procuram-se empregadas” você consegue dizer o que se procura)

Sujeito Inexistente – Ventou muito forte. (fenômeno da natureza)
Faz 2 meses que parei de surfar. (Fazer seguido de ideia de tempo ou temperatura)
Havia pessoas legais naquela turma. (Sentido de existir, acontecer)

Algumas considerações importantes: É proibido abrir a boca durante a aula (qual o sujeito? O sujeito é “abrir a boca”)

Verbo:
Verbo intransitivo: Não precisa de complemento para fazer sentido, “Fulano morreu”, “Cristiano andou”.

Verbo Transitivo pede complemento e esse deve ser ou alguma coisa, ou alguém. Pode ser verbo transitivo Direto ou Indireto.

Verbo Transitivo Direto: Não tem preposição, “O Chico perdeu a paciência”, “Mario comprou um livro”, “Carlos me encarou”.

Verbo Transitivo Indireto: Tem preposição,  “Os críticos não gostaram do filme”, “A quem pertence esta arma?”.


Considerações importantes: cuidado com frases do gênero "Luíza viajou para o Canadá", "Fulano morreu ontem", pois nessas frases os verbos são Intransitivos.


Dúvidas nos comentários!

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