terça-feira, 24 de agosto de 2010

Revisão de física e química

Física!!

Grandeza vetorial, é aquele movimento que você precisa da direção como velocidade, força, aceleração...
Precisa das seguintes informações: Módulo (valor numérico), Direção (horizontal, vertical ou inclinado), Sentido (Para cima, para o lado,...)
Grandeza escalar é aquilo que você precisa de apenas um valor numérico, como por exemplo massa, tempo, temperatura,...
Quando há mais de um vetor no mesmo objeto você pode usar técnica da trombinha no rabinho.
Ou você pode somar os vetores ou diminuí-los, como mostra a imagem a seguir.
Ou fazer o teorema de Pitágoras quando uma força puxa para cima e outra para o lado (formando um ângulo de 90º).

As leis de Newton!
A primeira é a lei da inércia, que acredito que a maioria saiba. Todo corpo tende a ficar como está.
A segunda é aquela onde temos de usar a fórmula (F=m.a) Física minha alegria, onde F= força, M= massa e A= Aceleração.
A terceira é a lei de ação e reação que diz, se eu bater em você eu vou receber uma pancada de mesma direção e sentidos opostos.
A força de atrito é aquela que nos permite andar, escrever,...

A força peso, P= m.g (pegaram minha gordinha) P= peso(n) M= massa (kg) G=gravidade(m/s²)
por exemplo, minha massa é de 38kg na terra onde a gravidade é 10m/s² então eu peso 380newtons. (P=38.10)

Química!

vamos ter que fazer a configuração eletrônica e nesse assunto ninguém deve se incomodar, pois segundo a prof. o diagrama estará na prova.
Definir a camada de valência, aquela com o número mais alto
ex.: Níquel 28 elétrons 1s2,2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d8 A camada de valência é 4s2 com 2elétrons.

Teremos também que saber apenas pelo grupo e pelo período quantos elétrons ele tem. Também teremos de saber a família, 1A metais alcalinos, 2A metais alcalinos terrosos, 3A família do Boro, 4A Família do carbono, 5A família do Nitrogênio, 6A Calcogênios, 7A Halogênios e  0 Gases Nobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário