terça-feira, 3 de agosto de 2010

Revisão para o PROVÃO de História!!!

Bom, vamos contar uma história do que aconteceu no Governo Vargas

Em 1929 aconteceu a famosa crise nos Estados Unidos, o que fez os cafeicultores paulistas falirem. Como os cafeicultores perderam o seu dinheiro, São Paulo já não tinha a mesma força política. A política do café com leite foi quebrada porque para todas as eleições MG elegia um presidente de seu estado, e na próxima eleição SP elegia um presidente de seu estado(eles iam sempre alternando), mas São Paulo quis eleger um presidente na vez de MG.
Minas Gerais fez uma aliança com os estados de Rio Grande do Sul e Paraíba que se chamou Aliança Liberal, estes se opunham a São Paulo e acabaram elegendo Getúlio Vargas.
No seu mandato provisório não existiu uma Constituição então ele utilizou Decretos Lei. Getúlio utilizou esse tempo sem a constituição para ver quem eram seus aliados e seus inimigos, ele nomeou os governadores, os governadores nomearam prefeitos e assim por diante.
Houve uma grande queima de café, para aumentar o preço do produto. Em 1932 uma revolução Constitucionalista organizada por São Paulo alegava que Getúlio Vargas deveria sair do poder por não ter uma constituição (São Paulo achava que teria apoio de outros estados nesse golpe, mas não teve) então SP foi derrotada.
Em 1933 já foi estabelecida uma assembléia constituinte para fazer uma nova constituição, nela foram incluídas coisas como:
• Leis trabalhistas: 8hrs de trabalho, descanso semanal remunerado, carteira de trabalho, férias, aposentadoria, pagamento da hora extra,...
• O voto virou universal(Homens e Mulheres) e também ficou secreto.
•Os recursos minerais do subsolo foram nacionalizados.
• A justiça foi dividida entre Justiça Trabalhista, Eleitoral e Militar.
•Divisão em 3 poderes
Também foram criados novos ministérios, o da Saúde, o da Educação,o do trabalho e da Indústria e Comércio
Nesse ano surgiram 2 partidos:
Aliança Nacional Libertadora (ANL), seu líder era Luís Carlos Prestes e tinha grupos de esquerda, seu grupo era Heterogêneo(Tinham diferentes ideologias, como comunismo, socialismo,...)
Ação Integralista Brasileira (AIB), seu líder era Plínio Salgado, a sua inspiração (o seu modelo) era Nazi-Fascista, esse grupo era Homogêneo.
Getúlio estava planejando tirar esse dois grupos políticos, ele utilizou um conflito a Intentona Comunista que começou em Natal um grupo de militares da aliança Nacional Libertadora começou a tramar um golpe contra Vargas, eles decidiram que iam usar a força. Eles começaram a atacar outros estados mas foram derrotados, os que se rebelaram no Rio de Janeiro e em Recife também foram derrotados.
O plano Cohen foi um suposto golpe comunista, que na verdade fora totalmente inventado, para tirar Getúlio do poder, Vargas disse que era muito perigoso fazer uma eleição com os golpes que estavam acontecendo no país.
Assim o presidente lança um golpe do Estado Novo, onde ele começa uma ditadura, quase que pacificamente, pois ele convenceu Plínio Salgado de ser seu aliado, os comunistas estavam mortos ou presos ou quase mortos.
Ele outorgou uma constituição onde ele centralizava o poder no poder executivo, voltou a utilizar os Decretos Lei. Teve a Intentona integralista, um golpe de estado, porque Getúlio havia prometido dar um cargo no governo a Plínio Salgado, mas ele não cumpriu a promessa.
...
Acabou o meu tempo no PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário